No ritmo binário : o concurso de danças tradicionais e a identidade gaúcha no Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Rafael Paulus da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/89799
Resumo: O Rio Grande do Sul geralmente é pensado por algumas peculiaridades. Entre elas, encontra-se a figura do tipo social, o gaúcho. Este tipo social é exaltado desde o século XIX, com a criação do Partenon Literário, em 1868. Na década de 40, durante o pós-guerra, se intensificou um movimento para exaltar a identidade regional e este tipo social, sendo criados os primeiros Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), espaços dedicados à preservação da tradição e cultura gaúchas. Este movimento adquiriu proporções muito além do âmbito regional sul-rio-grandense. No contexto atual, verifica-se uma desterritorialização e expansão do tradicionalismo gaúcho, levando, exaltando e comemorando esse tipo social além das fronteiras do Rio Grande do Sul. O Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART), nessas circunstâncias, como evento organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), incumbe-se da (re)afirmação do gaúcho como tipo social representante do Rio Grande do Sul. Este trabalho procurou fazer uma revisão bibliográfica sobre o processo de formação da identidade gaúcha e a representação do ser gaúcho nos dias atuais, através de sua arte, mais especificamente às danças tradicionais gaúchas. Na tradição etnográfica de observação participante, este trabalho busca analisar como este gaúcho é representado e celebrado pelos grupos de danças tradicionais, no contexto deste festival, o ENART.
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