Concepção de objetos digitais de aprendizagem para combinatória nos anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223904 |
Resumo: | O presente artigo apresenta o desenvolvimento de um Objeto Digital de Aprendizagem envolvendo Análise Combinatória voltado para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O planejamento do material digital, suas características e objetivos estão descritos e atendem aos requisitos apontados pela literatura. A concepção está fundamentada na teoria de Jean Piaget sobre a construção do conhecimento. Uma prospecção por material similar nos permitiu concluir não existir Objetos Digitais de Aprendizagem sobre essa temática para a faixa etária considerada, apontando para a necessidade de seu desenvolvimento e na perspectiva de contribuir para a formação Matemática dos alunos dos anos iniciais. |
id |
UFRGS-2_e3e5e12d597acb9865da5d21849c6003 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223904 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Elisa FriedrichBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2021-07-14T04:32:30Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/223904001092917O presente artigo apresenta o desenvolvimento de um Objeto Digital de Aprendizagem envolvendo Análise Combinatória voltado para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O planejamento do material digital, suas características e objetivos estão descritos e atendem aos requisitos apontados pela literatura. A concepção está fundamentada na teoria de Jean Piaget sobre a construção do conhecimento. Uma prospecção por material similar nos permitiu concluir não existir Objetos Digitais de Aprendizagem sobre essa temática para a faixa etária considerada, apontando para a necessidade de seu desenvolvimento e na perspectiva de contribuir para a formação Matemática dos alunos dos anos iniciais.The present article presents the development of a Digital Object of Learning involving Combinatorial Analysis aimed at students of the Elementary School. The planning of the material, its characteristics and objectives are described and meet the requirements pointed out in the literature. Also discussed is the theoretical basis on Jean Piaget's knowledge construction used in the object design process. A survey of similar resources allowed us to conclude that there were no Digital Learning Objects on this theme for the age group considered, pointing out the need for its development and the perspective of contributing to the mathematical formation of the students of the Primary School.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018), 10 p.Análise combinatóriaEducação básicaObjetos de aprendizagemCombinatorialPrimary SchoolLearning objectsMathematicsConcepção de objetos digitais de aprendizagem para combinatória nos anos iniciaisConception of digital materials for combinatorial in the primary school info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092917.pdf.txt001092917.pdf.txtExtracted Texttext/plain32746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223904/2/001092917.pdf.txt066beadb84c26094174a73eccb384378MD52ORIGINAL001092917.pdfTexto completoapplication/pdf371991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223904/1/001092917.pdfd2f7d75279aa88da2ea47c5a7fc72969MD5110183/2239042021-08-18 04:46:37.158146oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223904Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:46:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Concepção de objetos digitais de aprendizagem para combinatória nos anos iniciais |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Conception of digital materials for combinatorial in the primary school |
title |
Concepção de objetos digitais de aprendizagem para combinatória nos anos iniciais |
spellingShingle |
Concepção de objetos digitais de aprendizagem para combinatória nos anos iniciais Martins, Elisa Friedrich Análise combinatória Educação básica Objetos de aprendizagem Combinatorial Primary School Learning objects Mathematics |
title_short |
Concepção de objetos digitais de aprendizagem para combinatória nos anos iniciais |
title_full |
Concepção de objetos digitais de aprendizagem para combinatória nos anos iniciais |
title_fullStr |
Concepção de objetos digitais de aprendizagem para combinatória nos anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Concepção de objetos digitais de aprendizagem para combinatória nos anos iniciais |
title_sort |
Concepção de objetos digitais de aprendizagem para combinatória nos anos iniciais |
author |
Martins, Elisa Friedrich |
author_facet |
Martins, Elisa Friedrich Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Elisa Friedrich Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise combinatória Educação básica Objetos de aprendizagem |
topic |
Análise combinatória Educação básica Objetos de aprendizagem Combinatorial Primary School Learning objects Mathematics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Combinatorial Primary School Learning objects Mathematics |
description |
O presente artigo apresenta o desenvolvimento de um Objeto Digital de Aprendizagem envolvendo Análise Combinatória voltado para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O planejamento do material digital, suas características e objetivos estão descritos e atendem aos requisitos apontados pela literatura. A concepção está fundamentada na teoria de Jean Piaget sobre a construção do conhecimento. Uma prospecção por material similar nos permitiu concluir não existir Objetos Digitais de Aprendizagem sobre essa temática para a faixa etária considerada, apontando para a necessidade de seu desenvolvimento e na perspectiva de contribuir para a formação Matemática dos alunos dos anos iniciais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-14T04:32:30Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/223904 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001092917 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001092917 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/223904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018), 10 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223904/2/001092917.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223904/1/001092917.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
066beadb84c26094174a73eccb384378 d2f7d75279aa88da2ea47c5a7fc72969 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225025855946752 |