O jovem do Ensino Médio no contexto atual e sua relação com a internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Werner, Aneline Rafaela
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134451
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal pesquisar a situação socioeconômica e abordar o uso da internet pelos jovens que hoje frequentam o ensino médio. Pois, atualmente com tantos recursos midiáticos é preciso por parte dos professores encontrarem formas de desenvolver suas aulas diante do contexto em que encontramos a escola hoje, assim como uma breve reflexão das dificuldades encontradas na prática pedagógica e as mudanças metodológicas que foram ocorrendo. Logo, é fundamental entender que ao longo dos anos a realidade escolar foi se transformando, desta forma a educação vai além da leitura e escrita e passa a ter um cunho pedagógico voltado à leitura de mundo, e o aluno um sujeito mais crítico. Por este motivo tornou necessário na educação o uso das mídias eletrônicas como ferramentas para facilitar a interlocução e o diálogo entre os jovens, os professores e a escola, conseguindo desta forma práticas pedagógicas mais inovadoras, superando as tradicionais. A pesquisa tem como foco alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Nicolau Vergueiro, localizada no município de Nicolau Vergueiro. A mesma realizou-se através de questionário online no Google docs, com questões fechadas sobre a realidade em que o jovem está inserido, a realidade familiar e o que os jovens fazem na internet, com que frequência utilizam, o que fazem nas redes sociais e quais as mais utilizadas. A análise de dados se dá num aspecto quantitativo. Também foram levantados aspectos referentes ao uso do computador em sala de aula e a influência do professor como um mediador.
id UFRGS-2_e48a0a3f6542954626fe4d5f4476bd80
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134451
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Werner, Aneline RafaelaFranciscatto, Roberto2016-03-30T02:08:19Z2015http://hdl.handle.net/10183/134451000985622O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal pesquisar a situação socioeconômica e abordar o uso da internet pelos jovens que hoje frequentam o ensino médio. Pois, atualmente com tantos recursos midiáticos é preciso por parte dos professores encontrarem formas de desenvolver suas aulas diante do contexto em que encontramos a escola hoje, assim como uma breve reflexão das dificuldades encontradas na prática pedagógica e as mudanças metodológicas que foram ocorrendo. Logo, é fundamental entender que ao longo dos anos a realidade escolar foi se transformando, desta forma a educação vai além da leitura e escrita e passa a ter um cunho pedagógico voltado à leitura de mundo, e o aluno um sujeito mais crítico. Por este motivo tornou necessário na educação o uso das mídias eletrônicas como ferramentas para facilitar a interlocução e o diálogo entre os jovens, os professores e a escola, conseguindo desta forma práticas pedagógicas mais inovadoras, superando as tradicionais. A pesquisa tem como foco alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Nicolau Vergueiro, localizada no município de Nicolau Vergueiro. A mesma realizou-se através de questionário online no Google docs, com questões fechadas sobre a realidade em que o jovem está inserido, a realidade familiar e o que os jovens fazem na internet, com que frequência utilizam, o que fazem nas redes sociais e quais as mais utilizadas. A análise de dados se dá num aspecto quantitativo. Também foram levantados aspectos referentes ao uso do computador em sala de aula e a influência do professor como um mediador.This course conclusion work has as main objective to study the socio-economic situation and address the use of the Internet by young people today attend high school. For now with so many media resources we need from teachers find ways to develop their classes on the context in which we find the school today, as well as a brief reflection of the difficulties encountered in teaching practice and methodological changes that have been taking place. Therefore it is important to understand that over the years the school was becoming reality, this way education goes beyond reading and writing and is replaced by an educational nature aimed at the world of reading, and the pupil a more critical subject. Therefore it became necessary in education the use of electronic media as tools to facilitate dialogue and the dialogue between young people, teachers and school, thus gaining more innovative teaching practices, overcoming the traditional. The survey focuses on students of the Middle State School Education High School Nicolau Vergueiro, in the municipality of Nicolau Vergueiro. The same took place via online questionnaire on Google docs, with closed questions about the reality in which the couple is inserted, the familiar reality and what young people do on the Internet, how often use, what they do on social networks and which are the most used. The data analysis takes a quantitative aspect. They were also raised issues related to computer use in the classroom and the influence of the teacher as a mediator.