Produção de sentidos sobre Fungos na Revista Ciência Hoje das Crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/258698 |
Resumo: | Os fungos são seres que transformam ambientes, conectam e intercomunicam outros organismos, trazendo possibilidades e implicações diversas ao estudo da vida, tanto no campo ecológico quanto social. Entretanto, eles ainda são pouco conhecidos e estudados. Algumas concepções sobre eles, presentes nos imaginários humanos, referem-se ao entendimento desses seres como maléficos, nojentos ou perigosos, além de associações com doenças e pragas. Tendo em mente as ausências dos fungos no ensino de Ciências e em Livros Didáticos, bem como as relações dessas ausências com a perpetuação de concepções micofóbicas por parte da população, essa pesquisa teve como objetivo analisar o conteúdo de textos relacionados à temática dos fungos, extraídos da revista Ciência Hoje das Crianças. Com fundamentos da abordagem qualitativa de pesquisa e da técnica de análise de conteúdo, os dados foram coletados em uma amostra composta por 33 edições da revista publicadas de 2020 a 2022, em três seções específicas: Artigo, Ciência Natural e “Quero saber...”. Na constituição do corpus da análise, o objeto de pesquisa foi considerado o condutor da seleção dos textos. A partir de leituras e releituras, os dados foram organizados, contabilizados e agrupados por critérios semânticos, de contextos e de sentidos, o que resultou na criação de cinco categorias de análise. A análise dos resultados permitiu evidenciar a presença de fungos nas revistas amostradas, contudo, apenas poucas matérias atribuíam a estes seres vivos um papel central no tema do texto. O papel ecológico decompositor e as relações dos fungos com outros organismos foram os contextos com maior número significativo de ocorrências. Em alguns textos analisados, foram identificadas perspectivas antropocêntricas, utilitaristas e sanitaristas na abordagem da Funga. A pesquisa sugere que os meios de divulgação científica, como a revista Ciência Hoje das Crianças, necessitam ampliar e aprimorar suas abordagens sobre os fungos, aprofundando e enfatizando sua diversidade e buscando desmanchar estereótipos e preconceitos perpetuados sobre a Funga há muitos anos. Visando contribuir na produção de textos de divulgação científica, amparados na ciência e na linguística atuais, disseminando uma visão mais contextualizada da Funga, afirma-se nosso compromisso em atuar na formação de sujeitos curiosos e críticos, com condições necessárias aos processos de observação, identificação e valorização desses seres. |
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Junqueira, Isadora SchneiderJunqueira, Heloisa2023-05-30T03:31:48Z2023http://hdl.handle.net/10183/258698001169786Os fungos são seres que transformam ambientes, conectam e intercomunicam outros organismos, trazendo possibilidades e implicações diversas ao estudo da vida, tanto no campo ecológico quanto social. Entretanto, eles ainda são pouco conhecidos e estudados. Algumas concepções sobre eles, presentes nos imaginários humanos, referem-se ao entendimento desses seres como maléficos, nojentos ou perigosos, além de associações com doenças e pragas. Tendo em mente as ausências dos fungos no ensino de Ciências e em Livros Didáticos, bem como as relações dessas ausências com a perpetuação de concepções micofóbicas por parte da população, essa pesquisa teve como objetivo analisar o conteúdo de textos relacionados à temática dos fungos, extraídos da revista Ciência Hoje das Crianças. Com fundamentos da abordagem qualitativa de pesquisa e da técnica de análise de conteúdo, os dados foram coletados em uma amostra composta por 33 edições da revista publicadas de 2020 a 2022, em três seções específicas: Artigo, Ciência Natural e “Quero saber...”. Na constituição do corpus da análise, o objeto de pesquisa foi considerado o condutor da seleção dos textos. A partir de leituras e releituras, os dados foram organizados, contabilizados e agrupados por critérios semânticos, de contextos e de sentidos, o que resultou na criação de cinco categorias de análise. A análise dos resultados permitiu evidenciar a presença de fungos nas revistas amostradas, contudo, apenas poucas matérias atribuíam a estes seres vivos um papel central no tema do texto. O papel ecológico decompositor e as relações dos fungos com outros organismos foram os contextos com maior número significativo de ocorrências. Em alguns textos analisados, foram identificadas perspectivas antropocêntricas, utilitaristas e sanitaristas na abordagem da Funga. A pesquisa sugere que os meios de divulgação científica, como a revista Ciência Hoje das Crianças, necessitam ampliar e aprimorar suas abordagens sobre os fungos, aprofundando e enfatizando sua diversidade e buscando desmanchar estereótipos e preconceitos perpetuados sobre a Funga há muitos anos. Visando contribuir na produção de textos de divulgação científica, amparados na ciência e na linguística atuais, disseminando uma visão mais contextualizada da Funga, afirma-se nosso compromisso em atuar na formação de sujeitos curiosos e críticos, com condições necessárias aos processos de observação, identificação e valorização desses seres.Fungi transform their environments. They are beings that connect and intercommunicate other organisms, bringing forth a variety of implications and possibilities to the study of life, both ecologically and socially. However, it is a little known and understudied topic. Some notions around fungi, present in human imaginary, are related to them being maleficent, disgusting or dangerous, as well as associated with disease and plagues. Considering the absence of fungi in Science Teaching and Textbooks, as well as the relations of these absences with the perpetuation of mycophobic conceptions by part of the population, this research aimed to analyze the content of texts related to the theme of fungi, extracted from the magazine Ciência Hoje das Crianças. Using a qualitative research approach and content analysis technique, data were collected from a sample of 33 editions of the magazine published from 2020 to 2022, in three specific sections: Artigo, Ciência Natural, and “Quero saber...”. The research object was considered the conductor of text selection in the corpus analysis. Through readings and rereadings, data were organized, counted, and grouped by semantics, context and meaning, resulting in the creation of five categories of analysis. The results showed the presence of fungi in the sampled journals, but only a few articles attributed a central role to these living beings in the theme of the text. The ecological role as a decomposer and the relationships of fungi with other organisms were the contexts with the highest number of significant occurrences. In some of the texts, anthropocentric, utilitarian, and sanitarian perspectives were identified in the approach to fungi. This research suggests that Scientific communication media, such as Ciência Hoje das Crianças, need to expand and improve their approaches to fungi, deepening and emphasizing their diversity and seeking to break stereotypes and prejudices perpetuated about fungi for many years. With the aim of contributing to the production of Scientific communication texts, supported by current science and linguistics, disseminating a more contextualized view of fungi, we affirm our commitment to act in the formation of curious and critical individuals, with the necessary conditions for the processes of observation, identification, and valorization of these beings.application/pdfporCiência Hoje das Crianças (Revista)Divulgação científicaFungosProdução de sentidos sobre Fungos na Revista Ciência Hoje das Criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2023Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001169786.pdf.txt001169786.pdf.txtExtracted Texttext/plain115412http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258698/2/001169786.pdf.txtd6971699cc720e919db3ef7f749d928bMD52ORIGINAL001169786.pdfTexto completoapplication/pdf1566151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258698/1/001169786.pdf568976991d4ff981864ceab1d28a9850MD5110183/2586982023-05-31 03:29:34.573076oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258698Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-31T06:29:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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