O fenômeno Barbie: história e comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/190185 |
Resumo: | Durante quase 60 anos de história, a boneca mais famosa do mundo passou por diversas transformações influenciadas pelas mudanças da sociedade e pela crescente força do movimento feminista. A boneca é apresentada desde cedo a meninas com uma mensagem que gerou muitas polêmicas desde o seu surgimento: uma representação tangível da imagem de feminino. Nesse trabalho, iremos estudar a história por trás do surgimento da Barbie, sua comunicação, as críticas enfrentadas pela marca, e como as constantes mudanças sociais afetaram sua representação, sua mensagem e o produto em si. Para isso serão realizadas análises de quatro peças publicitárias das últimas seis décadas, a fim de entender o que acontece quando a Barbie diz às meninas que elas podem ser o que quiserem. |
id |
UFRGS-2_e54283e6393d65de8c5b4cb25b41dacf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/190185 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ruaro, Giulia WeissReis, Carolina dosKowarick, Adriana Coelho Borges2019-04-09T02:34:48Z2018http://hdl.handle.net/10183/190185001090640<iframe src='https://videos.ufrgs.br/lume/arquivos/o-fenomeno-barbie-historia-e-comunicacao-1/embed_view' frameborder='0' width='630' height='460'></iframe><iframe src='https://videos.ufrgs.br/lume/arquivos/o-fenomeno-barbie-historia-e-comunicacao-2/embed_view' frameborder='0' width='630' height='460'></iframe>Durante quase 60 anos de história, a boneca mais famosa do mundo passou por diversas transformações influenciadas pelas mudanças da sociedade e pela crescente força do movimento feminista. A boneca é apresentada desde cedo a meninas com uma mensagem que gerou muitas polêmicas desde o seu surgimento: uma representação tangível da imagem de feminino. Nesse trabalho, iremos estudar a história por trás do surgimento da Barbie, sua comunicação, as críticas enfrentadas pela marca, e como as constantes mudanças sociais afetaram sua representação, sua mensagem e o produto em si. Para isso serão realizadas análises de quatro peças publicitárias das últimas seis décadas, a fim de entender o que acontece quando a Barbie diz às meninas que elas podem ser o que quiserem.For almost 60 years of history, the most famous doll in the world went through several transformations influenced by the changes of society and the ever growing feminist movement. The doll has been presented to girls since early age, with a message that generated many controversies since her first appearance: a tangible representation of female image. In this paper, we will study the story behind Barbie’s creation, its communication, the critics faced by the Brand, and how the constant social changes affected its representation, its message and the product itself. For that purpose, an analysis will be made of four commercials from the past six decades, in order to understand what happens when Barbie tell girls that they can be anything.application/pdfvideo/mp4porRepresentação do femininoEstratégia de comunicaçãoCommunicationAdvertisementWomanDollBarbieO fenômeno Barbie: história e comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001090640.pdf.txt001090640.pdf.txtExtracted Texttext/plain100755http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190185/4/001090640.pdf.txta3487e388c3deffe8d407e58d5a3410fMD54ORIGINAL001090640.pdfTexto completoapplication/pdf1971143http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190185/1/001090640.pdf627fc8eb92eaeff736c6f0e4d15c1c23MD51001090640.mp4Vídeovideo/mp43820828http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190185/2/001090640.mp474d96ca3cd03ef983b83f6f94b1e966aMD52001090640-02.mp4Vídeovideo/mp414547419http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190185/3/001090640-02.mp4021731b7e3f91fcd3ff282bb164cf4d8MD5310183/1901852019-12-06 14:15:04.304oai:www.lume.ufrgs.br:10183/190185Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-12-06T16:15:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O fenômeno Barbie: história e comunicação |
title |
O fenômeno Barbie: história e comunicação |
spellingShingle |
O fenômeno Barbie: história e comunicação Ruaro, Giulia Weiss Representação do feminino Estratégia de comunicação Communication Advertisement Woman Doll Barbie |
title_short |
O fenômeno Barbie: história e comunicação |
title_full |
O fenômeno Barbie: história e comunicação |
title_fullStr |
O fenômeno Barbie: história e comunicação |
title_full_unstemmed |
O fenômeno Barbie: história e comunicação |
title_sort |
O fenômeno Barbie: história e comunicação |
author |
Ruaro, Giulia Weiss |
author_facet |
Ruaro, Giulia Weiss |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruaro, Giulia Weiss |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Reis, Carolina dos |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Kowarick, Adriana Coelho Borges |
contributor_str_mv |
Reis, Carolina dos Kowarick, Adriana Coelho Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representação do feminino Estratégia de comunicação |
topic |
Representação do feminino Estratégia de comunicação Communication Advertisement Woman Doll Barbie |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Communication Advertisement Woman Doll Barbie |
description |
Durante quase 60 anos de história, a boneca mais famosa do mundo passou por diversas transformações influenciadas pelas mudanças da sociedade e pela crescente força do movimento feminista. A boneca é apresentada desde cedo a meninas com uma mensagem que gerou muitas polêmicas desde o seu surgimento: uma representação tangível da imagem de feminino. Nesse trabalho, iremos estudar a história por trás do surgimento da Barbie, sua comunicação, as críticas enfrentadas pela marca, e como as constantes mudanças sociais afetaram sua representação, sua mensagem e o produto em si. Para isso serão realizadas análises de quatro peças publicitárias das últimas seis décadas, a fim de entender o que acontece quando a Barbie diz às meninas que elas podem ser o que quiserem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-09T02:34:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/190185 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001090640 |
dc.identifier.embed.none.fl_str_mv |
<iframe src='https://videos.ufrgs.br/lume/arquivos/o-fenomeno-barbie-historia-e-comunicacao-1/embed_view' frameborder='0' width='630' height='460'></iframe> <iframe src='https://videos.ufrgs.br/lume/arquivos/o-fenomeno-barbie-historia-e-comunicacao-2/embed_view' frameborder='0' width='630' height='460'></iframe> |
url |
http://hdl.handle.net/10183/190185 |
identifier_str_mv |
001090640 <iframe src='https://videos.ufrgs.br/lume/arquivos/o-fenomeno-barbie-historia-e-comunicacao-1/embed_view' frameborder='0' width='630' height='460'></iframe> <iframe src='https://videos.ufrgs.br/lume/arquivos/o-fenomeno-barbie-historia-e-comunicacao-2/embed_view' frameborder='0' width='630' height='460'></iframe> |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf video/mp4 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190185/4/001090640.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190185/1/001090640.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190185/2/001090640.mp4 http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190185/3/001090640-02.mp4 |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a3487e388c3deffe8d407e58d5a3410f 627fc8eb92eaeff736c6f0e4d15c1c23 74d96ca3cd03ef983b83f6f94b1e966a 021731b7e3f91fcd3ff282bb164cf4d8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724661702590464 |