Validação da Escala de Motivação Acadêmica em universitários brasileiros
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/198339 |
Resumo: | A avaliação dos processos motivacionais relacionados à aprendizagem, permanência e abandono estudantil na Educação Superior tem despertado interesse acadêmico e demandas por instrumentos padronizados. Este estudo objetivou apresentar evidências de validade psicométrica para a Escala de Motivação Acadêmica (EMA) em amostra de 715 estudantes universitários sul-brasileiros. Os resultados corroboram a validade transcultural da escala, apresentando bons índices de consistência interna e análise fatorial confirmatória coerente com o modelo estrutural de sete fatores. Embora sejam sugeridos alguns ajustes semânticos, a versão brasileira da EMA mostrou-se uma medida confiável e válida para avaliar o construto da motivação relacionada à formação universitária, revelando predomínio de motivação autodeterminada nos estudantes pesquisados. Resultados obtidos a partir da EMA podem ser relevantes para o planejamento pedagógico e políticas voltadas à conclusão dos estudos universitários. |
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Davoglio, Tárcia RitaSantos, Bettina Steren dosLettnin, Carla da Conceição2019-08-23T02:30:10Z20160104-4036http://hdl.handle.net/10183/198339001098277A avaliação dos processos motivacionais relacionados à aprendizagem, permanência e abandono estudantil na Educação Superior tem despertado interesse acadêmico e demandas por instrumentos padronizados. Este estudo objetivou apresentar evidências de validade psicométrica para a Escala de Motivação Acadêmica (EMA) em amostra de 715 estudantes universitários sul-brasileiros. Os resultados corroboram a validade transcultural da escala, apresentando bons índices de consistência interna e análise fatorial confirmatória coerente com o modelo estrutural de sete fatores. Embora sejam sugeridos alguns ajustes semânticos, a versão brasileira da EMA mostrou-se uma medida confiável e válida para avaliar o construto da motivação relacionada à formação universitária, revelando predomínio de motivação autodeterminada nos estudantes pesquisados. Resultados obtidos a partir da EMA podem ser relevantes para o planejamento pedagógico e políticas voltadas à conclusão dos estudos universitários.application/pdfporRevista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 24, n.92, (jul/set.2016), p. 522-545Educação superiorMotivaçãoAvaliação acadêmicaEstudante : Ensino superiorValidação da Escala de Motivação Acadêmica em universitários brasileirosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098277.pdf.txt001098277.pdf.txtExtracted Texttext/plain58530http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198339/2/001098277.pdf.txt6656f1faecca968d93b5f759e0b3b3c9MD52ORIGINAL001098277.pdfTexto completoapplication/pdf604160http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198339/1/001098277.pdf9b1fb1785800802a0b628488525db24aMD5110183/1983392024-06-05 06:50:48.934919oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198339Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-06-05T09:50:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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