De geometrias, currículo e diferenças
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/79337 |
Resumo: | Ao imprimir uma ordem geométrica, reticular, diferencial e disciplinar aos saberes e práticas escolares, o currículo promoveu a abstração do espaço e do tempo e contribuiu para o estabelecimento de novas articulações entre ambos. Isso foi da maior importância para o advento da Modernidade, na medida em que tanto a escola fez do currículo o seu eixo central quanto ela mesma tomou a si a tarefa de educar setores cada vez mais amplos da sociedade. Geometrizando a distribuição dos saberes, o currículo engendrou uma nova geometrização para o mundo, recolocando em termos epistemológicos modernos a invenção grega da fronteira como o limite a partir do qual estão os outros, assim começa a diferença. Dado que hoje estamos vivendo uma ruptura radical nas formas de significar, representar e usar o espaço e o tempo, o currículo pode nos ser “útil” tanto para conhecermos o papel da escola na virada para o pós-moderno quanto para mudarmos alguns rumos das políticas da diferença nessa virada. |
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Veiga-Neto, Alfredo José da2013-10-17T01:49:18Z20020101-7330http://hdl.handle.net/10183/79337000329619Ao imprimir uma ordem geométrica, reticular, diferencial e disciplinar aos saberes e práticas escolares, o currículo promoveu a abstração do espaço e do tempo e contribuiu para o estabelecimento de novas articulações entre ambos. Isso foi da maior importância para o advento da Modernidade, na medida em que tanto a escola fez do currículo o seu eixo central quanto ela mesma tomou a si a tarefa de educar setores cada vez mais amplos da sociedade. Geometrizando a distribuição dos saberes, o currículo engendrou uma nova geometrização para o mundo, recolocando em termos epistemológicos modernos a invenção grega da fronteira como o limite a partir do qual estão os outros, assim começa a diferença. Dado que hoje estamos vivendo uma ruptura radical nas formas de significar, representar e usar o espaço e o tempo, o currículo pode nos ser “útil” tanto para conhecermos o papel da escola na virada para o pós-moderno quanto para mudarmos alguns rumos das políticas da diferença nessa virada.While imprinting a geometrical, reticular, differential and disciplinary order to the knowledge and school practices, curriculum concurred to abstract time and space, as well as to create new connections between both. This has been very important for Modernity, insofar as curriculum occupies the center of the school practices and as school was widely extended to the society. Curriculum put into modern epistemological terms the Greek invention of the frontier as the limit beyond which are the others, beyond which difference begins. Since there is a rupture in the forms by which, nowadays, we signify, represent and use space and time, curriculum may be useful to understand the role of school in the postmodern turn, and to change the course of some politics of difference within this turn.application/pdfporEducação e sociedade. São Paulo. Vol. 23, n. 79 (ago. 2002), p. 163-186TempoEnsinoEspaçoDiferençaModernidadeSociedadeEducaçãoPós-modernismoCurriculumModern space and timePostmodern space and timeVolatilityMichel FoucaultDe geometrias, currículo e diferençasAbout geometries, curriculum and differences info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000329619.pdf000329619.pdfTexto completoapplication/pdf107389http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79337/1/000329619.pdf068e41db528e9a7d046be592e71676afMD51TEXT000329619.pdf.txt000329619.pdf.txtExtracted Texttext/plain62169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79337/2/000329619.pdf.txtcdab758ad0fa433b5a62a22a17d42256MD52THUMBNAIL000329619.pdf.jpg000329619.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1623http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79337/3/000329619.pdf.jpg4231cc35cac56aaf0a7edde0318fde9fMD5310183/793372021-11-20 05:52:13.922214oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79337Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:52:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Ao imprimir uma ordem geométrica, reticular, diferencial e disciplinar aos saberes e práticas escolares, o currículo promoveu a abstração do espaço e do tempo e contribuiu para o estabelecimento de novas articulações entre ambos. Isso foi da maior importância para o advento da Modernidade, na medida em que tanto a escola fez do currículo o seu eixo central quanto ela mesma tomou a si a tarefa de educar setores cada vez mais amplos da sociedade. Geometrizando a distribuição dos saberes, o currículo engendrou uma nova geometrização para o mundo, recolocando em termos epistemológicos modernos a invenção grega da fronteira como o limite a partir do qual estão os outros, assim começa a diferença. Dado que hoje estamos vivendo uma ruptura radical nas formas de significar, representar e usar o espaço e o tempo, o currículo pode nos ser “útil” tanto para conhecermos o papel da escola na virada para o pós-moderno quanto para mudarmos alguns rumos das políticas da diferença nessa virada. |
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