Introdução à visualização em VRML : uma experiência acadêmica de utilização de realidade virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Valéria Ilsa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pillon, Carolina Bravo, Aymone, Jose Luis Farinatti, Silva, Regio Pierre da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/173024
Resumo: Este artigo tem como propósito apresentar o relato de uma experiência acadêmica sobre a utilização da Virtual Reality Modeling Language (VRML) no desenvolvimento de um ambiente de realidade virtual para um mobiliário que pode ser tanto usado no ambiente escolar quanto em casa por crianças com paralisia cerebral, no qual terá um jogo sério como objeto de interação. Este trabalho foi desenvolvido na disciplina DMM0023 Design Virtual que tem por objetivo o desenvolvimento virtual de produtos, com o uso de protótipos virtuais. Como métodos foram realizados pesquisas bibliográficas e observação de crianças com paralisia cerebral, no contexto escolar. O projeto consiste no desenvolvimento de um mobiliário que pode ser tanto usado no ambiente escolar e de um espaço tridimensional onde a criança explora um ambiente simulando o fundo do mar e interage com os animais por meio de comandos criados em VRML. Para tanto, foram abordadas as etapas de produção de ambiente de realidade virtual, desde a delimitação do público alvo até a exportação e edição em VRML. A disciplina serviu ainda, como suporte para aprofundar conhecimentos de computação gráfica, realidade virtual e simulação computacional. Sendo assim, conclui-se que os softwares 3DS Max®, VRML e o plugin Cortona®, serviram para o aprimoramento de técnicas de simulação computacional e facilitarão a visualização de projetos futuros.
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spelling Rosa, Valéria IlsaPillon, Carolina BravoAymone, Jose Luis FarinattiSilva, Regio Pierre da2018-02-28T02:27:45Z20171414-3895http://hdl.handle.net/10183/173024001055815Este artigo tem como propósito apresentar o relato de uma experiência acadêmica sobre a utilização da Virtual Reality Modeling Language (VRML) no desenvolvimento de um ambiente de realidade virtual para um mobiliário que pode ser tanto usado no ambiente escolar quanto em casa por crianças com paralisia cerebral, no qual terá um jogo sério como objeto de interação. Este trabalho foi desenvolvido na disciplina DMM0023 Design Virtual que tem por objetivo o desenvolvimento virtual de produtos, com o uso de protótipos virtuais. Como métodos foram realizados pesquisas bibliográficas e observação de crianças com paralisia cerebral, no contexto escolar. O projeto consiste no desenvolvimento de um mobiliário que pode ser tanto usado no ambiente escolar e de um espaço tridimensional onde a criança explora um ambiente simulando o fundo do mar e interage com os animais por meio de comandos criados em VRML. Para tanto, foram abordadas as etapas de produção de ambiente de realidade virtual, desde a delimitação do público alvo até a exportação e edição em VRML. A disciplina serviu ainda, como suporte para aprofundar conhecimentos de computação gráfica, realidade virtual e simulação computacional. Sendo assim, conclui-se que os softwares 3DS Max®, VRML e o plugin Cortona®, serviram para o aprimoramento de técnicas de simulação computacional e facilitarão a visualização de projetos futuros.This paper aims to show the report of an academic experience in using of Virtual Reality Modeling Language (VRML) in development of a virtual reality environment for a furniture that can be used at school environment and at home by children with cerebral palsy, in which it will have a serious game as an interaction object. This work was developed in the subject DMM0023 Virtual Design that aims the development of virtual products, using virtual prototypes. The methods employed were bibliographic researches and observation of children with cerebral palsy at school context. The project consists in developing a furniture that can be used at school environment and a three-dimensional space, where the child explores an environment simulating the seabed and interacts with the animals through commands created in VRML. Therefore, the steps of production of a virtual reality environment have been addressed, since the definition of the target audience to the export and editing VRML. The subject also has served as support to deepen the knowledge about computer graphics, virtual reality and computational simulation. Thus, it is concluded that the 3DS Max® software, VRML and Cortona® plugin, can be used for the improvement of computational simulation techniques and it will facilitate the visualization of future projects.application/pdfporEducação gráfica. v.21, n.1 (2017), p.7-22Realidade virtualDesenvolvimento de produtoDesign instrucionalVrmlCerebral palsySchool deskSerious gamesVirtual realityComputational simulationVRMLIntrodução à visualização em VRML : uma experiência acadêmica de utilização de realidade virtualIntroduction to VRML visualization : an academic experience in using of virtual realityinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001055815.pdf001055815.pdfTexto completoapplication/pdf1221086http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173024/1/001055815.pdf591d2142d07825da4507a507c141c974MD51TEXT001055815.pdf.txt001055815.pdf.txtExtracted Texttext/plain39665http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173024/2/001055815.pdf.txtcb2b537bc9744ce2ed4c143dfa37b228MD52THUMBNAIL001055815.pdf.jpg001055815.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173024/3/001055815.pdf.jpg384e47984c1f33238ef7d58db90c2b2fMD5310183/1730242018-10-29 09:12:43.06oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173024Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:12:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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