O ensino de funções em uma escola do campo a partir da produção de applets no software GeoGebra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134136 |
Resumo: | A utilização dos recursos tecnológicos pode contribuir com os processos de ensino e de aprendizagem à medida que ocorra uma interação consciente do estudante com esses recursos. Nesse sentido, a Teoria de Aprendizagem denominada Construcionismo, proposta por Seymour Papert, considera esses pressupostos e propõe que o computador, como um destes recursos, seja considerado um meio para a construção do conhecimento. Assim, o aprendiz constrói o seu conhecimento por meio do desenvolvimento de um produto. Dessa forma, nossa pesquisa foi composta por uma experiência didática, baseada nos princípios do Construcionismo, na qual cada aprendiz desenvolveu um applet¹ com o software Geogebra sobre função afim, o qual pôde ser mostrado/apresentado aos colegas. Nessa perspectiva, o professor agiu como o mediador do processo instigando os estudantes a explorar os recursos disponibilizados e estabelecer as relações matemáticas fundamentais. A experiência teve como principal objetivo investigar e analisar as contribuições do uso do software Geogebra e da geometria dinâmica no ensino de funções afins, com foco no último ano do ensino fundamental. A proposta buscou relacionar conceitos matemáticos aparentemente abstratos com situações do cotidiano, utilizando como recurso um software dinâmico e interativo. O estudo das funções por meio da interação com o ambiente de aprendizagem do Geogebra abordou diversos elementos geométricos, os quais estavam sujeitos à movimentos e posicionamentos variados a partir das possibilidades da Geometria Dinâmica. |
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