Pedagogia do caldeirão : transgressões e intuições sobre a construção da identidade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Aline Ancinello
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274641
Resumo: A Pedagogia do Caldeirão: transgressões e intuições, tem por objetivo promover a reflexão para a ação acerca de questões que envolvem a formação e o trabalho docente tendo por base experiências práticas em Educação Popular. Para isso são evocadas memórias acerca de minha atuação, como arte-educadora, em projetos socioculturais. A escrita realiza-se sob o prisma do termo herstory, que parte de uma perspectiva feminista e tem como premissa (re)escrever a história segundo a experiência das mulheres. As temáticas suscitadas neste trabalho concentram-se em problematizar e aprofundar questões sobre a importância, a valorização e a função social da linguagem do teatro no processo de ensino e aprendizagem. Para que o teatro na educação possa assumir sua potência de reinvenção e transformação dos paradigmas de opressão e dominação aos quais estamos submetidos em nossa sociedade baseada no sistema patriarcal.
id UFRGS-2_e27e33d6206e091cfe85a0a4aefba05d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274641
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferraz, Aline AncinelloSantos, Vera Lucia Bertoni dos2024-04-11T06:26:27Z2024http://hdl.handle.net/10183/274641001200465A Pedagogia do Caldeirão: transgressões e intuições, tem por objetivo promover a reflexão para a ação acerca de questões que envolvem a formação e o trabalho docente tendo por base experiências práticas em Educação Popular. Para isso são evocadas memórias acerca de minha atuação, como arte-educadora, em projetos socioculturais. A escrita realiza-se sob o prisma do termo herstory, que parte de uma perspectiva feminista e tem como premissa (re)escrever a história segundo a experiência das mulheres. As temáticas suscitadas neste trabalho concentram-se em problematizar e aprofundar questões sobre a importância, a valorização e a função social da linguagem do teatro no processo de ensino e aprendizagem. Para que o teatro na educação possa assumir sua potência de reinvenção e transformação dos paradigmas de opressão e dominação aos quais estamos submetidos em nossa sociedade baseada no sistema patriarcal.Caldeirão Pedagogy: transgressions and intuitions about the construction of teaching identity, aims to promote reflection for action on issues involving training and teaching work based on practical experiences in Popular Education. To do this, memories are invoked about my work, as an art educator, in sociocultural projects. The writing takes place under the prism of the term herstory, which starts from a feminist perspective and has the premise of (re)writing history according to women's experiences. The themes raised in this work focus on problematizing and deepening questions about the importance, valorization and social function of the language of theater in the teaching and learning process. So that theater in education can assume its power to reinvent and transform the paradigms of oppression and domination to which we are subjected in our society based on the patriarchal system.application/pdfporArteBruxaEducação popularDescolonizaçãoEducaçãoFeminismoTeatroTransgressãoArtWitchPopular educationDescolonizationEducationFeminismHerstoryTeacherSociocultural ProjectTheaterTransgressionPedagogia do caldeirão : transgressões e intuições sobre a construção da identidade docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2024Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001200465.pdf.txt001200465.pdf.txtExtracted Texttext/plain113068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274641/2/001200465.pdf.txt99706bace25ccfc161f32e167219f741MD52ORIGINAL001200465.pdfTexto completoapplication/pdf2076380http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274641/1/001200465.pdf2b69bf23b1a039f877ac6f1aebab4700MD5110183/2746412024-04-12 06:21:14.065286oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274641Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-12T09:21:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pedagogia do caldeirão : transgressões e intuições sobre a construção da identidade docente
title Pedagogia do caldeirão : transgressões e intuições sobre a construção da identidade docente
spellingShingle Pedagogia do caldeirão : transgressões e intuições sobre a construção da identidade docente
Ferraz, Aline Ancinello
Arte
Bruxa
Educação popular
Descolonização
Educação
Feminismo
Teatro
Transgressão
Art
Witch
Popular education
Descolonization
Education
Feminism
Herstory
Teacher
Sociocultural Project
Theater
Transgression
title_short Pedagogia do caldeirão : transgressões e intuições sobre a construção da identidade docente
title_full Pedagogia do caldeirão : transgressões e intuições sobre a construção da identidade docente
title_fullStr Pedagogia do caldeirão : transgressões e intuições sobre a construção da identidade docente
title_full_unstemmed Pedagogia do caldeirão : transgressões e intuições sobre a construção da identidade docente
title_sort Pedagogia do caldeirão : transgressões e intuições sobre a construção da identidade docente
author Ferraz, Aline Ancinello
author_facet Ferraz, Aline Ancinello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Aline Ancinello
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
contributor_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Bruxa
Educação popular
Descolonização
Educação
Feminismo
Teatro
Transgressão
topic Arte
Bruxa
Educação popular
Descolonização
Educação
Feminismo
Teatro
Transgressão
Art
Witch
Popular education
Descolonization
Education
Feminism
Herstory
Teacher
Sociocultural Project
Theater
Transgression
dc.subject.eng.fl_str_mv Art
Witch
Popular education
Descolonization
Education
Feminism
Herstory
Teacher
Sociocultural Project
Theater
Transgression
description A Pedagogia do Caldeirão: transgressões e intuições, tem por objetivo promover a reflexão para a ação acerca de questões que envolvem a formação e o trabalho docente tendo por base experiências práticas em Educação Popular. Para isso são evocadas memórias acerca de minha atuação, como arte-educadora, em projetos socioculturais. A escrita realiza-se sob o prisma do termo herstory, que parte de uma perspectiva feminista e tem como premissa (re)escrever a história segundo a experiência das mulheres. As temáticas suscitadas neste trabalho concentram-se em problematizar e aprofundar questões sobre a importância, a valorização e a função social da linguagem do teatro no processo de ensino e aprendizagem. Para que o teatro na educação possa assumir sua potência de reinvenção e transformação dos paradigmas de opressão e dominação aos quais estamos submetidos em nossa sociedade baseada no sistema patriarcal.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-11T06:26:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/274641
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001200465
url http://hdl.handle.net/10183/274641
identifier_str_mv 001200465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274641/2/001200465.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274641/1/001200465.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 99706bace25ccfc161f32e167219f741
2b69bf23b1a039f877ac6f1aebab4700
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224682304700416