Notação científica : uma abordagem contextualizada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31581 |
Resumo: | O presente trabalho tem o objetivo de fazer uma abordagem contextualizada no ensino aprendizagem do conteúdo notação cientifica, voltado a alunos da 8ª série do Ensino Fundamental. Para introduzir o conteúdo notação científica aos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental foi usado um vídeo sensibilizador, denominado “A Imensidão do Micro e do Macro cosmo”, cujas informações justificam o uso de uma representação numérica simples e com poucos algarismos, quando nos referimos aos valores numéricos muito grandes ou muito pequenos para representar situações envolvendo grandezas científicas. A sequência didática proposta, a qual incluía o uso de mídias digitais, foi aplicada a um grupo de oito alunos do Centro Municipal de Ensino Érico Veríssimo – Unidade de Ensino Fundamental, na cidade de Sapiranga. Da prática realizada, que se desenvolveu ao longo de 8 horas-aula, divididas em 4 momentos, foi possível observar que o uso de tecnologias e mídias digitais mantiveram o interesse dos alunos e o dinamismo nas aulas. Os alunos fizeram uso dos recursos com habilidade e disposição em buscar aprimorar o conhecimento. Concluímos que o objetivo proposto, sobre o ensino aprendizagem do conteúdo notação científica no Ensino Fundamental, atingiu um resultado satisfatório. |
id |
UFRGS-2_e692630c8f3cbe513db0b7ae56e5588e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31581 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Naissinger, Marli AlmeidaVarriale, Maria Cristina2011-09-02T06:02:03Z2010http://hdl.handle.net/10183/31581000783852O presente trabalho tem o objetivo de fazer uma abordagem contextualizada no ensino aprendizagem do conteúdo notação cientifica, voltado a alunos da 8ª série do Ensino Fundamental. Para introduzir o conteúdo notação científica aos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental foi usado um vídeo sensibilizador, denominado “A Imensidão do Micro e do Macro cosmo”, cujas informações justificam o uso de uma representação numérica simples e com poucos algarismos, quando nos referimos aos valores numéricos muito grandes ou muito pequenos para representar situações envolvendo grandezas científicas. A sequência didática proposta, a qual incluía o uso de mídias digitais, foi aplicada a um grupo de oito alunos do Centro Municipal de Ensino Érico Veríssimo – Unidade de Ensino Fundamental, na cidade de Sapiranga. Da prática realizada, que se desenvolveu ao longo de 8 horas-aula, divididas em 4 momentos, foi possível observar que o uso de tecnologias e mídias digitais mantiveram o interesse dos alunos e o dinamismo nas aulas. Os alunos fizeram uso dos recursos com habilidade e disposição em buscar aprimorar o conhecimento. Concluímos que o objetivo proposto, sobre o ensino aprendizagem do conteúdo notação científica no Ensino Fundamental, atingiu um resultado satisfatório.The present work aims to make a contextual approach in teaching and learning of scientific content rating, aimed at students from 8th grade on. To enter the contents scientific notation to students in the 8th grade of elementary school used a video sensitizer, called "The Vastness of Micro and Macro Cosmos", with information justifying the use of a numerical representation simple, with few digits when referring the numerical values too large or too small to represent situations involving scientific greatness. The didactic sequence proposal, which included the use of digital media, was applied to a group of eight students from the Municipal Center for Teaching Erico Verissimo - Drive Elementary School in the town of Sapiranga. Practice held, which developed over 8 hours of lessons divided into 4 times, it was observed that the use of digital media technologies and maintained students' interest and dynamism in the classroom. The students made use of resources with the ability and willingness to seek development of the knowledge. We conclude that the proposed objective, learning about teaching scientific notation of content in elementary school, reached a satisfactory result.application/pdfpornotação científicaEnsino fundamentalMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaNotação científica : uma abordagem contextualizadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783852.pdf000783852.pdfTexto completoapplication/pdf807713http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31581/1/000783852.pdfc29f4752361a1d15815a3fa0333908afMD51TEXT000783852.pdf.txt000783852.pdf.txtExtracted Texttext/plain64000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31581/2/000783852.pdf.txt44ebcae7582a9c1569d93adc969f0b82MD52THUMBNAIL000783852.pdf.jpg000783852.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1132http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31581/3/000783852.pdf.jpgccdf6a88cf12c79022e5a377ac0258acMD5310183/315812018-10-22 09:15:01.763oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31581Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:15:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Notação científica : uma abordagem contextualizada |
title |
Notação científica : uma abordagem contextualizada |
spellingShingle |
Notação científica : uma abordagem contextualizada Naissinger, Marli Almeida notação científica Ensino fundamental Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática |
title_short |
Notação científica : uma abordagem contextualizada |
title_full |
Notação científica : uma abordagem contextualizada |
title_fullStr |
Notação científica : uma abordagem contextualizada |
title_full_unstemmed |
Notação científica : uma abordagem contextualizada |
title_sort |
Notação científica : uma abordagem contextualizada |
author |
Naissinger, Marli Almeida |
author_facet |
Naissinger, Marli Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Naissinger, Marli Almeida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Varriale, Maria Cristina |
contributor_str_mv |
Varriale, Maria Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
notação científica Ensino fundamental Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática |
topic |
notação científica Ensino fundamental Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática |
description |
O presente trabalho tem o objetivo de fazer uma abordagem contextualizada no ensino aprendizagem do conteúdo notação cientifica, voltado a alunos da 8ª série do Ensino Fundamental. Para introduzir o conteúdo notação científica aos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental foi usado um vídeo sensibilizador, denominado “A Imensidão do Micro e do Macro cosmo”, cujas informações justificam o uso de uma representação numérica simples e com poucos algarismos, quando nos referimos aos valores numéricos muito grandes ou muito pequenos para representar situações envolvendo grandezas científicas. A sequência didática proposta, a qual incluía o uso de mídias digitais, foi aplicada a um grupo de oito alunos do Centro Municipal de Ensino Érico Veríssimo – Unidade de Ensino Fundamental, na cidade de Sapiranga. Da prática realizada, que se desenvolveu ao longo de 8 horas-aula, divididas em 4 momentos, foi possível observar que o uso de tecnologias e mídias digitais mantiveram o interesse dos alunos e o dinamismo nas aulas. Os alunos fizeram uso dos recursos com habilidade e disposição em buscar aprimorar o conhecimento. Concluímos que o objetivo proposto, sobre o ensino aprendizagem do conteúdo notação científica no Ensino Fundamental, atingiu um resultado satisfatório. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-02T06:02:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31581 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000783852 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31581 |
identifier_str_mv |
000783852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31581/1/000783852.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31581/2/000783852.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31581/3/000783852.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c29f4752361a1d15815a3fa0333908af 44ebcae7582a9c1569d93adc969f0b82 ccdf6a88cf12c79022e5a377ac0258ac |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224412975857664 |