Prática docente : desafios de trabalhar com a metodologia de projeto de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142836 |
Resumo: | Na educação, nos deparamos com metodologias diferentes, que entendemos ser ideais no processo ensino-aprendizagem. Este estudo tem por finalidade identificar as dificuldades e desafios encontrados pelos professores ao trabalhar com uma nova metodologia, como a arquitetura pedagógica de projetos de aprendizagem. Está fundamentado nas ideias de diferentes autores como Fagundes, Magdalena e Costa, Molin. A pesquisa é de abordagem qualitativa, e utilizou-se de entrevista com dez professores da rede pública do município de Três Cachoeiras, com a finalidade de identificar as dificuldades e desafios apresentados pelos educadores. Além das entrevistas, desenvolveu-se uma comparação entre as metodologias, ensino por projetos, e projetos de aprendizagem. Ensino por projeto e projeto de aprendizagem são dois exemplos destas metodologias utilizadas pelos professores na sala de aula e apresentam características distintas, no que se refere ao agente no processo ensino-aprendizagem. O projeto de aprendizagem mesmo sendo uma maneira muito inteligente de despertar o interesse dos alunos para a construção do conhecimento ainda apresenta inquietações e certa resistência por parte de alguns professores. |
id |
UFRGS-2_e39ce5262419a867f9b59194faa965ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142836 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Medeiros, Jucimara Jaeger SchefferAlmeida, Dóris Bittencourt2016-06-21T02:10:08Z2010http://hdl.handle.net/10183/142836000993633Na educação, nos deparamos com metodologias diferentes, que entendemos ser ideais no processo ensino-aprendizagem. Este estudo tem por finalidade identificar as dificuldades e desafios encontrados pelos professores ao trabalhar com uma nova metodologia, como a arquitetura pedagógica de projetos de aprendizagem. Está fundamentado nas ideias de diferentes autores como Fagundes, Magdalena e Costa, Molin. A pesquisa é de abordagem qualitativa, e utilizou-se de entrevista com dez professores da rede pública do município de Três Cachoeiras, com a finalidade de identificar as dificuldades e desafios apresentados pelos educadores. Além das entrevistas, desenvolveu-se uma comparação entre as metodologias, ensino por projetos, e projetos de aprendizagem. Ensino por projeto e projeto de aprendizagem são dois exemplos destas metodologias utilizadas pelos professores na sala de aula e apresentam características distintas, no que se refere ao agente no processo ensino-aprendizagem. O projeto de aprendizagem mesmo sendo uma maneira muito inteligente de despertar o interesse dos alunos para a construção do conhecimento ainda apresenta inquietações e certa resistência por parte de alguns professores.application/pdfporPrática pedagógicaMetodologiaProfessorAlunoPrática docente : desafios de trabalhar com a metodologia de projeto de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993633.pdf000993633.pdfTexto completoapplication/pdf664446http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142836/1/000993633.pdf4172a9804b85de64b55a73459f936701MD51TEXT000993633.pdf.txt000993633.pdf.txtExtracted Texttext/plain43129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142836/2/000993633.pdf.txt4cf65131902b83432b611df276bc6c99MD52THUMBNAIL000993633.pdf.jpg000993633.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142836/3/000993633.pdf.jpg5df36643971c3934ac3e4015b9882546MD5310183/1428362018-10-26 10:02:22.206oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142836Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:02:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Prática docente : desafios de trabalhar com a metodologia de projeto de aprendizagem |
title |
Prática docente : desafios de trabalhar com a metodologia de projeto de aprendizagem |
spellingShingle |
Prática docente : desafios de trabalhar com a metodologia de projeto de aprendizagem Medeiros, Jucimara Jaeger Scheffer Prática pedagógica Metodologia Professor Aluno |
title_short |
Prática docente : desafios de trabalhar com a metodologia de projeto de aprendizagem |
title_full |
Prática docente : desafios de trabalhar com a metodologia de projeto de aprendizagem |
title_fullStr |
Prática docente : desafios de trabalhar com a metodologia de projeto de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Prática docente : desafios de trabalhar com a metodologia de projeto de aprendizagem |
title_sort |
Prática docente : desafios de trabalhar com a metodologia de projeto de aprendizagem |
author |
Medeiros, Jucimara Jaeger Scheffer |
author_facet |
Medeiros, Jucimara Jaeger Scheffer |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Jucimara Jaeger Scheffer |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Dóris Bittencourt |
contributor_str_mv |
Almeida, Dóris Bittencourt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Metodologia Professor Aluno |
topic |
Prática pedagógica Metodologia Professor Aluno |
description |
Na educação, nos deparamos com metodologias diferentes, que entendemos ser ideais no processo ensino-aprendizagem. Este estudo tem por finalidade identificar as dificuldades e desafios encontrados pelos professores ao trabalhar com uma nova metodologia, como a arquitetura pedagógica de projetos de aprendizagem. Está fundamentado nas ideias de diferentes autores como Fagundes, Magdalena e Costa, Molin. A pesquisa é de abordagem qualitativa, e utilizou-se de entrevista com dez professores da rede pública do município de Três Cachoeiras, com a finalidade de identificar as dificuldades e desafios apresentados pelos educadores. Além das entrevistas, desenvolveu-se uma comparação entre as metodologias, ensino por projetos, e projetos de aprendizagem. Ensino por projeto e projeto de aprendizagem são dois exemplos destas metodologias utilizadas pelos professores na sala de aula e apresentam características distintas, no que se refere ao agente no processo ensino-aprendizagem. O projeto de aprendizagem mesmo sendo uma maneira muito inteligente de despertar o interesse dos alunos para a construção do conhecimento ainda apresenta inquietações e certa resistência por parte de alguns professores. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-21T02:10:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/142836 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000993633 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/142836 |
identifier_str_mv |
000993633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142836/1/000993633.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142836/2/000993633.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142836/3/000993633.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4172a9804b85de64b55a73459f936701 4cf65131902b83432b611df276bc6c99 5df36643971c3934ac3e4015b9882546 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224511312363520 |