O fenômeno Barbie: história e comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruaro, Giulia Weiss
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/190185
Resumo: Durante quase 60 anos de história, a boneca mais famosa do mundo passou por diversas transformações influenciadas pelas mudanças da sociedade e pela crescente força do movimento feminista. A boneca é apresentada desde cedo a meninas com uma mensagem que gerou muitas polêmicas desde o seu surgimento: uma representação tangível da imagem de feminino. Nesse trabalho, iremos estudar a história por trás do surgimento da Barbie, sua comunicação, as críticas enfrentadas pela marca, e como as constantes mudanças sociais afetaram sua representação, sua mensagem e o produto em si. Para isso serão realizadas análises de quatro peças publicitárias das últimas seis décadas, a fim de entender o que acontece quando a Barbie diz às meninas que elas podem ser o que quiserem.
id UFRGS-2_e54283e6393d65de8c5b4cb25b41dacf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/190185
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ruaro, Giulia WeissReis, Carolina dosKowarick, Adriana Coelho Borges2019-04-09T02:34:48Z2018http://hdl.handle.net/10183/190185001090640<iframe src='https://videos.ufrgs.br/lume/arquivos/o-fenomeno-barbie-historia-e-comunicacao-1/embed_view' frameborder='0' width='630' height='460'></iframe><iframe src='https://videos.ufrgs.br/lume/arquivos/o-fenomeno-barbie-historia-e-comunicacao-2/embed_view' frameborder='0' width='630' height='460'></iframe>Durante quase 60 anos de história, a boneca mais famosa do mundo passou por diversas transformações influenciadas pelas mudanças da sociedade e pela crescente força do movimento feminista. A boneca é apresentada desde cedo a meninas com uma mensagem que gerou muitas polêmicas desde o seu surgimento: uma representação tangível da imagem de feminino. Nesse trabalho, iremos estudar a história por trás do surgimento da Barbie, sua comunicação, as críticas enfrentadas pela marca, e como as constantes mudanças sociais afetaram sua representação, sua mensagem e o produto em si. Para isso serão realizadas análises de quatro peças publicitárias das últimas seis décadas, a fim de entender o que acontece quando a Barbie diz às meninas que elas podem ser o que quiserem.For almost 60 years of history, the most famous doll in the world went through several transformations influenced by the changes of society and the ever growing feminist movement. The doll has been presented to girls since early age, with a message that generated many controversies since her first appearance: a tangible representation of female image. In this paper, we will study the story behind Barbie’s creation, its communication, the critics faced by the Brand, and how the constant social changes affected its representation, its message and the product itself. For that purpose, an analysis will be made of four commercials from the past six decades, in order to understand what happens when Barbie tell girls that they can be anything.application/pdfvideo/mp4porRepresentação do femininoEstratégia de comunicaçãoCommunicationAdvertisementWomanDollBarbieO fenômeno Barbie: história e comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001090640.pdf.txt001090640.pdf.txtExtracted Texttext/plain100755http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190185/4/001090640.pdf.txta3487e388c3deffe8d407e58d5a3410fMD54ORIGINAL001090640.pdfTexto completoapplication/pdf1971143http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190185/1/001090640.pdf627fc8eb92eaeff736c6f0e4d15c1c23MD51001090640.mp4Vídeovideo/mp43820828http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190185/2/001090640.mp474d96ca3cd03ef983b83f6f94b1e966aMD52001090640-02.mp4Vídeovideo/mp414547419http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190185/3/001090640-02.mp4021731b7e3f91fcd3ff282bb164cf4d8MD5310183/1901852019-12-06 14:15:04.304oai:www.lume.ufrgs.br:10183/190185Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-12-06T16:15:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O fenômeno Barbie: história e comunicação
title O fenômeno Barbie: história e comunicação
spellingShingle O fenômeno Barbie: história e comunicação
Ruaro, Giulia Weiss
Representação do feminino
Estratégia de comunicação
Communication
Advertisement
Woman
Doll
Barbie
title_short O fenômeno Barbie: história e comunicação
title_full O fenômeno Barbie: história e comunicação
title_fullStr O fenômeno Barbie: história e comunicação
title_full_unstemmed O fenômeno Barbie: história e comunicação
title_sort O fenômeno Barbie: história e comunicação
author Ruaro, Giulia Weiss
author_facet Ruaro, Giulia Weiss
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruaro, Giulia Weiss
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reis, Carolina dos
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Kowarick, Adriana Coelho Borges
contributor_str_mv Reis, Carolina dos
Kowarick, Adriana Coelho Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Representação do feminino
Estratégia de comunicação
topic Representação do feminino
Estratégia de comunicação
Communication
Advertisement
Woman
Doll
Barbie
dc.subject.eng.fl_str_mv Communication
Advertisement
Woman
Doll
Barbie
description Durante quase 60 anos de história, a boneca mais famosa do mundo passou por diversas transformações influenciadas pelas mudanças da sociedade e pela crescente força do movimento feminista. A boneca é apresentada desde cedo a meninas com uma mensagem que gerou muitas polêmicas desde o seu surgimento: uma representação tangível da imagem de feminino. Nesse trabalho, iremos estudar a história por trás do surgimento da Barbie, sua comunicação, as críticas enfrentadas pela marca, e como as constantes mudanças sociais afetaram sua representação, sua mensagem e o produto em si. Para isso serão realizadas análises de quatro peças publicitárias das últimas seis décadas, a fim de entender o que acontece quando a Barbie diz às meninas que elas podem ser o que quiserem.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-09T02:34:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/190185
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001090640
dc.identifier.embed.none.fl_str_mv <iframe src='https://videos.ufrgs.br/lume/arquivos/o-fenomeno-barbie-historia-e-comunicacao-1/embed_view' frameborder='0' width='630' height='460'></iframe>
<iframe src='https://videos.ufrgs.br/lume/arquivos/o-fenomeno-barbie-historia-e-comunicacao-2/embed_view' frameborder='0' width='630' height='460'></iframe>
url http://hdl.handle.net/10183/190185
identifier_str_mv 001090640
<iframe src='https://videos.ufrgs.br/lume/arquivos/o-fenomeno-barbie-historia-e-comunicacao-1/embed_view' frameborder='0' width='630' height='460'></iframe>
<iframe src='https://videos.ufrgs.br/lume/arquivos/o-fenomeno-barbie-historia-e-comunicacao-2/embed_view' frameborder='0' width='630' height='460'></iframe>
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
video/mp4
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190185/4/001090640.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190185/1/001090640.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190185/2/001090640.mp4
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190185/3/001090640-02.mp4
bitstream.checksum.fl_str_mv a3487e388c3deffe8d407e58d5a3410f
627fc8eb92eaeff736c6f0e4d15c1c23
74d96ca3cd03ef983b83f6f94b1e966a
021731b7e3f91fcd3ff282bb164cf4d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724661702590464