A velocidade de processamento e as dificuldades de aprendizagem na aritmética
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115035 |
Resumo: | Estudos em velocidade de processamento, uma das habilidades cognitivas subjacentes à aprendizagem da aritmética, têm despertado o interesse de pesquisadores nas áreas de educação matemática, psicologia cognitiva e neuropsicologia. A literatura indica que uma baixa velocidade de processamento é uma das características dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem na aritmética. Este artigo apresenta os resultados de pesquisa, ainda pouco conclusivos, que relacionam a velocidade de processamento e as dificuldades na aritmética. Discute a relação entre a velocidade de processamento e a memória de trabalho, outra habilidade cognitiva fundamental para a aprendizagem da matemática, e destaca a perspectiva de complementaridade entre estas duas funções. Por fim, o artigo relaciona a velocidade de processamento e a fluência em fatos aritméticos, e dá ênfase à hipótese de que uma baixa velocidade de processamento contribui para sobrecarregar a memória de trabalho acarretando dificuldades para a recuperação de fatos da memória de longo prazo. Destaca-se a necessidade de mais pesquisa para que se possa melhor definir o papel da velocidade de processamento na aprendizagem da aritmética e, assim, avançar na intervenção preventiva e corretiva das dificuldades nesta área. |
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Corso, Luciana VellinhoDorneles, Beatriz Vargas2015-04-08T01:58:46Z20141808-4281http://hdl.handle.net/10183/115035000954766Estudos em velocidade de processamento, uma das habilidades cognitivas subjacentes à aprendizagem da aritmética, têm despertado o interesse de pesquisadores nas áreas de educação matemática, psicologia cognitiva e neuropsicologia. A literatura indica que uma baixa velocidade de processamento é uma das características dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem na aritmética. Este artigo apresenta os resultados de pesquisa, ainda pouco conclusivos, que relacionam a velocidade de processamento e as dificuldades na aritmética. Discute a relação entre a velocidade de processamento e a memória de trabalho, outra habilidade cognitiva fundamental para a aprendizagem da matemática, e destaca a perspectiva de complementaridade entre estas duas funções. Por fim, o artigo relaciona a velocidade de processamento e a fluência em fatos aritméticos, e dá ênfase à hipótese de que uma baixa velocidade de processamento contribui para sobrecarregar a memória de trabalho acarretando dificuldades para a recuperação de fatos da memória de longo prazo. Destaca-se a necessidade de mais pesquisa para que se possa melhor definir o papel da velocidade de processamento na aprendizagem da aritmética e, assim, avançar na intervenção preventiva e corretiva das dificuldades nesta área.Studies in processing speed, one of the cognitive abilities underlying arithmetic learning, have attracted the interest of researchers in mathematics education, cognitive psychology and neuropsychology. The literature indicates that a low processing speed is one of the characteristics of students who have learning difficulties in arithmetic. This article presents research results, still not conclusive, linking processing speed to difficulties in arithmetic. It discusses the relationship between processing speed and working memory, another key cognitive skill for learning mathematics, and highlights the complementary perspective between these two functions. Finally, the article relates processing speed and the fluency in arithmetic fact retrieval, and emphasizes the hypothesis that a low processing speed contributes to overload working memory, causing difficulties for retrieving facts from long term memory. The article highlights the need for more research in order to better define the role that processing speed plays in learning arithmetic, and thus, be able to advance in the preventive and corrective intervention processes in this area.Los estudios realizados en la velocidad de procesamiento, una de las habilidades cognitivas subyacentes a aprendizaje de la aritmética, han atraído el interés de los investigadores en educación matemática, la psicología cognitiva y la neuropsicología. La literatura indica que una baja velocidad de procesamiento es una de las características de los estudiantes que tienen dificultades de aprendizaje artimética. En este artículo se presentan los resultados de la investigación, poco concluyente de que se refieren a la velocidad de procesamiento y las dificultades para la aritmética. Discute la relación entre la velocidad de procesamiento y la memoria de trabajo, otra habilidad cognitiva fundamental para el aprendizaje de matemáticas, y pone de relieve la perspectiva de complementariedad entre estas dos funciones. Por último, el artículo relaciona la velocidad de procesamiento y la fluidez en hechos aritméticos, y hace hincapié en la hipótesis de que una baja velocidad de procesamiento contribuye a la sobrecarga de la memoria de trabajo que causa dificultades para la recuperación de datos desde la memoria a largo plazo. Destaca la necesidad de más investigación para poder definir mejor el papel de la velocidad de procesamiento en el aprendizaje de la aritmética y de este modo avanzar en la intervención preventiva y correctiva de las dificultades en esta área.application/pdfporEstudos e Pesquisas em Psicologia. Rio de Janeiro, 2014. Vol. 14, n.3 (out./dez. 2014), p. 949-966.Dificuldades de aprendizagemMatemáticaAritméticaProcessing speedWorking memoryArithmetic difficultiesVelocidad de procesamientoMemoria de trabajoDificultad de aprendizaje en la aritméticaA velocidade de processamento e as dificuldades de aprendizagem na aritméticaThe processing speed and the arithmetic’s learning difficulties La velocidad de procesamiento y las dificultades de aprendizaje en la aritmética info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000954766.pdf000954766.pdfTexto completoapplication/pdf305560http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115035/1/000954766.pdf261ade4e76aca27d319f8390b8eab609MD51TEXT000954766.pdf.txt000954766.pdf.txtExtracted Texttext/plain46483http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115035/2/000954766.pdf.txt44f007998dc1cc1e27b5dc2b94ac0bceMD52THUMBNAIL000954766.pdf.jpg000954766.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1701http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115035/3/000954766.pdf.jpgfc3d5698bc2f2fcda656af3a6b1deb59MD5310183/1150352020-07-01 03:38:04.128277oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115035Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-07-01T06:38:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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