O estudo do texto em uma perspectiva enunciativa de linguagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180887 |
Resumo: | Este trabalho se sustenta na ideia de que a capacidade simbólica, base da signifi cação, é condição de integração humana à linguagem. Parte-se do pressuposto de que, a cada vez que a língua é atualizada em discurso, via enunciação, há uma nova experiência de signifi cação instaurada na linguagem. Nessa perspectiva, o artigo procura responder à seguinte questão: Como estudar o texto a partir de uma concepção enunciativa de linguagem? A resposta a essa questão é formulada a partir da concepção de que o texto, considerado discurso, resulta da atualização da língua por um locutor, que, por nascer na cultura (Benveniste 1995; 1989), a cada ato de enunciação, realiza um acontecimento diferente e novo para fazer a passagem a sujeito e, nessa passagem, registra o modo como se instaura nos valores culturais da sociedade em que vive. É, com esses princípios, que o estudo enunciativo de um texto é proposto. |
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Silva, Carmem Luci da Costa2018-07-31T02:33:52Z20180102-4450http://hdl.handle.net/10183/180887001072174Este trabalho se sustenta na ideia de que a capacidade simbólica, base da signifi cação, é condição de integração humana à linguagem. Parte-se do pressuposto de que, a cada vez que a língua é atualizada em discurso, via enunciação, há uma nova experiência de signifi cação instaurada na linguagem. Nessa perspectiva, o artigo procura responder à seguinte questão: Como estudar o texto a partir de uma concepção enunciativa de linguagem? A resposta a essa questão é formulada a partir da concepção de que o texto, considerado discurso, resulta da atualização da língua por um locutor, que, por nascer na cultura (Benveniste 1995; 1989), a cada ato de enunciação, realiza um acontecimento diferente e novo para fazer a passagem a sujeito e, nessa passagem, registra o modo como se instaura nos valores culturais da sociedade em que vive. É, com esses princípios, que o estudo enunciativo de um texto é proposto.This paper is based on the idea that the symbolic capacity, base of signifi cation, is the condition for the human integration to language. It starts from the assumption that each time language is actualized in discourse, through enunciation, a new experience of signifi cation is established in language. From this standpoint, the article seeks to answer the following question: How to study texts from an enunciative conception of language? The answer to this question is formulated based on the conception that a text, regarded as discourse, results from language being actualized by a speaker. Since the speaker was born in culture (Benveniste 1995; 1989), with every act of enunciation they perform a different and new event to become a subject. In this process, the speaker registers the way they introduce themselves in the cultural values of the society they live in. The enunciative study of a text is proposed with these principles.application/pdfporDELTA : revista de documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo, SP. Vol. 34, n. 1 (jan./mar. 2018), p. [419]-433TextoLinguagemEnunciaçãoDiscursoLanguageEnunciationDiscourseTextO estudo do texto em uma perspectiva enunciativa de linguagemThe study of texts in an enunciative perspective of language info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001072174.pdfTexto completoapplication/pdf520134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180887/1/001072174.pdfa236e8851b75cb74cab54cc204182622MD51TEXT001072174.pdf.txt001072174.pdf.txtExtracted Texttext/plain34453http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180887/2/001072174.pdf.txt540e5d9f00ca29c0a11b19fab48b4773MD52THUMBNAIL001072174.pdf.jpg001072174.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1354http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180887/3/001072174.pdf.jpg30990b4054789227593310e3709b64feMD5310183/1808872022-11-06 05:37:21.602775oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180887Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-06T07:37:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Este trabalho se sustenta na ideia de que a capacidade simbólica, base da signifi cação, é condição de integração humana à linguagem. Parte-se do pressuposto de que, a cada vez que a língua é atualizada em discurso, via enunciação, há uma nova experiência de signifi cação instaurada na linguagem. Nessa perspectiva, o artigo procura responder à seguinte questão: Como estudar o texto a partir de uma concepção enunciativa de linguagem? A resposta a essa questão é formulada a partir da concepção de que o texto, considerado discurso, resulta da atualização da língua por um locutor, que, por nascer na cultura (Benveniste 1995; 1989), a cada ato de enunciação, realiza um acontecimento diferente e novo para fazer a passagem a sujeito e, nessa passagem, registra o modo como se instaura nos valores culturais da sociedade em que vive. É, com esses princípios, que o estudo enunciativo de um texto é proposto. |
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