Arte afro abordando questões sobre estereótipos e autoestima na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115211 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho, a princípio, é apresentar uma pesquisa desenvolvida em sala de aula, com alunos de ensino fundamental final e médio, voltado para o conhecimento e valorização das culturas africana, afrodescendente e a representação da figura do negro nas artes visuais. Este trabalho tem um fundo autorreferencial. Ao abordar aspectos da cultura africana, indica alguns estereótipos expostos na cultura visual, em obras de artistas contemporâneos e modernos. Nesta abordagem, pretende-se, ainda, apontar as manifestações da arte afro-brasileira e africana, que não aparecem na cultura e na educação brasileira, para questionar os aspectos implícitos desta cultural visual. Serão citados artistas que trabalham com a temática da valorização da cultura afro-brasileira e africana e também os que abordam a desvalorização como denúncia social. Serão analisados exemplos destas manifestações vivenciadas pela autora, em sua trajetória, mas também observada no ambiente escolar. |
id |
UFRGS-2_e44ee765fbea256211168432fc50f240 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115211 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mendes, Zaira BrumZanatta, Cláudia Vicari2015-04-11T02:01:11Z2013http://hdl.handle.net/10183/115211000952501O objetivo deste trabalho, a princípio, é apresentar uma pesquisa desenvolvida em sala de aula, com alunos de ensino fundamental final e médio, voltado para o conhecimento e valorização das culturas africana, afrodescendente e a representação da figura do negro nas artes visuais. Este trabalho tem um fundo autorreferencial. Ao abordar aspectos da cultura africana, indica alguns estereótipos expostos na cultura visual, em obras de artistas contemporâneos e modernos. Nesta abordagem, pretende-se, ainda, apontar as manifestações da arte afro-brasileira e africana, que não aparecem na cultura e na educação brasileira, para questionar os aspectos implícitos desta cultural visual. Serão citados artistas que trabalham com a temática da valorização da cultura afro-brasileira e africana e também os que abordam a desvalorização como denúncia social. Serão analisados exemplos destas manifestações vivenciadas pela autora, em sua trajetória, mas também observada no ambiente escolar.application/pdfporArte africanaCultura visualEstereótipoAutoestimaArte afro abordando questões sobre estereótipos e autoestima na educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2013Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000952501.pdf000952501.pdfTexto completoapplication/pdf3489615http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115211/1/000952501.pdf9feffd31b3b8baff3fa83adcfae22db9MD51TEXT000952501.pdf.txt000952501.pdf.txtExtracted Texttext/plain74051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115211/2/000952501.pdf.txt680e95ea248e5d6f5cc043e20b1b2bc4MD52THUMBNAIL000952501.pdf.jpg000952501.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115211/3/000952501.pdf.jpg36e27aad30c019eba51b287fd7aa4a8cMD5310183/1152112018-10-19 10:42:59.473oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115211Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:42:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arte afro abordando questões sobre estereótipos e autoestima na educação |
title |
Arte afro abordando questões sobre estereótipos e autoestima na educação |
spellingShingle |
Arte afro abordando questões sobre estereótipos e autoestima na educação Mendes, Zaira Brum Arte africana Cultura visual Estereótipo Autoestima |
title_short |
Arte afro abordando questões sobre estereótipos e autoestima na educação |
title_full |
Arte afro abordando questões sobre estereótipos e autoestima na educação |
title_fullStr |
Arte afro abordando questões sobre estereótipos e autoestima na educação |
title_full_unstemmed |
Arte afro abordando questões sobre estereótipos e autoestima na educação |
title_sort |
Arte afro abordando questões sobre estereótipos e autoestima na educação |
author |
Mendes, Zaira Brum |
author_facet |
Mendes, Zaira Brum |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Zaira Brum |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zanatta, Cláudia Vicari |
contributor_str_mv |
Zanatta, Cláudia Vicari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte africana Cultura visual Estereótipo Autoestima |
topic |
Arte africana Cultura visual Estereótipo Autoestima |
description |
O objetivo deste trabalho, a princípio, é apresentar uma pesquisa desenvolvida em sala de aula, com alunos de ensino fundamental final e médio, voltado para o conhecimento e valorização das culturas africana, afrodescendente e a representação da figura do negro nas artes visuais. Este trabalho tem um fundo autorreferencial. Ao abordar aspectos da cultura africana, indica alguns estereótipos expostos na cultura visual, em obras de artistas contemporâneos e modernos. Nesta abordagem, pretende-se, ainda, apontar as manifestações da arte afro-brasileira e africana, que não aparecem na cultura e na educação brasileira, para questionar os aspectos implícitos desta cultural visual. Serão citados artistas que trabalham com a temática da valorização da cultura afro-brasileira e africana e também os que abordam a desvalorização como denúncia social. Serão analisados exemplos destas manifestações vivenciadas pela autora, em sua trajetória, mas também observada no ambiente escolar. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-11T02:01:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115211 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000952501 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115211 |
identifier_str_mv |
000952501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115211/1/000952501.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115211/2/000952501.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115211/3/000952501.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9feffd31b3b8baff3fa83adcfae22db9 680e95ea248e5d6f5cc043e20b1b2bc4 36e27aad30c019eba51b287fd7aa4a8c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224483181166592 |