Desenvolvimento de objeto digital de aprendizagem sobre técnicas de fisioterapia respiratória
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262144 |
Resumo: | Novas estratégias educacionais para a formação acadêmica em saúde constituem preocupação constante, já que os conteúdos em geral ainda são ministrados no formato tradicional. Em contrapartida, os softwares educacionais estão cada vez mais disponíveis para auxiliar alunos e professores a tornarem o aprendizado mais fácil, rápido e eficiente. Os objetos de aprendizagem são recursos digitais que podem ser reutilizados para dar suporte ao aprendizado, auxiliando tanto na modalidade à distância como na presencial. Na fisioterapia, a utilização de tecnologias educacionais é especialmente modesta se comparada a outros cursos de graduação da área da saúde. As técnicas de fisioterapia respiratória são comumente empregadas na remoção de secreção do trato respiratório e seu aprendizado exige uma diversidade de conhecimentos para sua aplicação, podendo as tecnologias da informação contribuir neste aspecto. O objetivo deste estudo foi desenvolver o objeto educacional digital sobre técnicas de fisioterapia respiratória enquanto tecnologia de ensino. Trata-se de um projeto de desenvolvimento de produção tecnológica baseada na engenharia de software. Para a construção do sistema foi utilizada a metodologia de Projeto Estruturado de Sistemas, abordagem baseada na Teoria do Ciclo de Vida do Sistema. Como resultado obteve-se um objeto educacional digital sobre técnicas de fisioterapia respiratória o qual agrega hipertexto, vídeo e animação. Está prevista a avaliação deste objeto por meio de um projeto de pesquisa a ser aplicado na graduação em Fisioterapia. Os resultados da pesquisa permitirão a revisão e o aperfeiçoamento do objeto para disponibilizá-lo em repositórios ou bibliotecas virtuais para serem utilizados por outras disciplinas ou instituições da área do ensino ou da assistência. |
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