Elementos da Atenção Primária para compreender o acesso aos serviços do SUS diante do autorrelato do usuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nied, Maieli Maiara
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bulgarelli, Patricia Távora, Rech, Rafaela Soares, Buno, Carolina da Silva, Santos, Camila Mello dos, Bulgarelli, Alexandre Fávero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219285
Resumo: Introdução: Na Atenção Primária à Saúde, o acesso pode ser compreendido como o fato de oportunizar diversas alternativas para adentrar aos serviços de saúde. Objetivo: Avaliar o acesso aos serviços de atenção primária à saúde do Sistema Único de Saúde/SUS, identificando a presença de um conjunto proposto de elementos importantes na rede de serviços do município estudado percebidos e relatados pelos usuários. Método: Pesquisa de método dedutivo realizada por meio de um estudo quantitativo de base populacional, com levantamento de dados através de um inquérito realizado em uma amostra de usuários do SUS em três Gerências Distritais da cidade de Porto Alegre/RS, sobre o acesso aos serviços de Atenção Primária no SUS. Resultados: A brevidade para ser consultado após agendamento, o atendimento por demanda espontânea e a adscrição do domicílio foram os elementos mais importantes para caracterizar um adequado/bom acesso. Entretanto, apenas 18,8% do conjunto de elementos que caracterizam um bom acesso foi relatado pelos referidos usuários. Conclusão: Com o desenvolvimento deste estudo, foi possível visualizar de forma mais adequada as características que devem ser mantidas, priorizadas e/ou melhoradas no que se refere ao acesso aos serviços de saúde de uma cidade de grande porte.
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spelling Nied, Maieli MaiaraBulgarelli, Patricia TávoraRech, Rafaela SoaresBuno, Carolina da SilvaSantos, Camila Mello dosBulgarelli, Alexandre Fávero2021-03-31T04:18:33Z20201414-462Xhttp://hdl.handle.net/10183/219285001119287Introdução: Na Atenção Primária à Saúde, o acesso pode ser compreendido como o fato de oportunizar diversas alternativas para adentrar aos serviços de saúde. Objetivo: Avaliar o acesso aos serviços de atenção primária à saúde do Sistema Único de Saúde/SUS, identificando a presença de um conjunto proposto de elementos importantes na rede de serviços do município estudado percebidos e relatados pelos usuários. Método: Pesquisa de método dedutivo realizada por meio de um estudo quantitativo de base populacional, com levantamento de dados através de um inquérito realizado em uma amostra de usuários do SUS em três Gerências Distritais da cidade de Porto Alegre/RS, sobre o acesso aos serviços de Atenção Primária no SUS. Resultados: A brevidade para ser consultado após agendamento, o atendimento por demanda espontânea e a adscrição do domicílio foram os elementos mais importantes para caracterizar um adequado/bom acesso. Entretanto, apenas 18,8% do conjunto de elementos que caracterizam um bom acesso foi relatado pelos referidos usuários. Conclusão: Com o desenvolvimento deste estudo, foi possível visualizar de forma mais adequada as características que devem ser mantidas, priorizadas e/ou melhoradas no que se refere ao acesso aos serviços de saúde de uma cidade de grande porte.Background: In Primary Health Care, access can be understood as enabling alternatives to obtain health services. Objective: Analyze access to primary health care services in the Unified Health System (Acronym in Portuguese is SUS), to identify a proposed set of important characteristics in the service network of the city studied through users report. Method: Deductive research, performed through a population-based quantitative study, with data collection through a survey conducted in a sample of SUS users, in three administrative districts in Porto Alegre/RS on access to primary care services in the SUS. Results: The waiting time after scheduling, service by spontaneous demand and the domicile ascription were the most important elements to characterize good access. However, only 18.8% of the elements that characterize good access was reported by the users. Conclusion: This study allowed a better visualization of the characteristics that should be maintained, prioritized and improved regarding access to health services in a big city.application/pdfporCadernos saúde coletiva (Rio de Janeiro). v. 28, n. 3 (2020) p. 362-372Acesso aos serviços de saúdeAtenção primária à saúdeSaúde públicaServiços de saúdeHealth Services AccessibilityPrimary Health CarePublic HealthHealth ServicesElementos da Atenção Primária para compreender o acesso aos serviços do SUS diante do autorrelato do usuárioElements of Primary Care to comprehend the access to SUS services based on users report info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119287.pdf.txt001119287.pdf.txtExtracted Texttext/plain40342http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219285/2/001119287.pdf.txte524a7e28c4940dc98d56a65dcf5619eMD52ORIGINAL001119287.pdfTexto completoapplication/pdf1213085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219285/1/001119287.pdfa165225b4165d307d7c087d6f47e5041MD5110183/2192852021-05-07 04:51:59.337726oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219285Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-05-07T07:51:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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