A implementação do open banking e seus efeitos no estímulo à concorrência e na redução da assimetria informacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gabriel Rodrigues da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258442
Resumo: O presente estudo apresenta os impactos da implementação do Open Banking na assimetria informacional e na concorrência do sistema financeiro. Para além de uma medida regulatória, o estudo aponta como o Open Banking pode assumir atributos de um sistema próprio, impactando não somente bancos, mas todos os agentes estabelecidos e entrantes no mercado. O Banco Central do Brasil através do Open Banking, aqui intitulado Open Finance, visa estimular a competitividade por meio do compartilhamento seguro de dados das transações financeiras dos clientes, mediante consentimento, por intermédio de interfaces de programação (APIs). Assim, o estudo apresenta as evidências teóricas da assimetria informacional e as características da concorrência no sistema financeiro, especialmente no mercado brasileiro. Além disso, identifica as fintechs como os principais entrantes beneficiados com o Open Banking. Estas são empresas que utilizam principalmente os meios digitais e seu elevado volume de dados, promovem desenvolvimento tecnológico. Tais empresas surgem não apenas de núcleos de pesquisa em tecnologia, mas também de fundos de investimento de risco dos próprios bancos já estabelecidos. Assim, a implementação do Open Banking tem um imenso potencial de reduzir a barreira de entrada para este tipo de negócio. Entretanto, ainda não é possível perceber neste movimento o potencial de ruptura da concentração bancária, especialmente em economias em desenvolvimento como a brasileira. Portanto, o sistema tem grande potencial de desenvolvimento tecnológico e socioeconômico dos sistemas financeiros pelo mundo, especialmente aumentando a qualidade dos serviços financeiros e tornando-os menos custosos, tanto para as instituições quanto para os clientes.
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