Estratégia financeira no agronegócio : uma análise das alternativas de comercialização baseadas em derivativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, José Mauro Tanner de Lima
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/17994
Resumo: O presente trabalho apresenta diferentes estratégias de comercialização para a soja, baseadas no uso de derivativos. A produção agropecuária é o elo mais fraco dentro de uma cadeia produtiva, geralmente, o que menos agrega valor, ficando sujeito ao maior poder de barganha, tanto dos seus fornecedores de máquinas e insumos como dos distribuidores e agroindústrias, para quem vende a produção. As características de sazonalidade, perecibilidade e especificidade de ativos, entre outras, impõem restrições às relações do produtor rural com os demais elos da cadeia produtiva, enfraquecendo seu poder de negociação na compra de insumos e venda da produção. A comercialização da produção agrícola utilizando diferentes combinações de contratos futuros ou contratos de opções permite ao produtor proteger-se da incerteza quanto ao resultado econômico de sua atividade, garantindo a cobertura dos custos de produção e permitindo ao produtor melhores condições de negociação, inclusive quanto à manutenção das relações de troca de seu produto com os insumos dos quais necessita.
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