Verificação de proposta de assento aeronáutico amortecedor de impacto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Henrique Böckmann
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/86156
Resumo: Para atender normas aeronáuticas atualizadas e, principalmente, preservar a vida, mecanismos que agem protegendo o ocupante durante um impacto podem ser instalados na aeronave. Um exemplo de dispositivo desse tipo é o assento dissipador de energia. Neste trabalho é feita a análise cinemática e dinâmica de seu funcionamento. Utilizando as equações desenvolvidas, uma estrutura para um assento desse tipo é proposta e simulada numericamente. Para isso, as acelerações e massas são retiradas da norma FAR 23.562, caso b-1. Percebe-se uma proximidade entre os resultados obtidos com os previstos pelas equações. As curvas de aceleração e velocidade do ocupante e da aeronave apresentam o comportamento esperado, enquanto que a força compressiva na coluna do ocupante é estimada em 5668 , representando uma redução de 8,7 % em relação a um resultado encontrada na literatura para um assento sem o mecanismo dissipador exposto às mesmas condições de contorno. Por fim, é percebida uma grande influência da folga entre o ocupante e a estrutura do assento sobre a força limite do mecanismo, indicando que esse é o parâmetro que deve ser minimizado a fim de otimizar o sistema.
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