Memorial em sala de aula : um olhar sistêmico-funcional para gêneros autobiográficos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/190046 |
Resumo: | Esta monografia aborda o gênero Memorial sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional. Esta linguística concebe gêneros como textos orientados por Etapas e Fases, agrupados em Famílias com propósitos sociocomunicativos semelhantes (MARTIN 2007). O objetivo deste trabalho foi revelar as Etapas e as Fases constituídas de texto do gênero Memorial de Leitura. O corpus de análise constituiu-se de um único texto – Memorial de Leitura - escrito na disciplina de Teoria e Prática de Leitura, ofertada pelo Instituto de Letras UFRGS, em 2016, intitulado Cinco Livros que marcaram minha perspectiva de leitura (Ler é um desafio). Considera-se a Linguistíca Sistêmico-Funcional, formulada por Halliday (1978) e desenvolvida por Martin e Rose (2007, 2012), como ponto de partida para análise do objeto. Este material focalizou a organização deste gênero, o qual é responsável pela autorreflexão daqueles que o compõem, apresentando-se os resultados em uma tabela com o detalhamento das Etapas e Fases do gênero. A contribuição desta monografia é na proposição para a escrita de futuros Memoriais. Assim, sugere-se que as Etapas e as Fases possam organizá-los de maneira a alcançar, com mais facilidade, os propósitos comunicativos do gênero. |
id |
UFRGS-2_e13696b690879c5e11927209f7faf456 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/190046 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Troian, Izadora ChagasRottava, Lucia2019-04-05T04:14:00Z2018http://hdl.handle.net/10183/190046001090617Esta monografia aborda o gênero Memorial sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional. Esta linguística concebe gêneros como textos orientados por Etapas e Fases, agrupados em Famílias com propósitos sociocomunicativos semelhantes (MARTIN 2007). O objetivo deste trabalho foi revelar as Etapas e as Fases constituídas de texto do gênero Memorial de Leitura. O corpus de análise constituiu-se de um único texto – Memorial de Leitura - escrito na disciplina de Teoria e Prática de Leitura, ofertada pelo Instituto de Letras UFRGS, em 2016, intitulado Cinco Livros que marcaram minha perspectiva de leitura (Ler é um desafio). Considera-se a Linguistíca Sistêmico-Funcional, formulada por Halliday (1978) e desenvolvida por Martin e Rose (2007, 2012), como ponto de partida para análise do objeto. Este material focalizou a organização deste gênero, o qual é responsável pela autorreflexão daqueles que o compõem, apresentando-se os resultados em uma tabela com o detalhamento das Etapas e Fases do gênero. A contribuição desta monografia é na proposição para a escrita de futuros Memoriais. Assim, sugere-se que as Etapas e as Fases possam organizá-los de maneira a alcançar, com mais facilidade, os propósitos comunicativos do gênero.Esta monografía aborda el género Memorial bajo la perspectiva de la Lingüística Sistémico-Funcional. Esta lingüística concibe géneros como textos orientados por Etapas y Fases, agrupados en Familias con propósitos sociocomunicativos semejantes (MARTIN 2007). El objetivo de este trabajo fue revelar las Etapas y las Fases constituidas de texto del género Memorial de Lectura. El corpus de análisis se constituyó de un único texto - Memorial de Lectura - escrito en la disciplina de Teoria y Prática de Leitura, ofrecida por Instituto de Letras UFRGS, en 2016, titulado Cinco Livros que marcaram minha perspectiva de leitura (Ler é um desafio). Se considera la Linguística Sistémico-Funcional, formulada por Halliday (1978) y desarrollada por Martin y Rose (2007, 2012), como punto de partida para el análisis del objeto. Este material se centró en la organización de este género, el cual es responsable del autorreflexión de aquellos que lo componen, presentándose los resultados en una tabla con el detalle de las Etapas y Fases del género. La contribución de esta monografía es en la proposición para la escritura de futuros Memorias. Así, se sugiere que las Etapas y las Fases puedan organizarlos de manera a alcanzar con más facilidad los propósitos comunicativos del género.application/pdfporLinguística sistêmico-funcionalMemorialGêneros textuaisConmemorativoGéneroMemorial em sala de aula : um olhar sistêmico-funcional para gêneros autobiográficosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2018Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001090617.pdf.txt001090617.pdf.txtExtracted Texttext/plain114479http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190046/2/001090617.pdf.txtf0e51961a6cd1a017f83eb1252d8310dMD52ORIGINAL001090617.pdfTexto completoapplication/pdf896110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190046/1/001090617.pdf1484736544b9880bf6d586d3980227ceMD5110183/1900462022-08-06 04:44:34.339177oai:www.lume.ufrgs.br:10183/190046Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:44:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Memorial em sala de aula : um olhar sistêmico-funcional para gêneros autobiográficos |
title |
Memorial em sala de aula : um olhar sistêmico-funcional para gêneros autobiográficos |
spellingShingle |
Memorial em sala de aula : um olhar sistêmico-funcional para gêneros autobiográficos Troian, Izadora Chagas Linguística sistêmico-funcional Memorial Gêneros textuais Conmemorativo Género |
title_short |
Memorial em sala de aula : um olhar sistêmico-funcional para gêneros autobiográficos |
title_full |
Memorial em sala de aula : um olhar sistêmico-funcional para gêneros autobiográficos |
title_fullStr |
Memorial em sala de aula : um olhar sistêmico-funcional para gêneros autobiográficos |
title_full_unstemmed |
Memorial em sala de aula : um olhar sistêmico-funcional para gêneros autobiográficos |
title_sort |
Memorial em sala de aula : um olhar sistêmico-funcional para gêneros autobiográficos |
author |
Troian, Izadora Chagas |
author_facet |
Troian, Izadora Chagas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Troian, Izadora Chagas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rottava, Lucia |
contributor_str_mv |
Rottava, Lucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística sistêmico-funcional Memorial Gêneros textuais |
topic |
Linguística sistêmico-funcional Memorial Gêneros textuais Conmemorativo Género |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Conmemorativo Género |
description |
Esta monografia aborda o gênero Memorial sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional. Esta linguística concebe gêneros como textos orientados por Etapas e Fases, agrupados em Famílias com propósitos sociocomunicativos semelhantes (MARTIN 2007). O objetivo deste trabalho foi revelar as Etapas e as Fases constituídas de texto do gênero Memorial de Leitura. O corpus de análise constituiu-se de um único texto – Memorial de Leitura - escrito na disciplina de Teoria e Prática de Leitura, ofertada pelo Instituto de Letras UFRGS, em 2016, intitulado Cinco Livros que marcaram minha perspectiva de leitura (Ler é um desafio). Considera-se a Linguistíca Sistêmico-Funcional, formulada por Halliday (1978) e desenvolvida por Martin e Rose (2007, 2012), como ponto de partida para análise do objeto. Este material focalizou a organização deste gênero, o qual é responsável pela autorreflexão daqueles que o compõem, apresentando-se os resultados em uma tabela com o detalhamento das Etapas e Fases do gênero. A contribuição desta monografia é na proposição para a escrita de futuros Memoriais. Assim, sugere-se que as Etapas e as Fases possam organizá-los de maneira a alcançar, com mais facilidade, os propósitos comunicativos do gênero. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-05T04:14:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/190046 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001090617 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/190046 |
identifier_str_mv |
001090617 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190046/2/001090617.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190046/1/001090617.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f0e51961a6cd1a017f83eb1252d8310d 1484736544b9880bf6d586d3980227ce |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447238571196416 |