Texto literário infantil : a compreensão da leitura e da linguagem literária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237129 |
Resumo: | O artigo pretende refletir sobre como o texto literário infantil se caracteriza a partir de sua leitura e dos leitores cujo desenvolvimento é mediado por esse texto. Essa proposta se justifica a partir de uma percepção de que, embora a prática de leitura do texto literário seja algo comumem muitas salas de aula, o que motiva essa leitura não é o encontro com a linguagem literária, mas o desenvolvimento de consciências linguísticas com base nas estruturas da língua identificadas no texto. Os argumentos apresentados buscam caracterizar a literatura infantil partindo do conceito de linguagem literária e defender a necessidade de uma mediação qualificada, tanto para expandir o repertório literário quanto para possibilitar a formação de um leitor que, com autonomia, seja capaz de ler, compreender e construir sentidos em interação com a linguagem literária, tornando essa prática presente em sua vida leitora. |
id |
UFRGS-2_e413ac250473d4ce2bb07fa463fd948b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237129 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nunes, Marília ForgeariniSperrhake, Renata2022-04-13T04:51:17Z20222236-4242http://hdl.handle.net/10183/237129001138988O artigo pretende refletir sobre como o texto literário infantil se caracteriza a partir de sua leitura e dos leitores cujo desenvolvimento é mediado por esse texto. Essa proposta se justifica a partir de uma percepção de que, embora a prática de leitura do texto literário seja algo comumem muitas salas de aula, o que motiva essa leitura não é o encontro com a linguagem literária, mas o desenvolvimento de consciências linguísticas com base nas estruturas da língua identificadas no texto. Os argumentos apresentados buscam caracterizar a literatura infantil partindo do conceito de linguagem literária e defender a necessidade de uma mediação qualificada, tanto para expandir o repertório literário quanto para possibilitar a formação de um leitor que, com autonomia, seja capaz de ler, compreender e construir sentidos em interação com a linguagem literária, tornando essa prática presente em sua vida leitora.This article aims to reflect upon how children’s literature, as text, is characterized based on its reading and the readers whose development is mediated by this text. This proposal stems from a perception that although reading practices of these texts are common in the classroom, what motivates this practice is not the literary language in itself, but the development of linguistic conscience through the language structures identified in the text. The arguments herein presented intend to characterize children’s literature through the concept of literary language and to defend the need for qualified mediation, both to expand the reader’s literary repertoire and to promote the development of autonomous readers who are able to read, understand, and build meaningful interactions with the literary language, which, in turn, will enable the presence of this practice in their reading experience.application/pdfporLinha D' Água. São Paulo, SP. Vol. 35,n. 1 (jan/abr. 2022), p. 21-38Literatura infantilEnsino fundamentalChildren's literatureReadingInteractionTeachingElementary schoolTexto literário infantil : a compreensão da leitura e da linguagem literáriaChildren's literary text : reading comprehension and literary languageinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138988.pdf.txt001138988.pdf.txtExtracted Texttext/plain51427http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237129/2/001138988.pdf.txtf96de0cfb0161af4acb2b3da8c947c34MD52ORIGINAL001138988.pdfTexto completoapplication/pdf1040099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237129/1/001138988.pdf069c16f7f57760b1dc7c16b9ee957472MD5110183/2371292022-04-20 04:50:49.037184oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237129Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:50:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Texto literário infantil : a compreensão da leitura e da linguagem literária |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Children's literary text : reading comprehension and literary language |
title |
Texto literário infantil : a compreensão da leitura e da linguagem literária |
spellingShingle |
Texto literário infantil : a compreensão da leitura e da linguagem literária Nunes, Marília Forgearini Literatura infantil Ensino fundamental Children's literature Reading Interaction Teaching Elementary school |
title_short |
Texto literário infantil : a compreensão da leitura e da linguagem literária |
title_full |
Texto literário infantil : a compreensão da leitura e da linguagem literária |
title_fullStr |
Texto literário infantil : a compreensão da leitura e da linguagem literária |
title_full_unstemmed |
Texto literário infantil : a compreensão da leitura e da linguagem literária |
title_sort |
Texto literário infantil : a compreensão da leitura e da linguagem literária |
author |
Nunes, Marília Forgearini |
author_facet |
Nunes, Marília Forgearini Sperrhake, Renata |
author_role |
author |
author2 |
Sperrhake, Renata |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Marília Forgearini Sperrhake, Renata |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Ensino fundamental |
topic |
Literatura infantil Ensino fundamental Children's literature Reading Interaction Teaching Elementary school |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Children's literature Reading Interaction Teaching Elementary school |
description |
O artigo pretende refletir sobre como o texto literário infantil se caracteriza a partir de sua leitura e dos leitores cujo desenvolvimento é mediado por esse texto. Essa proposta se justifica a partir de uma percepção de que, embora a prática de leitura do texto literário seja algo comumem muitas salas de aula, o que motiva essa leitura não é o encontro com a linguagem literária, mas o desenvolvimento de consciências linguísticas com base nas estruturas da língua identificadas no texto. Os argumentos apresentados buscam caracterizar a literatura infantil partindo do conceito de linguagem literária e defender a necessidade de uma mediação qualificada, tanto para expandir o repertório literário quanto para possibilitar a formação de um leitor que, com autonomia, seja capaz de ler, compreender e construir sentidos em interação com a linguagem literária, tornando essa prática presente em sua vida leitora. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-13T04:51:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/237129 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2236-4242 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001138988 |
identifier_str_mv |
2236-4242 001138988 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/237129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Linha D' Água. São Paulo, SP. Vol. 35,n. 1 (jan/abr. 2022), p. 21-38 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237129/2/001138988.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237129/1/001138988.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f96de0cfb0161af4acb2b3da8c947c34 069c16f7f57760b1dc7c16b9ee957472 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447786608394240 |