Pedagogia do caldeirão : transgressões e intuições sobre a construção da identidade docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/274641 |
Resumo: | A Pedagogia do Caldeirão: transgressões e intuições, tem por objetivo promover a reflexão para a ação acerca de questões que envolvem a formação e o trabalho docente tendo por base experiências práticas em Educação Popular. Para isso são evocadas memórias acerca de minha atuação, como arte-educadora, em projetos socioculturais. A escrita realiza-se sob o prisma do termo herstory, que parte de uma perspectiva feminista e tem como premissa (re)escrever a história segundo a experiência das mulheres. As temáticas suscitadas neste trabalho concentram-se em problematizar e aprofundar questões sobre a importância, a valorização e a função social da linguagem do teatro no processo de ensino e aprendizagem. Para que o teatro na educação possa assumir sua potência de reinvenção e transformação dos paradigmas de opressão e dominação aos quais estamos submetidos em nossa sociedade baseada no sistema patriarcal. |
id |
UFRGS-2_e27e33d6206e091cfe85a0a4aefba05d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274641 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferraz, Aline AncinelloSantos, Vera Lucia Bertoni dos2024-04-11T06:26:27Z2024http://hdl.handle.net/10183/274641001200465A Pedagogia do Caldeirão: transgressões e intuições, tem por objetivo promover a reflexão para a ação acerca de questões que envolvem a formação e o trabalho docente tendo por base experiências práticas em Educação Popular. Para isso são evocadas memórias acerca de minha atuação, como arte-educadora, em projetos socioculturais. A escrita realiza-se sob o prisma do termo herstory, que parte de uma perspectiva feminista e tem como premissa (re)escrever a história segundo a experiência das mulheres. As temáticas suscitadas neste trabalho concentram-se em problematizar e aprofundar questões sobre a importância, a valorização e a função social da linguagem do teatro no processo de ensino e aprendizagem. Para que o teatro na educação possa assumir sua potência de reinvenção e transformação dos paradigmas de opressão e dominação aos quais estamos submetidos em nossa sociedade baseada no sistema patriarcal.Caldeirão Pedagogy: transgressions and intuitions about the construction of teaching identity, aims to promote reflection for action on issues involving training and teaching work based on practical experiences in Popular Education. To do this, memories are invoked about my work, as an art educator, in sociocultural projects. The writing takes place under the prism of the term herstory, which starts from a feminist perspective and has the premise of (re)writing history according to women's experiences. The themes raised in this work focus on problematizing and deepening questions about the importance, valorization and social function of the language of theater in the teaching and learning process. So that theater in education can assume its power to reinvent and transform the paradigms of oppression and domination to which we are subjected in our society based on the patriarchal system.application/pdfporArteBruxaEducação popularDescolonizaçãoEducaçãoFeminismoTeatroTransgressãoArtWitchPopular educationDescolonizationEducationFeminismHerstoryTeacherSociocultural ProjectTheaterTransgressionPedagogia do caldeirão : transgressões e intuições sobre a construção da identidade docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2024Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001200465.pdf.txt001200465.pdf.txtExtracted Texttext/plain113068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274641/2/001200465.pdf.txt99706bace25ccfc161f32e167219f741MD52ORIGINAL001200465.pdfTexto completoapplication/pdf2076380http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274641/1/001200465.pdf2b69bf23b1a039f877ac6f1aebab4700MD5110183/2746412024-04-12 06:21:14.065286oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274641Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-12T09:21:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pedagogia do caldeirão : transgressões e intuições sobre a construção da identidade docente |
title |
Pedagogia do caldeirão : transgressões e intuições sobre a construção da identidade docente |
spellingShingle |
Pedagogia do caldeirão : transgressões e intuições sobre a construção da identidade docente Ferraz, Aline Ancinello Arte Bruxa Educação popular Descolonização Educação Feminismo Teatro Transgressão Art Witch Popular education Descolonization Education Feminism Herstory Teacher Sociocultural Project Theater Transgression |
title_short |
Pedagogia do caldeirão : transgressões e intuições sobre a construção da identidade docente |
title_full |
Pedagogia do caldeirão : transgressões e intuições sobre a construção da identidade docente |
title_fullStr |
Pedagogia do caldeirão : transgressões e intuições sobre a construção da identidade docente |
title_full_unstemmed |
Pedagogia do caldeirão : transgressões e intuições sobre a construção da identidade docente |
title_sort |
Pedagogia do caldeirão : transgressões e intuições sobre a construção da identidade docente |
author |
Ferraz, Aline Ancinello |
author_facet |
Ferraz, Aline Ancinello |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferraz, Aline Ancinello |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
contributor_str_mv |
Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Bruxa Educação popular Descolonização Educação Feminismo Teatro Transgressão |
topic |
Arte Bruxa Educação popular Descolonização Educação Feminismo Teatro Transgressão Art Witch Popular education Descolonization Education Feminism Herstory Teacher Sociocultural Project Theater Transgression |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Art Witch Popular education Descolonization Education Feminism Herstory Teacher Sociocultural Project Theater Transgression |
description |
A Pedagogia do Caldeirão: transgressões e intuições, tem por objetivo promover a reflexão para a ação acerca de questões que envolvem a formação e o trabalho docente tendo por base experiências práticas em Educação Popular. Para isso são evocadas memórias acerca de minha atuação, como arte-educadora, em projetos socioculturais. A escrita realiza-se sob o prisma do termo herstory, que parte de uma perspectiva feminista e tem como premissa (re)escrever a história segundo a experiência das mulheres. As temáticas suscitadas neste trabalho concentram-se em problematizar e aprofundar questões sobre a importância, a valorização e a função social da linguagem do teatro no processo de ensino e aprendizagem. Para que o teatro na educação possa assumir sua potência de reinvenção e transformação dos paradigmas de opressão e dominação aos quais estamos submetidos em nossa sociedade baseada no sistema patriarcal. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-11T06:26:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/274641 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001200465 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/274641 |
identifier_str_mv |
001200465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274641/2/001200465.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274641/1/001200465.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
99706bace25ccfc161f32e167219f741 2b69bf23b1a039f877ac6f1aebab4700 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224682304700416 |