Pedagogia do olhar : a fotografia como ferramenta de meditação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/274502 |
Resumo: | Este trabalho sugere uma análise da correlação entre a fotografia, a meditação e a natureza, tendo como base o meu próprio contexto. Esta reflexão é fruto da observação de como minhas práticas pessoais de meditação e ioga têm influenciado a minha forma de percepção do mundo, que por sua vez tem repercutido na minha prática fotográfica e artística. Também busco abordar sobre como o tempo dedicado ao silêncio e à contemplação influenciam a minha visão artística, partindo de reflexões de autores como Byung-Chul Han, Ernst Gombrich e Susan Sontag. Além disso, apresento de forma simplificada minha metodologia para treinar o olhar contemplador, que serve não só para a fotografia, mas também para outras técnicas artísticas |
id |
UFRGS-2_e4ea569c5dec02701289d5895e9aaf8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274502 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Gabrielli Cristina daBrächer, Andréa2024-04-11T06:24:29Z2024http://hdl.handle.net/10183/274502001200115Este trabalho sugere uma análise da correlação entre a fotografia, a meditação e a natureza, tendo como base o meu próprio contexto. Esta reflexão é fruto da observação de como minhas práticas pessoais de meditação e ioga têm influenciado a minha forma de percepção do mundo, que por sua vez tem repercutido na minha prática fotográfica e artística. Também busco abordar sobre como o tempo dedicado ao silêncio e à contemplação influenciam a minha visão artística, partindo de reflexões de autores como Byung-Chul Han, Ernst Gombrich e Susan Sontag. Além disso, apresento de forma simplificada minha metodologia para treinar o olhar contemplador, que serve não só para a fotografia, mas também para outras técnicas artísticasThis paper proposes an analysis of the correlation between photography, meditation, and nature, based on my own context. This reflection stems from the observation of how my personal meditation and yoga practices have influenced my perception of the world, which in turn has resonated in my photographic and artistic practice. I also aim to address how the time dedicated to silence and contemplation influences my artistic vision, drawing from insights of authors such as Byung-Chul Han, Ernst Gombrich, and Susan Sontag. Additionally, I present in a simplified manner my methodology for cultivating a contemplative gaze, which applies not only to photography but also to other artistic techniquesapplication/pdfporFotografiaMeditaçãoContemplação (Filosofia)NaturezaEspiritualidadephotographymeditationcontemplationnaturespiritualityPedagogia do olhar : a fotografia como ferramenta de meditaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2024Artes Visuais: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001200115.pdf.txt001200115.pdf.txtExtracted Texttext/plain75884http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274502/2/001200115.pdf.txtfb8e322eff291a2f22343246a00e4c93MD52ORIGINAL001200115.pdfTexto completoapplication/pdf3105300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274502/1/001200115.pdf13a4f13982b2b49e0bcb45dd5c5e2f71MD5110183/2745022024-04-12 06:19:26.492592oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274502Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-12T09:19:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pedagogia do olhar : a fotografia como ferramenta de meditação |
title |
Pedagogia do olhar : a fotografia como ferramenta de meditação |
spellingShingle |
Pedagogia do olhar : a fotografia como ferramenta de meditação Silva, Gabrielli Cristina da Fotografia Meditação Contemplação (Filosofia) Natureza Espiritualidade photography meditation contemplation nature spirituality |
title_short |
Pedagogia do olhar : a fotografia como ferramenta de meditação |
title_full |
Pedagogia do olhar : a fotografia como ferramenta de meditação |
title_fullStr |
Pedagogia do olhar : a fotografia como ferramenta de meditação |
title_full_unstemmed |
Pedagogia do olhar : a fotografia como ferramenta de meditação |
title_sort |
Pedagogia do olhar : a fotografia como ferramenta de meditação |
author |
Silva, Gabrielli Cristina da |
author_facet |
Silva, Gabrielli Cristina da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gabrielli Cristina da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brächer, Andréa |
contributor_str_mv |
Brächer, Andréa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Meditação Contemplação (Filosofia) Natureza Espiritualidade |
topic |
Fotografia Meditação Contemplação (Filosofia) Natureza Espiritualidade photography meditation contemplation nature spirituality |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
photography meditation contemplation nature spirituality |
description |
Este trabalho sugere uma análise da correlação entre a fotografia, a meditação e a natureza, tendo como base o meu próprio contexto. Esta reflexão é fruto da observação de como minhas práticas pessoais de meditação e ioga têm influenciado a minha forma de percepção do mundo, que por sua vez tem repercutido na minha prática fotográfica e artística. Também busco abordar sobre como o tempo dedicado ao silêncio e à contemplação influenciam a minha visão artística, partindo de reflexões de autores como Byung-Chul Han, Ernst Gombrich e Susan Sontag. Além disso, apresento de forma simplificada minha metodologia para treinar o olhar contemplador, que serve não só para a fotografia, mas também para outras técnicas artísticas |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-11T06:24:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/274502 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001200115 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/274502 |
identifier_str_mv |
001200115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274502/2/001200115.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274502/1/001200115.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fb8e322eff291a2f22343246a00e4c93 13a4f13982b2b49e0bcb45dd5c5e2f71 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447365104959488 |