Texto literário infantil : a compreensão da leitura e da linguagem literária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Marília Forgearini
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sperrhake, Renata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237129
Resumo: O artigo pretende refletir sobre como o texto literário infantil se caracteriza a partir de sua leitura e dos leitores cujo desenvolvimento é mediado por esse texto. Essa proposta se justifica a partir de uma percepção de que, embora a prática de leitura do texto literário seja algo comumem muitas salas de aula, o que motiva essa leitura não é o encontro com a linguagem literária, mas o desenvolvimento de consciências linguísticas com base nas estruturas da língua identificadas no texto. Os argumentos apresentados buscam caracterizar a literatura infantil partindo do conceito de linguagem literária e defender a necessidade de uma mediação qualificada, tanto para expandir o repertório literário quanto para possibilitar a formação de um leitor que, com autonomia, seja capaz de ler, compreender e construir sentidos em interação com a linguagem literária, tornando essa prática presente em sua vida leitora.
id UFRGS-2_e413ac250473d4ce2bb07fa463fd948b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237129
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nunes, Marília ForgeariniSperrhake, Renata2022-04-13T04:51:17Z20222236-4242http://hdl.handle.net/10183/237129001138988O artigo pretende refletir sobre como o texto literário infantil se caracteriza a partir de sua leitura e dos leitores cujo desenvolvimento é mediado por esse texto. Essa proposta se justifica a partir de uma percepção de que, embora a prática de leitura do texto literário seja algo comumem muitas salas de aula, o que motiva essa leitura não é o encontro com a linguagem literária, mas o desenvolvimento de consciências linguísticas com base nas estruturas da língua identificadas no texto. Os argumentos apresentados buscam caracterizar a literatura infantil partindo do conceito de linguagem literária e defender a necessidade de uma mediação qualificada, tanto para expandir o repertório literário quanto para possibilitar a formação de um leitor que, com autonomia, seja capaz de ler, compreender e construir sentidos em interação com a linguagem literária, tornando essa prática presente em sua vida leitora.This article aims to reflect upon how children’s literature, as text, is characterized based on its reading and the readers whose development is mediated by this text. This proposal stems from a perception that although reading practices of these texts are common in the classroom, what motivates this practice is not the literary language in itself, but the development of linguistic conscience through the language structures identified in the text. The arguments herein presented intend to characterize children’s literature through the concept of literary language and to defend the need for qualified mediation, both to expand the reader’s literary repertoire and to promote the development of autonomous readers who are able to read, understand, and build meaningful interactions with the literary language, which, in turn, will enable the presence of this practice in their reading experience.application/pdfporLinha D' Água. São Paulo, SP. Vol. 35,n. 1 (jan/abr. 2022), p. 21-38Literatura infantilEnsino fundamentalChildren's literatureReadingInteractionTeachingElementary schoolTexto literário infantil : a compreensão da leitura e da linguagem literáriaChildren's literary text : reading comprehension and literary languageinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138988.pdf.txt001138988.pdf.txtExtracted Texttext/plain51427http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237129/2/001138988.pdf.txtf96de0cfb0161af4acb2b3da8c947c34MD52ORIGINAL001138988.pdfTexto completoapplication/pdf1040099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237129/1/001138988.pdf069c16f7f57760b1dc7c16b9ee957472MD5110183/2371292022-04-20 04:50:49.037184oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237129Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:50:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Texto literário infantil : a compreensão da leitura e da linguagem literária
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Children's literary text : reading comprehension and literary language
title Texto literário infantil : a compreensão da leitura e da linguagem literária
spellingShingle Texto literário infantil : a compreensão da leitura e da linguagem literária
Nunes, Marília Forgearini
Literatura infantil
Ensino fundamental
Children's literature
Reading
Interaction
Teaching
Elementary school
title_short Texto literário infantil : a compreensão da leitura e da linguagem literária
title_full Texto literário infantil : a compreensão da leitura e da linguagem literária
title_fullStr Texto literário infantil : a compreensão da leitura e da linguagem literária
title_full_unstemmed Texto literário infantil : a compreensão da leitura e da linguagem literária
title_sort Texto literário infantil : a compreensão da leitura e da linguagem literária
author Nunes, Marília Forgearini
author_facet Nunes, Marília Forgearini
Sperrhake, Renata
author_role author
author2 Sperrhake, Renata
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Marília Forgearini
Sperrhake, Renata
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Ensino fundamental
topic Literatura infantil
Ensino fundamental
Children's literature
Reading
Interaction
Teaching
Elementary school
dc.subject.eng.fl_str_mv Children's literature
Reading
Interaction
Teaching
Elementary school
description O artigo pretende refletir sobre como o texto literário infantil se caracteriza a partir de sua leitura e dos leitores cujo desenvolvimento é mediado por esse texto. Essa proposta se justifica a partir de uma percepção de que, embora a prática de leitura do texto literário seja algo comumem muitas salas de aula, o que motiva essa leitura não é o encontro com a linguagem literária, mas o desenvolvimento de consciências linguísticas com base nas estruturas da língua identificadas no texto. Os argumentos apresentados buscam caracterizar a literatura infantil partindo do conceito de linguagem literária e defender a necessidade de uma mediação qualificada, tanto para expandir o repertório literário quanto para possibilitar a formação de um leitor que, com autonomia, seja capaz de ler, compreender e construir sentidos em interação com a linguagem literária, tornando essa prática presente em sua vida leitora.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-13T04:51:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237129
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2236-4242
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001138988
identifier_str_mv 2236-4242
001138988
url http://hdl.handle.net/10183/237129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Linha D' Água. São Paulo, SP. Vol. 35,n. 1 (jan/abr. 2022), p. 21-38
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237129/2/001138988.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237129/1/001138988.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f96de0cfb0161af4acb2b3da8c947c34
069c16f7f57760b1dc7c16b9ee957472
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447786608394240