Para uma crítica da consciência pelos afetos : o ensino de História como desafio de uma aprendizagem das relações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Nilton Mullet
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Torelly, Gabriel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267296
Resumo: O presente artigo articula-se em dois diferentes sentidos. No primeiro deles, propõe uma crítica aberta e sensível ao imperativo da consciência na prática e na reflexão sobre o ensino de História. No segundo, ensaia as condições de possibilidade de um ensino de História que passa pelos afetos. O percurso teórico realiza-se a partir da criação de uma interface entre a filosofia prática de Spinoza e o pensamento ameríndio de Ailton Krenak. Em termos metodológicos, embora não se reporte diretamente a uma coleta de resultados empíricos, evoca ocorrências de sala de aula, inspiradas nas experiências dos ateliês de imaginação histórica, oriundas da pesquisa “Imaginação e ensino de História” e nas experiências de estudo e de prática, no âmbito do projeto “Aprendizagem em História como Arte de Criar Encontros Alegres”, junto a escolas da rede pública do estado. A partir do aprofundamento teórico proposto e da exposição do limiar epistemológico entre a categoria da consciência histórica e a aprendizagem dos afetos, renova-se o fundamento de um ensino de História voltado para responder às urgências éticas e políticas do presente.
id UFRGS-2_e3aa12bf94119248c2490ca1ea408f99
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267296
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Nilton MulletTorelly, Gabriel2023-11-18T03:27:13Z20231806-3993http://hdl.handle.net/10183/267296001187093O presente artigo articula-se em dois diferentes sentidos. No primeiro deles, propõe uma crítica aberta e sensível ao imperativo da consciência na prática e na reflexão sobre o ensino de História. No segundo, ensaia as condições de possibilidade de um ensino de História que passa pelos afetos. O percurso teórico realiza-se a partir da criação de uma interface entre a filosofia prática de Spinoza e o pensamento ameríndio de Ailton Krenak. Em termos metodológicos, embora não se reporte diretamente a uma coleta de resultados empíricos, evoca ocorrências de sala de aula, inspiradas nas experiências dos ateliês de imaginação histórica, oriundas da pesquisa “Imaginação e ensino de História” e nas experiências de estudo e de prática, no âmbito do projeto “Aprendizagem em História como Arte de Criar Encontros Alegres”, junto a escolas da rede pública do estado. A partir do aprofundamento teórico proposto e da exposição do limiar epistemológico entre a categoria da consciência histórica e a aprendizagem dos afetos, renova-se o fundamento de um ensino de História voltado para responder às urgências éticas e políticas do presente.This article is made on two different points. The first point proposes a sensible open review about the imperative of conscience in practice and reflection on the teaching of History. The second point is about the conditions and possibilities about a History teaching that consider the people affects. The theoretical path is based on the creation of an interface between the Spinoza practical philosophy and the Ailton Krenak Amerindian thinking. Regarding to methodology, although it is not a collect of empirical results, it brings episodes that have occurred in the classes of the public schools where the studies had been realized, inspired by the historical imagination atelier, which was made from the researching “Imagination and History Teaching”, and from the theoretical and practical experiences based on the project “The art of Creating Happy Meetings”. From the theoretical study that is proposed and the exposition of the epistemological threshold between the category of historical conscience and affects learning, a History teaching focused on bring answers to the ethical and political urgencies of nowadays is renewed.application/pdfporRevista História Hoje. São Paulo, SP. Vol. 12, n. 26 (jul./dez. 2023), p. 121-145Ensino de históriaAfetoHistory teachingAffectConsciencePara uma crítica da consciência pelos afetos : o ensino de História como desafio de uma aprendizagem das relaçõesFor a critique of consciousness by affection : History teaching as a challenge for learning relationshipsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001187093.pdf.txt001187093.pdf.txtExtracted Texttext/plain64058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267296/2/001187093.pdf.txt42de962b2729479fd1dea1ac3b902112MD52ORIGINAL001187093.pdfTexto completoapplication/pdf538293http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267296/1/001187093.pdfd6190bfff8f1d05ec3316b1d605ab73bMD5110183/2672962024-05-25 06:49:55.283947oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267296Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-05-25T09:49:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Para uma crítica da consciência pelos afetos : o ensino de História como desafio de uma aprendizagem das relações
dc.title.alternative.en.fl_str_mv For a critique of consciousness by affection : History teaching as a challenge for learning relationships
title Para uma crítica da consciência pelos afetos : o ensino de História como desafio de uma aprendizagem das relações
spellingShingle Para uma crítica da consciência pelos afetos : o ensino de História como desafio de uma aprendizagem das relações
Pereira, Nilton Mullet
Ensino de história
Afeto
History teaching
Affect
Conscience
title_short Para uma crítica da consciência pelos afetos : o ensino de História como desafio de uma aprendizagem das relações
title_full Para uma crítica da consciência pelos afetos : o ensino de História como desafio de uma aprendizagem das relações
title_fullStr Para uma crítica da consciência pelos afetos : o ensino de História como desafio de uma aprendizagem das relações
title_full_unstemmed Para uma crítica da consciência pelos afetos : o ensino de História como desafio de uma aprendizagem das relações
title_sort Para uma crítica da consciência pelos afetos : o ensino de História como desafio de uma aprendizagem das relações
author Pereira, Nilton Mullet
author_facet Pereira, Nilton Mullet
Torelly, Gabriel
author_role author
author2 Torelly, Gabriel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Nilton Mullet
Torelly, Gabriel
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Afeto
topic Ensino de história
Afeto
History teaching
Affect
Conscience
dc.subject.eng.fl_str_mv History teaching
Affect
Conscience
description O presente artigo articula-se em dois diferentes sentidos. No primeiro deles, propõe uma crítica aberta e sensível ao imperativo da consciência na prática e na reflexão sobre o ensino de História. No segundo, ensaia as condições de possibilidade de um ensino de História que passa pelos afetos. O percurso teórico realiza-se a partir da criação de uma interface entre a filosofia prática de Spinoza e o pensamento ameríndio de Ailton Krenak. Em termos metodológicos, embora não se reporte diretamente a uma coleta de resultados empíricos, evoca ocorrências de sala de aula, inspiradas nas experiências dos ateliês de imaginação histórica, oriundas da pesquisa “Imaginação e ensino de História” e nas experiências de estudo e de prática, no âmbito do projeto “Aprendizagem em História como Arte de Criar Encontros Alegres”, junto a escolas da rede pública do estado. A partir do aprofundamento teórico proposto e da exposição do limiar epistemológico entre a categoria da consciência histórica e a aprendizagem dos afetos, renova-se o fundamento de um ensino de História voltado para responder às urgências éticas e políticas do presente.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-18T03:27:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/267296
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-3993
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001187093
identifier_str_mv 1806-3993
001187093
url http://hdl.handle.net/10183/267296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista História Hoje. São Paulo, SP. Vol. 12, n. 26 (jul./dez. 2023), p. 121-145
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267296/2/001187093.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267296/1/001187093.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 42de962b2729479fd1dea1ac3b902112
d6190bfff8f1d05ec3316b1d605ab73b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725178892779520