O discurso da crítica jornalística sobre Iberê Camargo no ano da morte do artista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Waquil, Isabel Leivas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77191
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a construção de sentidos sobre Iberê Camargo no discurso da crítica veiculada em jornais do Brasil no ano da morte do artista, 1994. A pesquisa foi desenvolvida em um corpus de15 documentos oriundos da Hemeroteca da Fundação Iberê Camargo e datam de diferentes meses do ano de 1994. Contamos com um cenário teórico em que privilegiamos as discussões sobre jornalismo, cultura, jornalismo cultural e crítica, além de lançarmos um panorama sobre a vida do artista. Partimos aqui de uma perspectiva construcionista do jornalismo, entendendo que a linguagem atua na construção de sentidos e que a subjetividade do sujeito opera na construção e seleção de conteúdos. Através do aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso, em que consideramos a opacidade da trama interdiscursiva que compõe o texto, encontramos nesta pesquisa quatro formações discursivas nas quais predominam os seguintes sentidos em relação ao artista: O Grandioso, O Trágico, O Lutador e O Polemista. Por meio de um dispositivo teórico, aprofundamos questões que compõem estas discursividades na tentativa de entender como eles se destacam. Utilizamos também aspectos trazidos no cenário teórico em relação ao campo do jornalismo que apareceram nos documentos analisados. Percebemos, assim, que o jornalismo e seu gênero denominado de cultural atuam como mediadores do saber de uma época.
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