Proplemas da representação da narração em textos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luciane dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/96141
Resumo: A dêixis é o fenômeno linguístico que permite a quem escreve a contextualização de seu enunciado. E essa contextualização é imprescindível para o estudo do texto sob a perspectiva do discurso, visto que se faz necessária a análise dos elementos constitutivos da enunciação para a compreensão plena do texto produzido. Esse trabalho propôs-se a analisar o modo como os elementos dêiticos aparecem nos textos de estudantes de Ensino Médio. Nas referidas análises, tem-se verificado que os elementos de dêixis temporal, principalmente os verbos, são utilizados de forma diversa da prescrita pelas gramáticas, porém, seu uso permanece compreensível à luz de teorias como as de Fiorin, Flores e Maingueneau. Assim, a revisão bibliográfica apresentada neste trabalho, juntamente com as análises dos elementos dêiticos nas produções textuais escolares, tem a pretensão de proporcionar a alunos e professores uma reflexão sobre os critérios de seleção dos elementos linguísticos a serem usados com referência ao tempo, espaço e pessoa, oportunizando-lhes a percepção de que a escolha desses elementos está intimamente ligada à perspectiva enunciativa do autor do texto, ou seja, ao lugar e ao tempo de onde este observa os fatos narrados: se em relação ao momento da fala ou em relação a uma situação que é determinada no texto.
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