Ética e bioética no processo de ensino-aprendizagem na residência em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre, Maria da Graça
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/76075
Resumo: Este trabalho tem a finalidade de estudar e refletir sobre a ética e a bioética no processo de formação dos profissionais de saúde, especificamente na residência médica como modalidade de especialização/ensino em serviço. O objetivo principal foi estudar as experiências de preceptores e residentes sobre a temática da ética e da bioética em uma modalidade de especialização em serviço (residência em saúde); tendo como objetivos específicos: identificar as condutas de preceptores nas suas funções docente-assistenciais e de residentes nas suas funções discente-assistenciais no que tange à ética e a bioética; analisar como ocorre o processo de ensino/aprendizagem dos temas ética e bioética na residência em saúde. Estudo qualitativo, visando investigar e compreender o contexto local de uma modalidade de formação/especialização em serviço, a residência médica em saúde tendo como campo de estudo o Programa de Residência Médica do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), localizado em Porto Alegre e que atende exclusivamente o Sistema Único de Saúde (SUS). Participaram do estudo preceptores e residentes do Programa de Residência Médica em Pediatria, Ginecologia e Psiquiatria do HMIPV. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com registro em gravador com 6 preceptores e 6 residentes do referido programa, sendo 2 residentes e 2 preceptores de cada área: Pediatria, Ginecologia e Psiquiatria. As entrevistas ocorreram no período de 21 de janeiro a 05 de fevereiro de 2013. Também foi realizada pesquisa documental de arquivos e informações referentes à história, estrutura e funcionamento do HMIPV e do Programa de Residência Médica. Constatamos que todos os entrevistados consideram importante a inclusão da temática da ética e da bioética no currículo da residência, dois terços informaram que tiveram esta temática abordada na sua formação em serviço. Vários entrevistados mencionaram a valorização da sua formação familiar sobre ética. Todos afirmaram que a sua formação em ética e bioética influencia no seu modo de intervenção assistencial. Citaram que esta influência ocorre principalmente nos momentos de conflitos éticos em relação à conduta ou procedimento a ser empregado. Uma das modalidades citadas de inserção desta temática nas ações assistenciais foi através de discussões de casos, principalmente em situações mais graves ou que possam gerar conflito na família. Após análise dos depoimentos coletados e das fontes secundárias pesquisadas constatamos que, embora os preceptores e residentes considerem importante a inclusão da temática da ética e da bioética na formação em serviço, na prática não se observa que esta temática esteja formalmente instituída no programa, apenas através de ações isoladas dos preceptores.
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Estudo qualitativo, visando investigar e compreender o contexto local de uma modalidade de formação/especialização em serviço, a residência médica em saúde tendo como campo de estudo o Programa de Residência Médica do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), localizado em Porto Alegre e que atende exclusivamente o Sistema Único de Saúde (SUS). Participaram do estudo preceptores e residentes do Programa de Residência Médica em Pediatria, Ginecologia e Psiquiatria do HMIPV. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com registro em gravador com 6 preceptores e 6 residentes do referido programa, sendo 2 residentes e 2 preceptores de cada área: Pediatria, Ginecologia e Psiquiatria. As entrevistas ocorreram no período de 21 de janeiro a 05 de fevereiro de 2013. Também foi realizada pesquisa documental de arquivos e informações referentes à história, estrutura e funcionamento do HMIPV e do Programa de Residência Médica. Constatamos que todos os entrevistados consideram importante a inclusão da temática da ética e da bioética no currículo da residência, dois terços informaram que tiveram esta temática abordada na sua formação em serviço. Vários entrevistados mencionaram a valorização da sua formação familiar sobre ética. Todos afirmaram que a sua formação em ética e bioética influencia no seu modo de intervenção assistencial. Citaram que esta influência ocorre principalmente nos momentos de conflitos éticos em relação à conduta ou procedimento a ser empregado. Uma das modalidades citadas de inserção desta temática nas ações assistenciais foi através de discussões de casos, principalmente em situações mais graves ou que possam gerar conflito na família. Após análise dos depoimentos coletados e das fontes secundárias pesquisadas constatamos que, embora os preceptores e residentes considerem importante a inclusão da temática da ética e da bioética na formação em serviço, na prática não se observa que esta temática esteja formalmente instituída no programa, apenas através de ações isoladas dos preceptores.This work aims to study and reflect on the ethics and bioethics in the process of training of health professionals, specifically in the medical residency as specialization/teaching mode in service. The main objective was to study the experiences of preceptors and residents on the subject of ethics and bioethics in a specialization in service mode (residency in health); having as specific objectives: identify the ducts of preceptors in their teaching and welfare functions of residents in their student-assistance functions with respect to ethics and bioethics; analyze as the teaching/learning process of ethics and bioethics in health residence. Qualitative study to investigate and understand the local context of a training/specialization in service, the medical residency in health as a field of study the medical residency program of Children Hospital President Vargas (HMIPV), located in Porto Alegre and serving only the unique health system (SUS). Preceptors and residents participated in the study of medical residency program in Pediatrics, Gynecology and Psychiatry HMIPV. Semi-structured interviews were conducted with recorder with six preceptors and six residents of that program, two residents and two preceptors of each area: Pediatrics, Gynecology and Psychiatry. The interviews occurred in the period from January 21 to February 5, 2013. Documentary research was also carried out and information pertaining to the history, structure and operation of the HMIPV and medical residency program. We found that all respondents consider it important to include the subject of ethics and bioethics in the curriculum of the residence, two-thirds reported that they had this issue addressed in their in-service training. Several respondents mentioned the recovery of their family training on ethics. All claimed that their training in ethics and bioethics influences on your health care intervention mode. Respondents cited that this influence occurs mainly in times of ethical conflicts regarding the conduct or procedure to be employed. One of the methods mentioned in this issue insertion assistance actions it was through discussions of cases, mainly in the most serious situations or which may generate conflict in the family. After analyzing the evidence collected and researched secondary sources we find that, although the preceptors and residents deem important the inclusion of ethics and bioethics in in-service training, in practice if this is that formally established in the program, only through isolated actions of preceptors.application/pdfporÉticaResidênciaBioéticaEthicsBioethicsIn-service trainingÉtica e bioética no processo de ensino-aprendizagem na residência em saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Práticas Pedagógicas para Educação em Serviços de Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000892989.pdf000892989.pdfTexto completoapplication/pdf615021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76075/1/000892989.pdfee8fde72af6cb3780e6047e819f3b94dMD51TEXT000892989.pdf.txt000892989.pdf.txtExtracted Texttext/plain84496http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76075/2/000892989.pdf.txte7ca2623b9a54e79465c5a0c42e1349cMD52THUMBNAIL000892989.pdf.jpg000892989.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76075/3/000892989.pdf.jpga404366a913807cf89bfb9011a84ff6aMD5310183/760752018-10-15 08:14:33.227oai:www.lume.ufrgs.br:10183/76075Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:14:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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