Concepção de objetos digitais de aprendizagem para combinatória nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Elisa Friedrich
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223904
Resumo: O presente artigo apresenta o desenvolvimento de um Objeto Digital de Aprendizagem envolvendo Análise Combinatória voltado para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O planejamento do material digital, suas características e objetivos estão descritos e atendem aos requisitos apontados pela literatura. A concepção está fundamentada na teoria de Jean Piaget sobre a construção do conhecimento. Uma prospecção por material similar nos permitiu concluir não existir Objetos Digitais de Aprendizagem sobre essa temática para a faixa etária considerada, apontando para a necessidade de seu desenvolvimento e na perspectiva de contribuir para a formação Matemática dos alunos dos anos iniciais.
id UFRGS-2_e3e5e12d597acb9865da5d21849c6003
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223904
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martins, Elisa FriedrichBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2021-07-14T04:32:30Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/223904001092917O presente artigo apresenta o desenvolvimento de um Objeto Digital de Aprendizagem envolvendo Análise Combinatória voltado para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O planejamento do material digital, suas características e objetivos estão descritos e atendem aos requisitos apontados pela literatura. A concepção está fundamentada na teoria de Jean Piaget sobre a construção do conhecimento. Uma prospecção por material similar nos permitiu concluir não existir Objetos Digitais de Aprendizagem sobre essa temática para a faixa etária considerada, apontando para a necessidade de seu desenvolvimento e na perspectiva de contribuir para a formação Matemática dos alunos dos anos iniciais.The present article presents the development of a Digital Object of Learning involving Combinatorial Analysis aimed at students of the Elementary School. The planning of the material, its characteristics and objectives are described and meet the requirements pointed out in the literature. Also discussed is the theoretical basis on Jean Piaget's knowledge construction used in the object design process. A survey of similar resources allowed us to conclude that there were no Digital Learning Objects on this theme for the age group considered, pointing out the need for its development and the perspective of contributing to the mathematical formation of the students of the Primary School.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018), 10 p.Análise combinatóriaEducação básicaObjetos de aprendizagemCombinatorialPrimary SchoolLearning objectsMathematicsConcepção de objetos digitais de aprendizagem para combinatória nos anos iniciaisConception of digital materials for combinatorial in the primary school info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092917.pdf.txt001092917.pdf.txtExtracted Texttext/plain32746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223904/2/001092917.pdf.txt066beadb84c26094174a73eccb384378MD52ORIGINAL001092917.pdfTexto completoapplication/pdf371991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223904/1/001092917.pdfd2f7d75279aa88da2ea47c5a7fc72969MD5110183/2239042021-08-18 04:46:37.158146oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223904Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:46:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepção de objetos digitais de aprendizagem para combinatória nos anos iniciais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Conception of digital materials for combinatorial in the primary school
title Concepção de objetos digitais de aprendizagem para combinatória nos anos iniciais
spellingShingle Concepção de objetos digitais de aprendizagem para combinatória nos anos iniciais
Martins, Elisa Friedrich
Análise combinatória
Educação básica
Objetos de aprendizagem
Combinatorial
Primary School
Learning objects
Mathematics
title_short Concepção de objetos digitais de aprendizagem para combinatória nos anos iniciais
title_full Concepção de objetos digitais de aprendizagem para combinatória nos anos iniciais
title_fullStr Concepção de objetos digitais de aprendizagem para combinatória nos anos iniciais
title_full_unstemmed Concepção de objetos digitais de aprendizagem para combinatória nos anos iniciais
title_sort Concepção de objetos digitais de aprendizagem para combinatória nos anos iniciais
author Martins, Elisa Friedrich
author_facet Martins, Elisa Friedrich
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
author_role author
author2 Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Elisa Friedrich
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Análise combinatória
Educação básica
Objetos de aprendizagem
topic Análise combinatória
Educação básica
Objetos de aprendizagem
Combinatorial
Primary School
Learning objects
Mathematics
dc.subject.eng.fl_str_mv Combinatorial
Primary School
Learning objects
Mathematics
description O presente artigo apresenta o desenvolvimento de um Objeto Digital de Aprendizagem envolvendo Análise Combinatória voltado para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O planejamento do material digital, suas características e objetivos estão descritos e atendem aos requisitos apontados pela literatura. A concepção está fundamentada na teoria de Jean Piaget sobre a construção do conhecimento. Uma prospecção por material similar nos permitiu concluir não existir Objetos Digitais de Aprendizagem sobre essa temática para a faixa etária considerada, apontando para a necessidade de seu desenvolvimento e na perspectiva de contribuir para a formação Matemática dos alunos dos anos iniciais.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-14T04:32:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223904
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001092917
identifier_str_mv 1679-1916
001092917
url http://hdl.handle.net/10183/223904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018), 10 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223904/2/001092917.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223904/1/001092917.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 066beadb84c26094174a73eccb384378
d2f7d75279aa88da2ea47c5a7fc72969
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225025855946752