Atuação da pedagoga no âmbito do acolhimento institucional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/242124 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar e entender qual é a atuação da Pedagoga dentro de um Acolhimento Institucional. É notável a presença de profissionais da Pedagogia em Acolhimento Institucional. Ainda que não haja um estatuto que defina suas atribuições, boa parte das organizações sociais que prestam esse serviço têm preferência por tê-las em suas equipes técnicas. O presente estudo foi realizado com quatro Pedagogas da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. A abordagem metodológica consistiu na aplicação de um questionário, seguido de entrevistas individuais. Como referenciais teóricos, Libâneo (1994; 2011), Gulassa (2010), Guará (2006) e Campos e Araújo (2018) serviram como fundamento do meu trabalho. Considerando o Acolhimento Institucional, medida protetiva excepcional, como um serviço estritamente pedagógico, foi possível perceber as atribuições das profissionais da Pedagogia instituídas no fazer cotidiano e, a partir desse resultado, pensar em possíveis delimitadores para o reconhecimento da área da Pedagogia nas equipes mínimas dos Acolhimentos Institucionais. |
id |
UFRGS-2_e1ff3efefd7ccb91535c373018dd0ce4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242124 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Valeska Pereira deSantos, Karine dos2022-07-08T04:51:02Z2022http://hdl.handle.net/10183/242124001144509Este trabalho tem como objetivo investigar e entender qual é a atuação da Pedagoga dentro de um Acolhimento Institucional. É notável a presença de profissionais da Pedagogia em Acolhimento Institucional. Ainda que não haja um estatuto que defina suas atribuições, boa parte das organizações sociais que prestam esse serviço têm preferência por tê-las em suas equipes técnicas. O presente estudo foi realizado com quatro Pedagogas da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. A abordagem metodológica consistiu na aplicação de um questionário, seguido de entrevistas individuais. Como referenciais teóricos, Libâneo (1994; 2011), Gulassa (2010), Guará (2006) e Campos e Araújo (2018) serviram como fundamento do meu trabalho. Considerando o Acolhimento Institucional, medida protetiva excepcional, como um serviço estritamente pedagógico, foi possível perceber as atribuições das profissionais da Pedagogia instituídas no fazer cotidiano e, a partir desse resultado, pensar em possíveis delimitadores para o reconhecimento da área da Pedagogia nas equipes mínimas dos Acolhimentos Institucionais.application/pdfporEducação socialAcolhimentoAtuação da pedagoga no âmbito do acolhimento institucionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001144509.pdf.txt001144509.pdf.txtExtracted Texttext/plain91589http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242124/2/001144509.pdf.txt722fc55e20412e840e21c8319c78103bMD52ORIGINAL001144509.pdfTexto completoapplication/pdf674653http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242124/1/001144509.pdf61cc0ff5edd270650d92f815dec4b3faMD5110183/2421242022-12-14 05:56:06.710059oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242124Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-14T07:56:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atuação da pedagoga no âmbito do acolhimento institucional |
title |
Atuação da pedagoga no âmbito do acolhimento institucional |
spellingShingle |
Atuação da pedagoga no âmbito do acolhimento institucional Oliveira, Valeska Pereira de Educação social Acolhimento |
title_short |
Atuação da pedagoga no âmbito do acolhimento institucional |
title_full |
Atuação da pedagoga no âmbito do acolhimento institucional |
title_fullStr |
Atuação da pedagoga no âmbito do acolhimento institucional |
title_full_unstemmed |
Atuação da pedagoga no âmbito do acolhimento institucional |
title_sort |
Atuação da pedagoga no âmbito do acolhimento institucional |
author |
Oliveira, Valeska Pereira de |
author_facet |
Oliveira, Valeska Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Valeska Pereira de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Karine dos |
contributor_str_mv |
Santos, Karine dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação social Acolhimento |
topic |
Educação social Acolhimento |
description |
Este trabalho tem como objetivo investigar e entender qual é a atuação da Pedagoga dentro de um Acolhimento Institucional. É notável a presença de profissionais da Pedagogia em Acolhimento Institucional. Ainda que não haja um estatuto que defina suas atribuições, boa parte das organizações sociais que prestam esse serviço têm preferência por tê-las em suas equipes técnicas. O presente estudo foi realizado com quatro Pedagogas da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. A abordagem metodológica consistiu na aplicação de um questionário, seguido de entrevistas individuais. Como referenciais teóricos, Libâneo (1994; 2011), Gulassa (2010), Guará (2006) e Campos e Araújo (2018) serviram como fundamento do meu trabalho. Considerando o Acolhimento Institucional, medida protetiva excepcional, como um serviço estritamente pedagógico, foi possível perceber as atribuições das profissionais da Pedagogia instituídas no fazer cotidiano e, a partir desse resultado, pensar em possíveis delimitadores para o reconhecimento da área da Pedagogia nas equipes mínimas dos Acolhimentos Institucionais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-08T04:51:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/242124 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001144509 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/242124 |
identifier_str_mv |
001144509 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242124/2/001144509.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242124/1/001144509.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
722fc55e20412e840e21c8319c78103b 61cc0ff5edd270650d92f815dec4b3fa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447315560792064 |