O ambiente na tela : perspectivas de educação ambiental em produções audiovisuais do circuito Tela Verde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180456 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo compreender e discutir as perspectivas de Educação Ambiental apresentadas por um conjunto de materiais distribuídos pelo Ministério do Meio Ambiente, produções audiovisuais do Circuito Tela Verde, a partir de uma noção crítica e reflexiva. O Circuito Tela Verde (CTV) é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, que se realiza em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. O Circuito promove regularmente a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, que reúne vídeos com conteúdo socioambiental a serem exibidos em todo território nacional através de inscrições por editais públicos. Pensando no cinema como estratégia pedagógica potente na prática em Educação Ambiental, este trabalho apresenta questionamentos acerca das concepções de Educação Ambiental presentes no argumento das produções audiovisuais da 7ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente – Circuito Tela Verde, tendo como objetivo geral problematizar essas perspectivas. Das 37 produções que compõe a 7ª Edição do Circuito, foram analisadas as 25 disponíveis na base de compartilhamento de vídeos Youtube, disponibilizadas no canal MMA – mmeioambiente, da playlist intitulada “7ª Mostra Circuito Tela Verde – 2016” Inspirou a análise das produções o método de análise de conteúdo de Bardin (1977). Entre os instrumentos propostos pela referida metodologia, foi utilizada a análise categorial, buscando-se identificar no conteúdo dos materiais (transcrições de trechos e cenas dos vídeos) concepções de Educação Ambiental ali predominantes. Em relação às concepções/correntes de Educação Ambiental, as categorias que emergiram a partir da leitura hermenêutica das produções foram: Educação Ambiental Naturalista-Conservadora, Educação Ambiental Normativa e Educação Ambiental Crítico-Reflexiva. Dos filmes analisados, onze (11) deles foram classificados na perspectiva Crítico-Reflexiva, seis (6) deles na perspectiva Normativa e oito (8) deles na perspectiva Naturalista-Conservadora. O diálogo entre as diferentes abordagens em Educação Ambiental é fundamental para que as práticas do campo sejam reflexivas, não cristalizadas. E para isso, é preciso que os fundamentos das diferentes abordagens sejam compreendidos, apropriados e divulgados, tarefa que este trabalho procurou timidamente estimular. |
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