Uma aplicação de inteligência artificial minimax para jogos de tabuleiro abstratos e de estratégia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schütz, Jordano Sardi
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218630
Resumo: Este trabalho é uma proposta para o desenvolvimento de um sistema de jogos de tabuleiro abstratos e de estratégia, para os quais há uma Inteligência Artificial Minimax apta a personificar um dos jogadores. Com esse fito, é de particular interesse a problemática intrínseca à representação computacional da dita classe de jogos, em que se destacam as abstrações dos elementos fundamentais comuns a esses jogos, as estruturas de dados aplicáveis na transposição computacional e como diferentes categorias de jogos de tabuleiro compartilham conceitos quando inseridos no processo arquitetural de uma plataforma digital de jogos. Flexibilidade, portanto, é requisito essencial. Ao mesmo tempo, o empenho da digitalização dos jogos abstratos e de estratégia deve se manter coeso com o componente autônomo do sistema: a Inteligência Artificial, aqui conduzida pelo expoente máximo dos Algoritmos de Decisão Competitiva, o Minimax. A sinergia entre um intento e outro é fundamental, e por si só implica em inúmeros desafios pertinentes tanto a arquitetura do sistema quanto ao poder de decisão da Inteligência Artificial. A proposta do sistema que adere os jogos de tabuleiro ao Minimax é seguida de uma validação prática, a qual objetiva asseverar a factibilidade das resoluções tomadas no campo teórico a partir de um conjunto reduzido de jogos abstratos e de estratégia, criteriosamente selecionados a partir de aspectos que provoquem a evolução do sistema. Colhido o saldo da implementação, é conduzida uma análise crítica a respeito da escalabilidade da proposta, firmada em relevantes pormenores até então intocados, porém presentes em diferentes jogos de tabuleiro.
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