A fotografia de moda de Tim Walker: uma análise fotográfica à luz das expressões do surrealismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maurício Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/110373
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender como o fotógrafo britânico Tim Walker lança mão de expressões visuais do Surrealismo para compor sua obra fotográfica de moda. Seleciona-se Walker não só pela relevância de seus trabalhos publicados, principalmente, nas edições inglesas e italianas da revista Vogue, mas também pela hipótese que suas fotografias contenham esse caráter surreal a ser pesquisado. Em um primeiro momento, são trazidas referências sobre a fotografia em geral e inerências relativas à linguagem fotográfica, assim como questões específicas sobre a fotografia de moda e sua historia ao longo do século XX. Em seguida, apresentam-se as proposições do segundo grande eixo que sustenta esse trabalho: o Surrealismo; objetivos e expressões do Movimento Surrealista nas artes visuais são elucidados para que se possa entender como ocorrem essas manifestações visuais. Selecionam-se 12 imagens de moda de Tim Walker como corpus empírico, para, assim, analisar segundo a metodologia utilizada, denominada Propuesta de Modelo de Análisis de la Imagen Fotográfica e estabelecida na Universidade Jaime I, em Castellón, na Espanha, por Javier Marzal Felici. Os resultados permitem inferir que o fotógrafo Tim Walker acessa expressões visuais do Movimento Surrealista, tanto nos níveis formais e sintáticos exercidos nas artes visuais, quanto nos objetivos constitutivos cruciais do Surrealismo a partir de narrativas e hipertextos exercidos em suas fotografias de moda.
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