Educação física, saúde mental e o residencial terapêutico : um estudo autonarrativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199261 |
Resumo: | O objetivo desse Trabalho é compreender como ocorre o trabalho de um profissional de Educação Física em um residencial terapêutico, a relação com os moradores, com a equipe multiprofissional, a produção do cuidado e seus desafios. Metodologicamente consta de pesquisa qualitativa de natureza descritivo-interpretativa a partir de uma autonarrativa. Os procedimentos para a obtenção da informação foram: a análise dos documentos, a observação participante e os diários de campo. Como revisão de literatura abordou-se O Histórico e a Compreensão sobre o que é um Residencial Terapêutico; A Educação Física e a Saúde Mental; o Itinerário Terapêutico como conceito e como último enfoque da revisão, a Produção Subjetiva do Cuidado. As categorias de análises estão assim elencadas para a reflexão: Práticas Corporais e o Itinerário Terapêutico; O Profissional de Educação Física e a Produção do Cuidado e Equipe Multiprofissional e a Educação Física. Como resultados o estudo apontou a) que considerar os aspectos subjetivos e singulares de um morador do Residencial Terapêutico a partir da perspectiva teórico-metodológica do itinerário terapêutico pode ajudar o profissional de Educação Física, juntamente com a equipe multiprofissional a elaborar estratégias terapêuticas mais eficazes em saúde; b) a importância dos saberes e afazeres comuns em uma equipe multiprofissional da saúde, onde cada profissão busca apoio em outra para cumprir suas tarefas teóricas e práticas em um Residencial Terapêutico; c) e o entendimento do relevante significado da produção do cuidado com integralidade em um campo de trabalho em saúde, especialmente na lógica desinstitucionalizante do Residencial Terapêutico. |
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Alves, Alvaro Rogério da CostaDamico, José Geraldo Soares2019-09-13T03:49:54Z2018http://hdl.handle.net/10183/199261001099101O objetivo desse Trabalho é compreender como ocorre o trabalho de um profissional de Educação Física em um residencial terapêutico, a relação com os moradores, com a equipe multiprofissional, a produção do cuidado e seus desafios. Metodologicamente consta de pesquisa qualitativa de natureza descritivo-interpretativa a partir de uma autonarrativa. Os procedimentos para a obtenção da informação foram: a análise dos documentos, a observação participante e os diários de campo. Como revisão de literatura abordou-se O Histórico e a Compreensão sobre o que é um Residencial Terapêutico; A Educação Física e a Saúde Mental; o Itinerário Terapêutico como conceito e como último enfoque da revisão, a Produção Subjetiva do Cuidado. As categorias de análises estão assim elencadas para a reflexão: Práticas Corporais e o Itinerário Terapêutico; O Profissional de Educação Física e a Produção do Cuidado e Equipe Multiprofissional e a Educação Física. Como resultados o estudo apontou a) que considerar os aspectos subjetivos e singulares de um morador do Residencial Terapêutico a partir da perspectiva teórico-metodológica do itinerário terapêutico pode ajudar o profissional de Educação Física, juntamente com a equipe multiprofissional a elaborar estratégias terapêuticas mais eficazes em saúde; b) a importância dos saberes e afazeres comuns em uma equipe multiprofissional da saúde, onde cada profissão busca apoio em outra para cumprir suas tarefas teóricas e práticas em um Residencial Terapêutico; c) e o entendimento do relevante significado da produção do cuidado com integralidade em um campo de trabalho em saúde, especialmente na lógica desinstitucionalizante do Residencial Terapêutico.El objetivo de este trabajo es comprender cómo ocurre el trabajo de un profesional de Educación Física en un Residencial Terapéutico, la relación con los habitantes, con el equipo multiprofesional, la producción del cuidado y sus desafíos. Metodológicamente consta de investigación cualitativa de naturaleza descriptiva-interpretativa a partir de una autonarrativa. Los procedimientos para la obtención de la información fueron: el análisis de los documentos, la observación participante y los diarios de campo. Como revisión de literatura se abordó El Histórico y la Comprensión sobre lo que es un Residencial Terapéutico; La Educación Física y la Salud Mental; el Itinerario Terapéutico como concepto y como último enfoque de la revisión, la Producción Subjetiva del Cuidado. Las categorías de análisis están así enumeradas para la reflexión: Prácticas Corporales y el Itinerario Terapéutico; El Profesional de Educación Física y la Producción del Cuidado y Equipo Multiprofesional y la Educación Física. Como resultados el estudio apuntó a) que considerar los aspectos subjetivos y singulares de un residente del Residencial Terapéutico a partir de la perspectiva teórico-metodológica del itinerario terapéutico puede ayudar al profesional de Educación Física, junto con el equipo multiprofesional a elaborar estrategias terapéuticas más eficaces en salud; b) la importancia de los saberes y tareas comunes en un equipo multiprofesional de la salud, donde cada profesión busca apoyo en otra para cumplir sus tareas teóricas y prácticas en un Residencial Terapéutico; c) y el entendimiento del relevante significado de la producción del cuidado con integralidad en un campo de trabajo en salud, especialmente en la lógica desinstitucionalizante del Residencial Terapéutico.application/pdfporSaúde mentalEducação físicaEducación FísicaResidencial TerapéuticoSalud mentalEducação física, saúde mental e o residencial terapêutico : um estudo autonarrativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2018Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099101.pdf.txt001099101.pdf.txtExtracted Texttext/plain82398http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199261/2/001099101.pdf.txt78183f66090f25a804082f0a16b2c36aMD52ORIGINAL001099101.pdfTexto completoapplication/pdf378397http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199261/1/001099101.pdfa640d3873058b5fd1bd0f1684b9d76bfMD5110183/1992612019-10-25 03:47:15.14335oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199261Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-25T06:47:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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