Modelagem no ensino/aprendizagem de física e os novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veit, Eliane Angela
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Teodoro, Victor Manuel Neves Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95500
Resumo: Discute-se a importância da modelagem no ensino/aprendizagem de Física em conexão com os novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio (PCNEM). Apresentam-se as características essenciais do software Modellus, concebido especialmente para modelagem em Ciências Físicas e Matemática sob uma visão de ensino que enfatiza, no processo de aprendizagem, a exploração e a criação de múltiplas representações de fenômenos físicos e de objetos matemáticos.
id UFRGS-2_e2428670f3e10aca750c2ff05fc6fc29
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95500
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Veit, Eliane AngelaTeodoro, Victor Manuel Neves Duarte2014-05-22T02:06:48Z20021806-1117http://hdl.handle.net/10183/95500000334069Discute-se a importância da modelagem no ensino/aprendizagem de Física em conexão com os novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio (PCNEM). Apresentam-se as características essenciais do software Modellus, concebido especialmente para modelagem em Ciências Físicas e Matemática sob uma visão de ensino que enfatiza, no processo de aprendizagem, a exploração e a criação de múltiplas representações de fenômenos físicos e de objetos matemáticos.The relevance of modelling in the teaching/learning of physics is discussed in connection to the new Brazilian high school curricular parameters. The discussion introduces the main features of the software Modellus, which has been especially conceived for modelling in Physical Science and Mathematics, based on a point of view that emphasizes in the learning process the creation and exploration of multiple representations for physical phenomena and mathematical objects.application/pdfporRevista brasileira de ensino de fisica. São Paulo. Vol. 24, n. 2 (jun. 2002), p. 87-96Modelagem computacionalEnsino de ciênciasEnsino médioModelagem no ensino/aprendizagem de física e os novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médioModelling in teaching/learning of physics and the new Brazilian high school curricular parameters info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000334069.pdf000334069.pdfTexto completoapplication/pdf335315http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95500/1/000334069.pdf9364f324d1f5634e3505423877266441MD51TEXT000334069.pdf.txt000334069.pdf.txtExtracted Texttext/plain48801http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95500/2/000334069.pdf.txt434fd608b934dab311c6d3e658a71f14MD52THUMBNAIL000334069.pdf.jpg000334069.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1650http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95500/3/000334069.pdf.jpg201c082bbba9e206a1b0fefecc9ad614MD5310183/955002023-09-21 03:39:29.330673oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95500Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-21T06:39:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelagem no ensino/aprendizagem de física e os novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Modelling in teaching/learning of physics and the new Brazilian high school curricular parameters
title Modelagem no ensino/aprendizagem de física e os novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio
spellingShingle Modelagem no ensino/aprendizagem de física e os novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio
Veit, Eliane Angela
Modelagem computacional
Ensino de ciências
Ensino médio
title_short Modelagem no ensino/aprendizagem de física e os novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio
title_full Modelagem no ensino/aprendizagem de física e os novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio
title_fullStr Modelagem no ensino/aprendizagem de física e os novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio
title_full_unstemmed Modelagem no ensino/aprendizagem de física e os novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio
title_sort Modelagem no ensino/aprendizagem de física e os novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio
author Veit, Eliane Angela
author_facet Veit, Eliane Angela
Teodoro, Victor Manuel Neves Duarte
author_role author
author2 Teodoro, Victor Manuel Neves Duarte
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veit, Eliane Angela
Teodoro, Victor Manuel Neves Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem computacional
Ensino de ciências
Ensino médio
topic Modelagem computacional
Ensino de ciências
Ensino médio
description Discute-se a importância da modelagem no ensino/aprendizagem de Física em conexão com os novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio (PCNEM). Apresentam-se as características essenciais do software Modellus, concebido especialmente para modelagem em Ciências Físicas e Matemática sob uma visão de ensino que enfatiza, no processo de aprendizagem, a exploração e a criação de múltiplas representações de fenômenos físicos e de objetos matemáticos.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-22T02:06:48Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95500
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-1117
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000334069
identifier_str_mv 1806-1117
000334069
url http://hdl.handle.net/10183/95500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de ensino de fisica. São Paulo. Vol. 24, n. 2 (jun. 2002), p. 87-96
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95500/1/000334069.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95500/2/000334069.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95500/3/000334069.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9364f324d1f5634e3505423877266441
434fd608b934dab311c6d3e658a71f14
201c082bbba9e206a1b0fefecc9ad614
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224835113680896