Desafios do ensino de Geografia em região de fronteira: o caso da fronteira de Ambas Aceguás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Velozo, Edgar Garcia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205232
Resumo: Ao se discutir educação e ensino em regiões fronteiriças, devem ser levados em conta diversos aspectos: os fluxos transfronteiriços, a economia interdependente, os diálogos institucionais e a cultura integrada. Em Ambas Aceguás, o par de cidadesgêmeas presente na fronteira sul do Brasil com o Uruguai, se observa uma integração cultural consolidada e a presença de uma identidade fronteiriça própria. Este trabalho busca analisar essa identidade fronteiriça intercultural a partir de escolas brasileiras e uruguaias e identificar quais são os desafios referentes ao ensino de Geografia na região. Através de discussões teóricas sobre a interculturalidade nas fronteiras, abordando a educação e o ensino de Geografia como importantes elementos na formação de identidade, se nota uma necessidade da presença das vivências interculturais dos alunos em sala de aula. Trabalhos de campo foram realizados nas escolas de ambas cidades com entrevistas e observações, para se formular um estudo sobre os desafios e potencialidades do ensino de Geografia em regiões fronteiriças, especificamente em Ambas Aceguás.
id UFRGS-2_e54820877acfdcb9c1179cf626351753
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205232
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Velozo, Edgar GarciaDorfman, Adriana2020-01-31T04:13:14Z2019http://hdl.handle.net/10183/205232001111122Ao se discutir educação e ensino em regiões fronteiriças, devem ser levados em conta diversos aspectos: os fluxos transfronteiriços, a economia interdependente, os diálogos institucionais e a cultura integrada. Em Ambas Aceguás, o par de cidadesgêmeas presente na fronteira sul do Brasil com o Uruguai, se observa uma integração cultural consolidada e a presença de uma identidade fronteiriça própria. Este trabalho busca analisar essa identidade fronteiriça intercultural a partir de escolas brasileiras e uruguaias e identificar quais são os desafios referentes ao ensino de Geografia na região. Através de discussões teóricas sobre a interculturalidade nas fronteiras, abordando a educação e o ensino de Geografia como importantes elementos na formação de identidade, se nota uma necessidade da presença das vivências interculturais dos alunos em sala de aula. Trabalhos de campo foram realizados nas escolas de ambas cidades com entrevistas e observações, para se formular um estudo sobre os desafios e potencialidades do ensino de Geografia em regiões fronteiriças, especificamente em Ambas Aceguás.When discussing education and teaching in border regions, several aspects should be taken into account: cross-border flows, the interdependent economy, institutional dialogues and the integrated culture. In Ambas Aceguás, a pair of twin cities located in the southern border of Brazil with Uruguay, there is a consolidated cultural integration and the presence of a border identity of its own. This paper seeks to analyze the intercultural border identity formed through Brazilian and Uruguayan schools and to identify the challenges related to Geography teaching in the region. Through theoretical discussions about interculturality in the border, approaching education and Geography teaching as important elements in the identity formation, it becomes visible the need of the presence of the students’ intercultural experiences in the classroom. A fieldwork in the schools of both cities with interviews and observations was planned, in order to build a study which explores the challenges and potentialities of Geography teaching in border regions, specifically in Ambas Aceguás.application/pdfporEnsino de geografiaFronteiras : Espaço fronteiriço : Região Platina Brasil UruguaiInterculturalidadeGeography teachingBordersInterculturalityBorder regionDesafios do ensino de Geografia em região de fronteira: o caso da fronteira de Ambas Aceguásinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2019Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001111122.pdf.txt001111122.pdf.txtExtracted Texttext/plain58473http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205232/2/001111122.pdf.txtda40d33913831b5fdc18a25b0f2a8e57MD52ORIGINAL001111122.pdfTexto completoapplication/pdf5345545http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205232/1/001111122.pdf95c4abf0a5a848af6e472195e1fe7e75MD5110183/2052322020-02-01 05:15:05.291254oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205232Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-01T07:15:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios do ensino de Geografia em região de fronteira: o caso da fronteira de Ambas Aceguás
title Desafios do ensino de Geografia em região de fronteira: o caso da fronteira de Ambas Aceguás
spellingShingle Desafios do ensino de Geografia em região de fronteira: o caso da fronteira de Ambas Aceguás
Velozo, Edgar Garcia
Ensino de geografia
Fronteiras : Espaço fronteiriço : Região Platina Brasil Uruguai
Interculturalidade
Geography teaching
Borders
Interculturality
Border region
title_short Desafios do ensino de Geografia em região de fronteira: o caso da fronteira de Ambas Aceguás
title_full Desafios do ensino de Geografia em região de fronteira: o caso da fronteira de Ambas Aceguás
title_fullStr Desafios do ensino de Geografia em região de fronteira: o caso da fronteira de Ambas Aceguás
title_full_unstemmed Desafios do ensino de Geografia em região de fronteira: o caso da fronteira de Ambas Aceguás
title_sort Desafios do ensino de Geografia em região de fronteira: o caso da fronteira de Ambas Aceguás
author Velozo, Edgar Garcia
author_facet Velozo, Edgar Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Velozo, Edgar Garcia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dorfman, Adriana
contributor_str_mv Dorfman, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Fronteiras : Espaço fronteiriço : Região Platina Brasil Uruguai
Interculturalidade
topic Ensino de geografia
Fronteiras : Espaço fronteiriço : Região Platina Brasil Uruguai
Interculturalidade
Geography teaching
Borders
Interculturality
Border region
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography teaching
Borders
Interculturality
Border region
description Ao se discutir educação e ensino em regiões fronteiriças, devem ser levados em conta diversos aspectos: os fluxos transfronteiriços, a economia interdependente, os diálogos institucionais e a cultura integrada. Em Ambas Aceguás, o par de cidadesgêmeas presente na fronteira sul do Brasil com o Uruguai, se observa uma integração cultural consolidada e a presença de uma identidade fronteiriça própria. Este trabalho busca analisar essa identidade fronteiriça intercultural a partir de escolas brasileiras e uruguaias e identificar quais são os desafios referentes ao ensino de Geografia na região. Através de discussões teóricas sobre a interculturalidade nas fronteiras, abordando a educação e o ensino de Geografia como importantes elementos na formação de identidade, se nota uma necessidade da presença das vivências interculturais dos alunos em sala de aula. Trabalhos de campo foram realizados nas escolas de ambas cidades com entrevistas e observações, para se formular um estudo sobre os desafios e potencialidades do ensino de Geografia em regiões fronteiriças, especificamente em Ambas Aceguás.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-31T04:13:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/205232
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001111122
url http://hdl.handle.net/10183/205232
identifier_str_mv 001111122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205232/2/001111122.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205232/1/001111122.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv da40d33913831b5fdc18a25b0f2a8e57
95c4abf0a5a848af6e472195e1fe7e75
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224591209660416