Atuação da pedagoga no âmbito do acolhimento institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Valeska Pereira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/242124
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar e entender qual é a atuação da Pedagoga dentro de um Acolhimento Institucional. É notável a presença de profissionais da Pedagogia em Acolhimento Institucional. Ainda que não haja um estatuto que defina suas atribuições, boa parte das organizações sociais que prestam esse serviço têm preferência por tê-las em suas equipes técnicas. O presente estudo foi realizado com quatro Pedagogas da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. A abordagem metodológica consistiu na aplicação de um questionário, seguido de entrevistas individuais. Como referenciais teóricos, Libâneo (1994; 2011), Gulassa (2010), Guará (2006) e Campos e Araújo (2018) serviram como fundamento do meu trabalho. Considerando o Acolhimento Institucional, medida protetiva excepcional, como um serviço estritamente pedagógico, foi possível perceber as atribuições das profissionais da Pedagogia instituídas no fazer cotidiano e, a partir desse resultado, pensar em possíveis delimitadores para o reconhecimento da área da Pedagogia nas equipes mínimas dos Acolhimentos Institucionais.
id UFRGS-2_e1ff3efefd7ccb91535c373018dd0ce4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242124
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Valeska Pereira deSantos, Karine dos2022-07-08T04:51:02Z2022http://hdl.handle.net/10183/242124001144509Este trabalho tem como objetivo investigar e entender qual é a atuação da Pedagoga dentro de um Acolhimento Institucional. É notável a presença de profissionais da Pedagogia em Acolhimento Institucional. Ainda que não haja um estatuto que defina suas atribuições, boa parte das organizações sociais que prestam esse serviço têm preferência por tê-las em suas equipes técnicas. O presente estudo foi realizado com quatro Pedagogas da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. A abordagem metodológica consistiu na aplicação de um questionário, seguido de entrevistas individuais. Como referenciais teóricos, Libâneo (1994; 2011), Gulassa (2010), Guará (2006) e Campos e Araújo (2018) serviram como fundamento do meu trabalho. Considerando o Acolhimento Institucional, medida protetiva excepcional, como um serviço estritamente pedagógico, foi possível perceber as atribuições das profissionais da Pedagogia instituídas no fazer cotidiano e, a partir desse resultado, pensar em possíveis delimitadores para o reconhecimento da área da Pedagogia nas equipes mínimas dos Acolhimentos Institucionais.application/pdfporEducação socialAcolhimentoAtuação da pedagoga no âmbito do acolhimento institucionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001144509.pdf.txt001144509.pdf.txtExtracted Texttext/plain91589http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242124/2/001144509.pdf.txt722fc55e20412e840e21c8319c78103bMD52ORIGINAL001144509.pdfTexto completoapplication/pdf674653http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242124/1/001144509.pdf61cc0ff5edd270650d92f815dec4b3faMD5110183/2421242022-12-14 05:56:06.710059oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242124Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-14T07:56:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atuação da pedagoga no âmbito do acolhimento institucional
title Atuação da pedagoga no âmbito do acolhimento institucional
spellingShingle Atuação da pedagoga no âmbito do acolhimento institucional
Oliveira, Valeska Pereira de
Educação social
Acolhimento
title_short Atuação da pedagoga no âmbito do acolhimento institucional
title_full Atuação da pedagoga no âmbito do acolhimento institucional
title_fullStr Atuação da pedagoga no âmbito do acolhimento institucional
title_full_unstemmed Atuação da pedagoga no âmbito do acolhimento institucional
title_sort Atuação da pedagoga no âmbito do acolhimento institucional
author Oliveira, Valeska Pereira de
author_facet Oliveira, Valeska Pereira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Valeska Pereira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Karine dos
contributor_str_mv Santos, Karine dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação social
Acolhimento
topic Educação social
Acolhimento
description Este trabalho tem como objetivo investigar e entender qual é a atuação da Pedagoga dentro de um Acolhimento Institucional. É notável a presença de profissionais da Pedagogia em Acolhimento Institucional. Ainda que não haja um estatuto que defina suas atribuições, boa parte das organizações sociais que prestam esse serviço têm preferência por tê-las em suas equipes técnicas. O presente estudo foi realizado com quatro Pedagogas da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. A abordagem metodológica consistiu na aplicação de um questionário, seguido de entrevistas individuais. Como referenciais teóricos, Libâneo (1994; 2011), Gulassa (2010), Guará (2006) e Campos e Araújo (2018) serviram como fundamento do meu trabalho. Considerando o Acolhimento Institucional, medida protetiva excepcional, como um serviço estritamente pedagógico, foi possível perceber as atribuições das profissionais da Pedagogia instituídas no fazer cotidiano e, a partir desse resultado, pensar em possíveis delimitadores para o reconhecimento da área da Pedagogia nas equipes mínimas dos Acolhimentos Institucionais.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-08T04:51:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/242124
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001144509
url http://hdl.handle.net/10183/242124
identifier_str_mv 001144509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242124/2/001144509.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242124/1/001144509.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 722fc55e20412e840e21c8319c78103b
61cc0ff5edd270650d92f815dec4b3fa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447315560792064