O processo de co-criação de conteúdos desenvolvidos por funcionários para uma plataforma LMS de uma indústria metal mecânica o processo de co-criação de conteúdos desenvolvidos por funcionários para uma plataforma lms de uma indústria metal mecânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vitória da Silveira dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254951
Resumo: Este presente estudo tem como finalidade descrever como se deu o processo de cocriação de conteúdos por funcionários para uma plataforma LMS (Learning Machine System) em uma indústria metal-mecânica no sul do país durante o período do novo Coronavírus. A indústria metal-mecânica analisada encontrou como oportunidade implementar uma plataforma LMS para continuar satisfazendo as necessidades de aprendizado de seus funcionários. Para além de conteúdos terceirizados, o time responsável pelo projeto optou por convidar funcionários que fossem referência em processos específicos da empresa para co-construir conteúdos, desenvolvendo materiais que fossem disseminados para seus colegas totalmente personalizados à realidade do negócio. Sob esta ótica, ao longo do trabalho foram abordados os conceitos de co-criação, a fim de analisar este processo de personalização às necessidades da empresa e de prosumption, dado que as fronteiras entre a produção e o consumo destes materiais é de difícil distinção. Este é um trabalho de cunho descritivo e exploratório onde 12 funcionários responsáveis pela construção destes conteúdos foram entrevistados a fim de compreender como se deu esse processo. Como resultado, analisa-se que os funcionários não percebem o processo de exploração do seu trabalho, apesar de trabalharem horas a mais, necessitarem reorganizar suas funções e não terem tal atividade presente na sua descrição de cargo. Para eles, é visto apenas como algo positivo muito celebrado ao atingir os objetivos da empresa em encontrar vantagem competitiva em disseminar conteúdos.
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