Desafios do ensino de Geografia em região de fronteira: o caso da fronteira de Ambas Aceguás
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/205232 |
Resumo: | Ao se discutir educação e ensino em regiões fronteiriças, devem ser levados em conta diversos aspectos: os fluxos transfronteiriços, a economia interdependente, os diálogos institucionais e a cultura integrada. Em Ambas Aceguás, o par de cidadesgêmeas presente na fronteira sul do Brasil com o Uruguai, se observa uma integração cultural consolidada e a presença de uma identidade fronteiriça própria. Este trabalho busca analisar essa identidade fronteiriça intercultural a partir de escolas brasileiras e uruguaias e identificar quais são os desafios referentes ao ensino de Geografia na região. Através de discussões teóricas sobre a interculturalidade nas fronteiras, abordando a educação e o ensino de Geografia como importantes elementos na formação de identidade, se nota uma necessidade da presença das vivências interculturais dos alunos em sala de aula. Trabalhos de campo foram realizados nas escolas de ambas cidades com entrevistas e observações, para se formular um estudo sobre os desafios e potencialidades do ensino de Geografia em regiões fronteiriças, especificamente em Ambas Aceguás. |
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Velozo, Edgar GarciaDorfman, Adriana2020-01-31T04:13:14Z2019http://hdl.handle.net/10183/205232001111122Ao se discutir educação e ensino em regiões fronteiriças, devem ser levados em conta diversos aspectos: os fluxos transfronteiriços, a economia interdependente, os diálogos institucionais e a cultura integrada. Em Ambas Aceguás, o par de cidadesgêmeas presente na fronteira sul do Brasil com o Uruguai, se observa uma integração cultural consolidada e a presença de uma identidade fronteiriça própria. Este trabalho busca analisar essa identidade fronteiriça intercultural a partir de escolas brasileiras e uruguaias e identificar quais são os desafios referentes ao ensino de Geografia na região. Através de discussões teóricas sobre a interculturalidade nas fronteiras, abordando a educação e o ensino de Geografia como importantes elementos na formação de identidade, se nota uma necessidade da presença das vivências interculturais dos alunos em sala de aula. Trabalhos de campo foram realizados nas escolas de ambas cidades com entrevistas e observações, para se formular um estudo sobre os desafios e potencialidades do ensino de Geografia em regiões fronteiriças, especificamente em Ambas Aceguás.When discussing education and teaching in border regions, several aspects should be taken into account: cross-border flows, the interdependent economy, institutional dialogues and the integrated culture. In Ambas Aceguás, a pair of twin cities located in the southern border of Brazil with Uruguay, there is a consolidated cultural integration and the presence of a border identity of its own. This paper seeks to analyze the intercultural border identity formed through Brazilian and Uruguayan schools and to identify the challenges related to Geography teaching in the region. Through theoretical discussions about interculturality in the border, approaching education and Geography teaching as important elements in the identity formation, it becomes visible the need of the presence of the students’ intercultural experiences in the classroom. A fieldwork in the schools of both cities with interviews and observations was planned, in order to build a study which explores the challenges and potentialities of Geography teaching in border regions, specifically in Ambas Aceguás.application/pdfporEnsino de geografiaFronteiras : Espaço fronteiriço : Região Platina Brasil UruguaiInterculturalidadeGeography teachingBordersInterculturalityBorder regionDesafios do ensino de Geografia em região de fronteira: o caso da fronteira de Ambas Aceguásinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2019Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001111122.pdf.txt001111122.pdf.txtExtracted Texttext/plain58473http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205232/2/001111122.pdf.txtda40d33913831b5fdc18a25b0f2a8e57MD52ORIGINAL001111122.pdfTexto completoapplication/pdf5345545http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205232/1/001111122.pdf95c4abf0a5a848af6e472195e1fe7e75MD5110183/2052322020-02-01 05:15:05.291254oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205232Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-01T07:15:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Ao se discutir educação e ensino em regiões fronteiriças, devem ser levados em conta diversos aspectos: os fluxos transfronteiriços, a economia interdependente, os diálogos institucionais e a cultura integrada. Em Ambas Aceguás, o par de cidadesgêmeas presente na fronteira sul do Brasil com o Uruguai, se observa uma integração cultural consolidada e a presença de uma identidade fronteiriça própria. Este trabalho busca analisar essa identidade fronteiriça intercultural a partir de escolas brasileiras e uruguaias e identificar quais são os desafios referentes ao ensino de Geografia na região. Através de discussões teóricas sobre a interculturalidade nas fronteiras, abordando a educação e o ensino de Geografia como importantes elementos na formação de identidade, se nota uma necessidade da presença das vivências interculturais dos alunos em sala de aula. Trabalhos de campo foram realizados nas escolas de ambas cidades com entrevistas e observações, para se formular um estudo sobre os desafios e potencialidades do ensino de Geografia em regiões fronteiriças, especificamente em Ambas Aceguás. |
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