Os jogos na oficinas de letramento do Mais Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemke, Lionir Maria da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88063
Resumo: O presente trabalho busca relatar a experiência de pesquisa vivenciada no curso de especialização em Educação Integral, cuja análise teve como foco principal o uso de jogos e outras atividades lúdicas na aprendizagem dos alunos no Programa Mais Educação, visando a importância da identificação dos seus objetivos, metas e ações. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo sobre o lúdico na Educação Integral, relacionando em especial a alfabetização, nas oficinas de letramento do programa. Durante o perfil metodológico buscou-se reconhecer os resultados na aprendizagem dos alunos decorrente deste trabalho, em uma escola da rede pública de ensino. Neste sentido o artigo aborda temas relacionados a organização do programa, a concepção de Educação Integral, assim como traz o conceito de cidade educadora que permeia e norteia a proposta do Programa Mais Educação, na Educação Integral.
id UFRGS-2_e645c8bc2ca15140e99f095269edc2c7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88063
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lemke, Lionir Maria da SilvaÁvila, Ivany Souza2014-03-01T01:54:26Z2013http://hdl.handle.net/10183/88063000910080O presente trabalho busca relatar a experiência de pesquisa vivenciada no curso de especialização em Educação Integral, cuja análise teve como foco principal o uso de jogos e outras atividades lúdicas na aprendizagem dos alunos no Programa Mais Educação, visando a importância da identificação dos seus objetivos, metas e ações. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo sobre o lúdico na Educação Integral, relacionando em especial a alfabetização, nas oficinas de letramento do programa. Durante o perfil metodológico buscou-se reconhecer os resultados na aprendizagem dos alunos decorrente deste trabalho, em uma escola da rede pública de ensino. Neste sentido o artigo aborda temas relacionados a organização do programa, a concepção de Educação Integral, assim como traz o conceito de cidade educadora que permeia e norteia a proposta do Programa Mais Educação, na Educação Integral.This study aims to report the search experience experienced in the course of expertise in Integral Education, whose analysis focused primarily use games and other recreational activities on student learning in More Education Program, aimed at the importance of identifying your goals, goals and actions. Therefore, we carried out a qualitative research on playfulness in Integral Education, relating in particular literacy, workshops literacy program. During the methodological profile sought to recognize the results on student learning outcome of this work, in a public school education. In this sense, the article discusses issues related to the organization of the program, the design of Integral Education, and brings the concept of educating city that permeates and guides the proposal More Education Program, the Comprehensive Education.application/pdfporEducação integralAprendizagemJogosPrograma Mais Educação.More education programRecreational activitiesLiteracyIntegral educationOs jogos na oficinas de letramento do Mais Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Educação Integral Integradainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000910080.pdf000910080.pdfTexto completoapplication/pdf265876http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88063/1/000910080.pdf70ba6179ed2320e8bdabe00ac0debb8aMD51TEXT000910080.pdf.txt000910080.pdf.txtExtracted Texttext/plain51077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88063/2/000910080.pdf.txtd7cce5a1c90a9e72a23cf70ed2ebda50MD52THUMBNAIL000910080.pdf.jpg000910080.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1469http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88063/3/000910080.pdf.jpgae426174d5a5f1bacd6e5ffbb08bd6ceMD5310183/880632018-10-18 08:11:45.06oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88063Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:11:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os jogos na oficinas de letramento do Mais Educação
title Os jogos na oficinas de letramento do Mais Educação
spellingShingle Os jogos na oficinas de letramento do Mais Educação
Lemke, Lionir Maria da Silva
Educação integral
Aprendizagem
Jogos
Programa Mais Educação.
More education program
Recreational activities
Literacy
Integral education
title_short Os jogos na oficinas de letramento do Mais Educação
title_full Os jogos na oficinas de letramento do Mais Educação
title_fullStr Os jogos na oficinas de letramento do Mais Educação
title_full_unstemmed Os jogos na oficinas de letramento do Mais Educação
title_sort Os jogos na oficinas de letramento do Mais Educação
author Lemke, Lionir Maria da Silva
author_facet Lemke, Lionir Maria da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemke, Lionir Maria da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ávila, Ivany Souza
contributor_str_mv Ávila, Ivany Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Aprendizagem
Jogos
Programa Mais Educação.
topic Educação integral
Aprendizagem
Jogos
Programa Mais Educação.
More education program
Recreational activities
Literacy
Integral education
dc.subject.eng.fl_str_mv More education program
Recreational activities
Literacy
Integral education
description O presente trabalho busca relatar a experiência de pesquisa vivenciada no curso de especialização em Educação Integral, cuja análise teve como foco principal o uso de jogos e outras atividades lúdicas na aprendizagem dos alunos no Programa Mais Educação, visando a importância da identificação dos seus objetivos, metas e ações. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo sobre o lúdico na Educação Integral, relacionando em especial a alfabetização, nas oficinas de letramento do programa. Durante o perfil metodológico buscou-se reconhecer os resultados na aprendizagem dos alunos decorrente deste trabalho, em uma escola da rede pública de ensino. Neste sentido o artigo aborda temas relacionados a organização do programa, a concepção de Educação Integral, assim como traz o conceito de cidade educadora que permeia e norteia a proposta do Programa Mais Educação, na Educação Integral.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-01T01:54:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88063
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000910080
url http://hdl.handle.net/10183/88063
identifier_str_mv 000910080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88063/1/000910080.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88063/2/000910080.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88063/3/000910080.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 70ba6179ed2320e8bdabe00ac0debb8a
d7cce5a1c90a9e72a23cf70ed2ebda50
ae426174d5a5f1bacd6e5ffbb08bd6ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224460723814400