Memorial em sala de aula : um olhar sistêmico-funcional para gêneros autobiográficos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Troian, Izadora Chagas
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/190046
Resumo: Esta monografia aborda o gênero Memorial sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional. Esta linguística concebe gêneros como textos orientados por Etapas e Fases, agrupados em Famílias com propósitos sociocomunicativos semelhantes (MARTIN 2007). O objetivo deste trabalho foi revelar as Etapas e as Fases constituídas de texto do gênero Memorial de Leitura. O corpus de análise constituiu-se de um único texto – Memorial de Leitura - escrito na disciplina de Teoria e Prática de Leitura, ofertada pelo Instituto de Letras UFRGS, em 2016, intitulado Cinco Livros que marcaram minha perspectiva de leitura (Ler é um desafio). Considera-se a Linguistíca Sistêmico-Funcional, formulada por Halliday (1978) e desenvolvida por Martin e Rose (2007, 2012), como ponto de partida para análise do objeto. Este material focalizou a organização deste gênero, o qual é responsável pela autorreflexão daqueles que o compõem, apresentando-se os resultados em uma tabela com o detalhamento das Etapas e Fases do gênero. A contribuição desta monografia é na proposição para a escrita de futuros Memoriais. Assim, sugere-se que as Etapas e as Fases possam organizá-los de maneira a alcançar, com mais facilidade, os propósitos comunicativos do gênero.
id UFRGS-2_e13696b690879c5e11927209f7faf456
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/190046
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Troian, Izadora ChagasRottava, Lucia2019-04-05T04:14:00Z2018http://hdl.handle.net/10183/190046001090617Esta monografia aborda o gênero Memorial sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional. Esta linguística concebe gêneros como textos orientados por Etapas e Fases, agrupados em Famílias com propósitos sociocomunicativos semelhantes (MARTIN 2007). O objetivo deste trabalho foi revelar as Etapas e as Fases constituídas de texto do gênero Memorial de Leitura. O corpus de análise constituiu-se de um único texto – Memorial de Leitura - escrito na disciplina de Teoria e Prática de Leitura, ofertada pelo Instituto de Letras UFRGS, em 2016, intitulado Cinco Livros que marcaram minha perspectiva de leitura (Ler é um desafio). Considera-se a Linguistíca Sistêmico-Funcional, formulada por Halliday (1978) e desenvolvida por Martin e Rose (2007, 2012), como ponto de partida para análise do objeto. Este material focalizou a organização deste gênero, o qual é responsável pela autorreflexão daqueles que o compõem, apresentando-se os resultados em uma tabela com o detalhamento das Etapas e Fases do gênero. A contribuição desta monografia é na proposição para a escrita de futuros Memoriais. Assim, sugere-se que as Etapas e as Fases possam organizá-los de maneira a alcançar, com mais facilidade, os propósitos comunicativos do gênero.Esta monografía aborda el género Memorial bajo la perspectiva de la Lingüística Sistémico-Funcional. Esta lingüística concibe géneros como textos orientados por Etapas y Fases, agrupados en Familias con propósitos sociocomunicativos semejantes (MARTIN 2007). El objetivo de este trabajo fue revelar las Etapas y las Fases constituidas de texto del género Memorial de Lectura. El corpus de análisis se constituyó de un único texto - Memorial de Lectura - escrito en la disciplina de Teoria y Prática de Leitura, ofrecida por Instituto de Letras UFRGS, en 2016, titulado Cinco Livros que marcaram minha perspectiva de leitura (Ler é um desafio). Se considera la Linguística Sistémico-Funcional, formulada por Halliday (1978) y desarrollada por Martin y Rose (2007, 2012), como punto de partida para el análisis del objeto. Este material se centró en la organización de este género, el cual es responsable del autorreflexión de aquellos que lo componen, presentándose los resultados en una tabla con el detalle de las Etapas y Fases del género. La contribución de esta monografía es en la proposición para la escritura de futuros Memorias. Así, se sugiere que las Etapas y las Fases puedan organizarlos de manera a alcanzar con más facilidad los propósitos comunicativos del género.application/pdfporLinguística sistêmico-funcionalMemorialGêneros textuaisConmemorativoGéneroMemorial em sala de aula : um olhar sistêmico-funcional para gêneros autobiográficosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2018Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001090617.pdf.txt001090617.pdf.txtExtracted Texttext/plain114479http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190046/2/001090617.pdf.txtf0e51961a6cd1a017f83eb1252d8310dMD52ORIGINAL001090617.pdfTexto completoapplication/pdf896110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190046/1/001090617.pdf1484736544b9880bf6d586d3980227ceMD5110183/1900462022-08-06 04:44:34.339177oai:www.lume.ufrgs.br:10183/190046Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:44:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Memorial em sala de aula : um olhar sistêmico-funcional para gêneros autobiográficos
title Memorial em sala de aula : um olhar sistêmico-funcional para gêneros autobiográficos
spellingShingle Memorial em sala de aula : um olhar sistêmico-funcional para gêneros autobiográficos
Troian, Izadora Chagas
Linguística sistêmico-funcional
Memorial
Gêneros textuais
Conmemorativo
Género
title_short Memorial em sala de aula : um olhar sistêmico-funcional para gêneros autobiográficos
title_full Memorial em sala de aula : um olhar sistêmico-funcional para gêneros autobiográficos
title_fullStr Memorial em sala de aula : um olhar sistêmico-funcional para gêneros autobiográficos
title_full_unstemmed Memorial em sala de aula : um olhar sistêmico-funcional para gêneros autobiográficos
title_sort Memorial em sala de aula : um olhar sistêmico-funcional para gêneros autobiográficos
author Troian, Izadora Chagas
author_facet Troian, Izadora Chagas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Troian, Izadora Chagas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rottava, Lucia
contributor_str_mv Rottava, Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística sistêmico-funcional
Memorial
Gêneros textuais
topic Linguística sistêmico-funcional
Memorial
Gêneros textuais
Conmemorativo
Género
dc.subject.spa.fl_str_mv Conmemorativo
Género
description Esta monografia aborda o gênero Memorial sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional. Esta linguística concebe gêneros como textos orientados por Etapas e Fases, agrupados em Famílias com propósitos sociocomunicativos semelhantes (MARTIN 2007). O objetivo deste trabalho foi revelar as Etapas e as Fases constituídas de texto do gênero Memorial de Leitura. O corpus de análise constituiu-se de um único texto – Memorial de Leitura - escrito na disciplina de Teoria e Prática de Leitura, ofertada pelo Instituto de Letras UFRGS, em 2016, intitulado Cinco Livros que marcaram minha perspectiva de leitura (Ler é um desafio). Considera-se a Linguistíca Sistêmico-Funcional, formulada por Halliday (1978) e desenvolvida por Martin e Rose (2007, 2012), como ponto de partida para análise do objeto. Este material focalizou a organização deste gênero, o qual é responsável pela autorreflexão daqueles que o compõem, apresentando-se os resultados em uma tabela com o detalhamento das Etapas e Fases do gênero. A contribuição desta monografia é na proposição para a escrita de futuros Memoriais. Assim, sugere-se que as Etapas e as Fases possam organizá-los de maneira a alcançar, com mais facilidade, os propósitos comunicativos do gênero.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-05T04:14:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/190046
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001090617
url http://hdl.handle.net/10183/190046
identifier_str_mv 001090617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190046/2/001090617.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190046/1/001090617.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f0e51961a6cd1a017f83eb1252d8310d
1484736544b9880bf6d586d3980227ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447238571196416