Modelagem no ensino/aprendizagem de física e os novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95500 |
Resumo: | Discute-se a importância da modelagem no ensino/aprendizagem de Física em conexão com os novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio (PCNEM). Apresentam-se as características essenciais do software Modellus, concebido especialmente para modelagem em Ciências Físicas e Matemática sob uma visão de ensino que enfatiza, no processo de aprendizagem, a exploração e a criação de múltiplas representações de fenômenos físicos e de objetos matemáticos. |
id |
UFRGS-2_e2428670f3e10aca750c2ff05fc6fc29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95500 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Veit, Eliane AngelaTeodoro, Victor Manuel Neves Duarte2014-05-22T02:06:48Z20021806-1117http://hdl.handle.net/10183/95500000334069Discute-se a importância da modelagem no ensino/aprendizagem de Física em conexão com os novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio (PCNEM). Apresentam-se as características essenciais do software Modellus, concebido especialmente para modelagem em Ciências Físicas e Matemática sob uma visão de ensino que enfatiza, no processo de aprendizagem, a exploração e a criação de múltiplas representações de fenômenos físicos e de objetos matemáticos.The relevance of modelling in the teaching/learning of physics is discussed in connection to the new Brazilian high school curricular parameters. The discussion introduces the main features of the software Modellus, which has been especially conceived for modelling in Physical Science and Mathematics, based on a point of view that emphasizes in the learning process the creation and exploration of multiple representations for physical phenomena and mathematical objects.application/pdfporRevista brasileira de ensino de fisica. São Paulo. Vol. 24, n. 2 (jun. 2002), p. 87-96Modelagem computacionalEnsino de ciênciasEnsino médioModelagem no ensino/aprendizagem de física e os novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médioModelling in teaching/learning of physics and the new Brazilian high school curricular parameters info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000334069.pdf000334069.pdfTexto completoapplication/pdf335315http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95500/1/000334069.pdf9364f324d1f5634e3505423877266441MD51TEXT000334069.pdf.txt000334069.pdf.txtExtracted Texttext/plain48801http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95500/2/000334069.pdf.txt434fd608b934dab311c6d3e658a71f14MD52THUMBNAIL000334069.pdf.jpg000334069.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1650http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95500/3/000334069.pdf.jpg201c082bbba9e206a1b0fefecc9ad614MD5310183/955002023-09-21 03:39:29.330673oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95500Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-21T06:39:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelagem no ensino/aprendizagem de física e os novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Modelling in teaching/learning of physics and the new Brazilian high school curricular parameters |
title |
Modelagem no ensino/aprendizagem de física e os novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio |
spellingShingle |
Modelagem no ensino/aprendizagem de física e os novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio Veit, Eliane Angela Modelagem computacional Ensino de ciências Ensino médio |
title_short |
Modelagem no ensino/aprendizagem de física e os novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio |
title_full |
Modelagem no ensino/aprendizagem de física e os novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio |
title_fullStr |
Modelagem no ensino/aprendizagem de física e os novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio |
title_full_unstemmed |
Modelagem no ensino/aprendizagem de física e os novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio |
title_sort |
Modelagem no ensino/aprendizagem de física e os novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio |
author |
Veit, Eliane Angela |
author_facet |
Veit, Eliane Angela Teodoro, Victor Manuel Neves Duarte |
author_role |
author |
author2 |
Teodoro, Victor Manuel Neves Duarte |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veit, Eliane Angela Teodoro, Victor Manuel Neves Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem computacional Ensino de ciências Ensino médio |
topic |
Modelagem computacional Ensino de ciências Ensino médio |
description |
Discute-se a importância da modelagem no ensino/aprendizagem de Física em conexão com os novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio (PCNEM). Apresentam-se as características essenciais do software Modellus, concebido especialmente para modelagem em Ciências Físicas e Matemática sob uma visão de ensino que enfatiza, no processo de aprendizagem, a exploração e a criação de múltiplas representações de fenômenos físicos e de objetos matemáticos. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-22T02:06:48Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95500 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-1117 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000334069 |
identifier_str_mv |
1806-1117 000334069 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de ensino de fisica. São Paulo. Vol. 24, n. 2 (jun. 2002), p. 87-96 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95500/1/000334069.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95500/2/000334069.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95500/3/000334069.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9364f324d1f5634e3505423877266441 434fd608b934dab311c6d3e658a71f14 201c082bbba9e206a1b0fefecc9ad614 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224835113680896 |