O Programa Escola 10 no contexto da educação alagoana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wellyngton Chaves Monteiro da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Farenzena, Nalú
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219747
Resumo: Este trabalho tem como objetivo reconstituircaminhos históricos e políticos, desde os anos finais da década de 1980 até o presente,que definiram as condições atuais da educação no estado e que levaram Alagoas a adotar o Escola 10 como política pública educacional. O Programa Escola 10 se constitui em uma política pública do estado de Alagoas e consiste em um pacto pela educação, de iniciativa do governo estadual, unindo estado e municípios,e busca garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes, fortalecendo o regime de colaboração entre os entes federativos envolvidos. Tem suas ações direcionadas para estudantes do Ensino Fundamental (3º, 5º e 9º anos), com metas relacionadas à aprendizagem e fluxo escolar. Afim de reconstruir analiticamente a formulação e a implementação do Escola 10, foram utilizadas ferramentas da análise de políticas públicas e o ciclo de políticas proposto por Stephen Ball e Richard Bowe. O recorte efetuado neste artigo contempla parte do contexto de influência que delimitou a formulação do Programa, sendo sublinhados traços políticos que repercutem nos altos graus de municipalização e em relações entre estado e municípios na educação.
id UFRGS-2_e095183c1d4e98cd1acbe54fe9f5cade
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219747
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Wellyngton Chaves Monteiro daFarenzena, Nalú2021-04-09T04:25:28Z20202525-5215http://hdl.handle.net/10183/219747001124023Este trabalho tem como objetivo reconstituircaminhos históricos e políticos, desde os anos finais da década de 1980 até o presente,que definiram as condições atuais da educação no estado e que levaram Alagoas a adotar o Escola 10 como política pública educacional. O Programa Escola 10 se constitui em uma política pública do estado de Alagoas e consiste em um pacto pela educação, de iniciativa do governo estadual, unindo estado e municípios,e busca garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes, fortalecendo o regime de colaboração entre os entes federativos envolvidos. Tem suas ações direcionadas para estudantes do Ensino Fundamental (3º, 5º e 9º anos), com metas relacionadas à aprendizagem e fluxo escolar. Afim de reconstruir analiticamente a formulação e a implementação do Escola 10, foram utilizadas ferramentas da análise de políticas públicas e o ciclo de políticas proposto por Stephen Ball e Richard Bowe. O recorte efetuado neste artigo contempla parte do contexto de influência que delimitou a formulação do Programa, sendo sublinhados traços políticos que repercutem nos altos graus de municipalização e em relações entre estado e municípios na educação.This work aims to reconstitute historical and political paths that defined the current conditions of education in the state and that led Alagoas to adopt the school 10 as an educational public policy. The Escola 10 program constitutes a public policy of the state of Alagoas and consists of a pact for Education, initiative of the state Government, uniting state and municipalities, and seeks to guarantee the students ' learning rights, strengthening the regime of Collaboration between the federative entities involved. It has its actions directed to students of elementary School (3rd, 5th and 9th years), withgoals related to learning and school flow. The research uses public policy analysis tools and the policy cycle proposed by Stephen Ball and Richard Bowe in order to analytically rebuild the formulation and implementation of school 10. The cut in this article contemplates part of the context of influence that delimited the formulation of the program, and underlined political traits that affect the high degrees of municipalization and relations between state and municipalities in education.application/pdfporDiversitas Journal. Editora da Universidade Estadual de Alagoas, 2020. Vol. 5, n. 1 (jan./mar. 2020), p. 531-546Política educacionalPolíticas públicasPublic policy of educationAnalysis of public policiesPact for educationO Programa Escola 10 no contexto da educação alagoanaThe School 10 Program in the context of Alagoas education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124023.pdf.txt001124023.pdf.txtExtracted Texttext/plain47728http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219747/2/001124023.pdf.txt4b337251460024ee01ddd9f76adcce3dMD52ORIGINAL001124023.pdfTexto completoapplication/pdf235790http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219747/1/001124023.pdf11677cd8627ed0cb8744e0bd4fe10daaMD5110183/2197472021-05-07 05:09:33.942721oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219747Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:09:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Programa Escola 10 no contexto da educação alagoana
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The School 10 Program in the context of Alagoas education
title O Programa Escola 10 no contexto da educação alagoana
spellingShingle O Programa Escola 10 no contexto da educação alagoana
Silva, Wellyngton Chaves Monteiro da
Política educacional
Políticas públicas
Public policy of education
Analysis of public policies
Pact for education
title_short O Programa Escola 10 no contexto da educação alagoana
title_full O Programa Escola 10 no contexto da educação alagoana
title_fullStr O Programa Escola 10 no contexto da educação alagoana
title_full_unstemmed O Programa Escola 10 no contexto da educação alagoana
title_sort O Programa Escola 10 no contexto da educação alagoana
author Silva, Wellyngton Chaves Monteiro da
author_facet Silva, Wellyngton Chaves Monteiro da
Farenzena, Nalú
author_role author
author2 Farenzena, Nalú
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Wellyngton Chaves Monteiro da
Farenzena, Nalú
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
Políticas públicas
topic Política educacional
Políticas públicas
Public policy of education
Analysis of public policies
Pact for education
dc.subject.eng.fl_str_mv Public policy of education
Analysis of public policies
Pact for education
description Este trabalho tem como objetivo reconstituircaminhos históricos e políticos, desde os anos finais da década de 1980 até o presente,que definiram as condições atuais da educação no estado e que levaram Alagoas a adotar o Escola 10 como política pública educacional. O Programa Escola 10 se constitui em uma política pública do estado de Alagoas e consiste em um pacto pela educação, de iniciativa do governo estadual, unindo estado e municípios,e busca garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes, fortalecendo o regime de colaboração entre os entes federativos envolvidos. Tem suas ações direcionadas para estudantes do Ensino Fundamental (3º, 5º e 9º anos), com metas relacionadas à aprendizagem e fluxo escolar. Afim de reconstruir analiticamente a formulação e a implementação do Escola 10, foram utilizadas ferramentas da análise de políticas públicas e o ciclo de políticas proposto por Stephen Ball e Richard Bowe. O recorte efetuado neste artigo contempla parte do contexto de influência que delimitou a formulação do Programa, sendo sublinhados traços políticos que repercutem nos altos graus de municipalização e em relações entre estado e municípios na educação.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-09T04:25:28Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/219747
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-5215
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001124023
identifier_str_mv 2525-5215
001124023
url http://hdl.handle.net/10183/219747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Diversitas Journal. Editora da Universidade Estadual de Alagoas, 2020. Vol. 5, n. 1 (jan./mar. 2020), p. 531-546
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219747/2/001124023.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219747/1/001124023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4b337251460024ee01ddd9f76adcce3d
11677cd8627ed0cb8744e0bd4fe10daa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225013191245824