Proplemas da representação da narração em textos escolares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/96141 |
Resumo: | A dêixis é o fenômeno linguístico que permite a quem escreve a contextualização de seu enunciado. E essa contextualização é imprescindível para o estudo do texto sob a perspectiva do discurso, visto que se faz necessária a análise dos elementos constitutivos da enunciação para a compreensão plena do texto produzido. Esse trabalho propôs-se a analisar o modo como os elementos dêiticos aparecem nos textos de estudantes de Ensino Médio. Nas referidas análises, tem-se verificado que os elementos de dêixis temporal, principalmente os verbos, são utilizados de forma diversa da prescrita pelas gramáticas, porém, seu uso permanece compreensível à luz de teorias como as de Fiorin, Flores e Maingueneau. Assim, a revisão bibliográfica apresentada neste trabalho, juntamente com as análises dos elementos dêiticos nas produções textuais escolares, tem a pretensão de proporcionar a alunos e professores uma reflexão sobre os critérios de seleção dos elementos linguísticos a serem usados com referência ao tempo, espaço e pessoa, oportunizando-lhes a percepção de que a escolha desses elementos está intimamente ligada à perspectiva enunciativa do autor do texto, ou seja, ao lugar e ao tempo de onde este observa os fatos narrados: se em relação ao momento da fala ou em relação a uma situação que é determinada no texto. |
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Santos, Luciane dosMenuzzi, Sérgio de Moura2014-06-06T02:06:49Z2013http://hdl.handle.net/10183/96141000919058A dêixis é o fenômeno linguístico que permite a quem escreve a contextualização de seu enunciado. E essa contextualização é imprescindível para o estudo do texto sob a perspectiva do discurso, visto que se faz necessária a análise dos elementos constitutivos da enunciação para a compreensão plena do texto produzido. Esse trabalho propôs-se a analisar o modo como os elementos dêiticos aparecem nos textos de estudantes de Ensino Médio. Nas referidas análises, tem-se verificado que os elementos de dêixis temporal, principalmente os verbos, são utilizados de forma diversa da prescrita pelas gramáticas, porém, seu uso permanece compreensível à luz de teorias como as de Fiorin, Flores e Maingueneau. Assim, a revisão bibliográfica apresentada neste trabalho, juntamente com as análises dos elementos dêiticos nas produções textuais escolares, tem a pretensão de proporcionar a alunos e professores uma reflexão sobre os critérios de seleção dos elementos linguísticos a serem usados com referência ao tempo, espaço e pessoa, oportunizando-lhes a percepção de que a escolha desses elementos está intimamente ligada à perspectiva enunciativa do autor do texto, ou seja, ao lugar e ao tempo de onde este observa os fatos narrados: se em relação ao momento da fala ou em relação a uma situação que é determinada no texto.application/pdfporDêixis (Língua portuguesa)EnunciaçãoAnálise de textoProplemas da representação da narração em textos escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919058.pdf000919058.pdfTexto completoapplication/pdf307087http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96141/1/000919058.pdfccc43cf5c7e6486e6efb7484d6760090MD51TEXT000919058.pdf.txt000919058.pdf.txtExtracted Texttext/plain48042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96141/2/000919058.pdf.txt73641698a419eab4381f2de938c1be30MD52THUMBNAIL000919058.pdf.jpg000919058.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1575http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96141/3/000919058.pdf.jpga5f19a07e7d6eeec0ddc4f379abd8c22MD5310183/961412022-08-06 04:53:30.24779oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96141Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:53:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A dêixis é o fenômeno linguístico que permite a quem escreve a contextualização de seu enunciado. E essa contextualização é imprescindível para o estudo do texto sob a perspectiva do discurso, visto que se faz necessária a análise dos elementos constitutivos da enunciação para a compreensão plena do texto produzido. Esse trabalho propôs-se a analisar o modo como os elementos dêiticos aparecem nos textos de estudantes de Ensino Médio. Nas referidas análises, tem-se verificado que os elementos de dêixis temporal, principalmente os verbos, são utilizados de forma diversa da prescrita pelas gramáticas, porém, seu uso permanece compreensível à luz de teorias como as de Fiorin, Flores e Maingueneau. Assim, a revisão bibliográfica apresentada neste trabalho, juntamente com as análises dos elementos dêiticos nas produções textuais escolares, tem a pretensão de proporcionar a alunos e professores uma reflexão sobre os critérios de seleção dos elementos linguísticos a serem usados com referência ao tempo, espaço e pessoa, oportunizando-lhes a percepção de que a escolha desses elementos está intimamente ligada à perspectiva enunciativa do autor do texto, ou seja, ao lugar e ao tempo de onde este observa os fatos narrados: se em relação ao momento da fala ou em relação a uma situação que é determinada no texto. |
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