O ensino de funções em uma escola do campo a partir da produção de applets no software GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arcego, Priscila
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134136
Resumo: A utilização dos recursos tecnológicos pode contribuir com os processos de ensino e de aprendizagem à medida que ocorra uma interação consciente do estudante com esses recursos. Nesse sentido, a Teoria de Aprendizagem denominada Construcionismo, proposta por Seymour Papert, considera esses pressupostos e propõe que o computador, como um destes recursos, seja considerado um meio para a construção do conhecimento. Assim, o aprendiz constrói o seu conhecimento por meio do desenvolvimento de um produto. Dessa forma, nossa pesquisa foi composta por uma experiência didática, baseada nos princípios do Construcionismo, na qual cada aprendiz desenvolveu um applet¹ com o software Geogebra sobre função afim, o qual pôde ser mostrado/apresentado aos colegas. Nessa perspectiva, o professor agiu como o mediador do processo instigando os estudantes a explorar os recursos disponibilizados e estabelecer as relações matemáticas fundamentais. A experiência teve como principal objetivo investigar e analisar as contribuições do uso do software Geogebra e da geometria dinâmica no ensino de funções afins, com foco no último ano do ensino fundamental. A proposta buscou relacionar conceitos matemáticos aparentemente abstratos com situações do cotidiano, utilizando como recurso um software dinâmico e interativo. O estudo das funções por meio da interação com o ambiente de aprendizagem do Geogebra abordou diversos elementos geométricos, os quais estavam sujeitos à movimentos e posicionamentos variados a partir das possibilidades da Geometria Dinâmica.
id UFRGS-2_e39951cb68407ba4c8aeefd228effe8d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134136
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Arcego, PriscilaRosa, Maurício2016-03-24T02:06:42Z2015http://hdl.handle.net/10183/134136000984700A utilização dos recursos tecnológicos pode contribuir com os processos de ensino e de aprendizagem à medida que ocorra uma interação consciente do estudante com esses recursos. Nesse sentido, a Teoria de Aprendizagem denominada Construcionismo, proposta por Seymour Papert, considera esses pressupostos e propõe que o computador, como um destes recursos, seja considerado um meio para a construção do conhecimento. Assim, o aprendiz constrói o seu conhecimento por meio do desenvolvimento de um produto. Dessa forma, nossa pesquisa foi composta por uma experiência didática, baseada nos princípios do Construcionismo, na qual cada aprendiz desenvolveu um applet¹ com o software Geogebra sobre função afim, o qual pôde ser mostrado/apresentado aos colegas. Nessa perspectiva, o professor agiu como o mediador do processo instigando os estudantes a explorar os recursos disponibilizados e estabelecer as relações matemáticas fundamentais. A experiência teve como principal objetivo investigar e analisar as contribuições do uso do software Geogebra e da geometria dinâmica no ensino de funções afins, com foco no último ano do ensino fundamental. A proposta buscou relacionar conceitos matemáticos aparentemente abstratos com situações do cotidiano, utilizando como recurso um software dinâmico e interativo. O estudo das funções por meio da interação com o ambiente de aprendizagem do Geogebra abordou diversos elementos geométricos, os quais estavam sujeitos à movimentos e posicionamentos variados a partir das possibilidades da Geometria Dinâmica.application/pdfporFuncoesGeoGebra : SoftwareO ensino de funções em uma escola do campo a partir da produção de applets no software GeoGebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984700.pdf000984700.pdfTexto completoapplication/pdf618366http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134136/1/000984700.pdff6decc4babdd32ead3d848991bc8dd0aMD51TEXT000984700.pdf.txt000984700.pdf.txtExtracted Texttext/plain59147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134136/2/000984700.pdf.txtae9fdd0959ec2f3dda24cc28f9506d71MD52THUMBNAIL000984700.pdf.jpg000984700.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1596http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134136/3/000984700.pdf.jpg82de4ef3f0a06c24b39c7dafbb386bc5MD5310183/1341362018-10-29 08:06:03.398oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134136Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:06:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de funções em uma escola do campo a partir da produção de applets no software GeoGebra
title O ensino de funções em uma escola do campo a partir da produção de applets no software GeoGebra
spellingShingle O ensino de funções em uma escola do campo a partir da produção de applets no software GeoGebra
Arcego, Priscila
Funcoes
GeoGebra : Software
title_short O ensino de funções em uma escola do campo a partir da produção de applets no software GeoGebra
title_full O ensino de funções em uma escola do campo a partir da produção de applets no software GeoGebra
title_fullStr O ensino de funções em uma escola do campo a partir da produção de applets no software GeoGebra
title_full_unstemmed O ensino de funções em uma escola do campo a partir da produção de applets no software GeoGebra
title_sort O ensino de funções em uma escola do campo a partir da produção de applets no software GeoGebra
author Arcego, Priscila
author_facet Arcego, Priscila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arcego, Priscila
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Maurício
contributor_str_mv Rosa, Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Funcoes
GeoGebra : Software
topic Funcoes
GeoGebra : Software
description A utilização dos recursos tecnológicos pode contribuir com os processos de ensino e de aprendizagem à medida que ocorra uma interação consciente do estudante com esses recursos. Nesse sentido, a Teoria de Aprendizagem denominada Construcionismo, proposta por Seymour Papert, considera esses pressupostos e propõe que o computador, como um destes recursos, seja considerado um meio para a construção do conhecimento. Assim, o aprendiz constrói o seu conhecimento por meio do desenvolvimento de um produto. Dessa forma, nossa pesquisa foi composta por uma experiência didática, baseada nos princípios do Construcionismo, na qual cada aprendiz desenvolveu um applet¹ com o software Geogebra sobre função afim, o qual pôde ser mostrado/apresentado aos colegas. Nessa perspectiva, o professor agiu como o mediador do processo instigando os estudantes a explorar os recursos disponibilizados e estabelecer as relações matemáticas fundamentais. A experiência teve como principal objetivo investigar e analisar as contribuições do uso do software Geogebra e da geometria dinâmica no ensino de funções afins, com foco no último ano do ensino fundamental. A proposta buscou relacionar conceitos matemáticos aparentemente abstratos com situações do cotidiano, utilizando como recurso um software dinâmico e interativo. O estudo das funções por meio da interação com o ambiente de aprendizagem do Geogebra abordou diversos elementos geométricos, os quais estavam sujeitos à movimentos e posicionamentos variados a partir das possibilidades da Geometria Dinâmica.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-24T02:06:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134136
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000984700
url http://hdl.handle.net/10183/134136
identifier_str_mv 000984700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134136/1/000984700.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134136/2/000984700.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134136/3/000984700.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f6decc4babdd32ead3d848991bc8dd0a
ae9fdd0959ec2f3dda24cc28f9506d71
82de4ef3f0a06c24b39c7dafbb386bc5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447164777660416