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)InternetRedes sociaisEnsino médioJovemSocial networksYoung schoolElectronic mediaO jovem do Ensino Médio no contexto atual e sua relação com a internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985622.pdf000985622.pdfTexto completoapplication/pdf611017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134451/1/000985622.pdf912b6a8500be6bfb9c696afe1d24b487MD51TEXT000985622.pdf.txt000985622.pdf.txtExtracted Texttext/plain97715http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134451/2/000985622.pdf.txt205afde3ea78c0d7ec9f386d6a8d6949MD52THUMBNAIL000985622.pdf.jpg000985622.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134451/3/000985622.pdf.jpgdd6dc5c055b4119f8076a865ae0213ecMD5310183/1344512018-10-26 09:45:22.173oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134451Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:45:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O jovem do Ensino Médio no contexto atual e sua relação com a internet
title O jovem do Ensino Médio no contexto atual e sua relação com a internet
spellingShingle O jovem do Ensino Médio no contexto atual e sua relação com a internet
Werner, Aneline Rafaela
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Internet
Redes sociais
Ensino médio
Jovem
Social networks
Young school
Electronic media
title_short O jovem do Ensino Médio no contexto atual e sua relação com a internet
title_full O jovem do Ensino Médio no contexto atual e sua relação com a internet
title_fullStr O jovem do Ensino Médio no contexto atual e sua relação com a internet
title_full_unstemmed O jovem do Ensino Médio no contexto atual e sua relação com a internet
title_sort O jovem do Ensino Médio no contexto atual e sua relação com a internet
author Werner, Aneline Rafaela
author_facet Werner, Aneline Rafaela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Werner, Aneline Rafaela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Franciscatto, Roberto
contributor_str_mv Franciscatto, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Internet
Redes sociais
Ensino médio
Jovem
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Internet
Redes sociais
Ensino médio
Jovem
Social networks
Young school
Electronic media
dc.subject.eng.fl_str_mv Social networks
Young school
Electronic media
description O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal pesquisar a situação socioeconômica e abordar o uso da internet pelos jovens que hoje frequentam o ensino médio. Pois, atualmente com tantos recursos midiáticos é preciso por parte dos professores encontrarem formas de desenvolver suas aulas diante do contexto em que encontramos a escola hoje, assim como uma breve reflexão das dificuldades encontradas na prática pedagógica e as mudanças metodológicas que foram ocorrendo. Logo, é fundamental entender que ao longo dos anos a realidade escolar foi se transformando, desta forma a educação vai além da leitura e escrita e passa a ter um cunho pedagógico voltado à leitura de mundo, e o aluno um sujeito mais crítico. Por este motivo tornou necessário na educação o uso das mídias eletrônicas como ferramentas para facilitar a interlocução e o diálogo entre os jovens, os professores e a escola, conseguindo desta forma práticas pedagógicas mais inovadoras, superando as tradicionais. A pesquisa tem como foco alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Nicolau Vergueiro, localizada no município de Nicolau Vergueiro. A mesma realizou-se através de questionário online no Google docs, com questões fechadas sobre a realidade em que o jovem está inserido, a realidade familiar e o que os jovens fazem na internet, com que frequência utilizam, o que fazem nas redes sociais e quais as mais utilizadas. A análise de dados se dá num aspecto quantitativo. Também foram levantados aspectos referentes ao uso do computador em sala de aula e a influência do professor como um mediador.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-30T02:08:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134451
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000985622
url http://hdl.handle.net/10183/134451
identifier_str_mv 000985622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134451/1/000985622.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134451/2/000985622.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134451/3/000985622.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 912b6a8500be6bfb9c696afe1d24b487
205afde3ea78c0d7ec9f386d6a8d6949
dd6dc5c055b4119f8076a865ae0213ec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224502143614976