Revista Horizonte (1949–1956) : imagem impressa e questões políticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duprat, Andréia Carolina Duarte
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/87977
Resumo: A revista cultural Horizonte circulou no Rio Grande do Sul (Brasil) entre os anos de 1949 e 1956. Seus colaboradores eram escritores, jornalistas e artistas visuais ligados à esquerda, sendo alguns deles filiados ao Partido Comunista. A partir de 1950, a poetisa Lila Ripoll (1905–1967) assume a direção da publicação e os artistas Vasco Prado (1914–1998) e Carlos Scliar (1920–2001) ingressam no Conselho de Redação. Essas alterações na equipe vieram acompanhadas por uma proposta de reformulação de conteúdo que passaria a atender às diretrizes do Realismo Socialista. A fim de viabilizar economicamente a Horizonte, o Clube de Gravura de Porto Alegre (CGPA) foi criado em 1950. Porém, a agremiação foi mais do que mera financiadora da revista, através de cursos de formação artística e de exposições animou o ambiente cultural local. Na cidade de Bagé (RS), uma instituição semelhante ao CGPA foi fundada, o Clube de Gravura de Bagé, em 1951. A inspiração dos Clubes surgiu do encontro de Scliar e Vasco com o gravador mexicano Leopoldo Méndez (1902–1969), na Europa, em 1948. Méndez foi um dos fundadores do Taller de Gráfica Popular (TGP), uma entidade voltada às artes gráficas na qual se exercia um modo de trabalho coletivo. Este trabalho documenta e discute as ilustrações publicadas na revista Horizonte, relacionando-as às obras de artistas do TGP. Para dar subsídios a essa proposta, apresenta-se um breve levantamento dos veículos de imprensa de esquerda na primeira metade do século XX, no Brasil, tencionando verificar a linhagem na qual se insere Horizonte.
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