Notação científica : uma abordagem contextualizada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Naissinger, Marli Almeida
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31581
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de fazer uma abordagem contextualizada no ensino aprendizagem do conteúdo notação cientifica, voltado a alunos da 8ª série do Ensino Fundamental. Para introduzir o conteúdo notação científica aos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental foi usado um vídeo sensibilizador, denominado “A Imensidão do Micro e do Macro cosmo”, cujas informações justificam o uso de uma representação numérica simples e com poucos algarismos, quando nos referimos aos valores numéricos muito grandes ou muito pequenos para representar situações envolvendo grandezas científicas. A sequência didática proposta, a qual incluía o uso de mídias digitais, foi aplicada a um grupo de oito alunos do Centro Municipal de Ensino Érico Veríssimo – Unidade de Ensino Fundamental, na cidade de Sapiranga. Da prática realizada, que se desenvolveu ao longo de 8 horas-aula, divididas em 4 momentos, foi possível observar que o uso de tecnologias e mídias digitais mantiveram o interesse dos alunos e o dinamismo nas aulas. Os alunos fizeram uso dos recursos com habilidade e disposição em buscar aprimorar o conhecimento. Concluímos que o objetivo proposto, sobre o ensino aprendizagem do conteúdo notação científica no Ensino Fundamental, atingiu um resultado satisfatório.
id UFRGS-2_e692630c8f3cbe513db0b7ae56e5588e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31581
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Naissinger, Marli AlmeidaVarriale, Maria Cristina2011-09-02T06:02:03Z2010http://hdl.handle.net/10183/31581000783852O presente trabalho tem o objetivo de fazer uma abordagem contextualizada no ensino aprendizagem do conteúdo notação cientifica, voltado a alunos da 8ª série do Ensino Fundamental. Para introduzir o conteúdo notação científica aos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental foi usado um vídeo sensibilizador, denominado “A Imensidão do Micro e do Macro cosmo”, cujas informações justificam o uso de uma representação numérica simples e com poucos algarismos, quando nos referimos aos valores numéricos muito grandes ou muito pequenos para representar situações envolvendo grandezas científicas. A sequência didática proposta, a qual incluía o uso de mídias digitais, foi aplicada a um grupo de oito alunos do Centro Municipal de Ensino Érico Veríssimo – Unidade de Ensino Fundamental, na cidade de Sapiranga. Da prática realizada, que se desenvolveu ao longo de 8 horas-aula, divididas em 4 momentos, foi possível observar que o uso de tecnologias e mídias digitais mantiveram o interesse dos alunos e o dinamismo nas aulas. Os alunos fizeram uso dos recursos com habilidade e disposição em buscar aprimorar o conhecimento. Concluímos que o objetivo proposto, sobre o ensino aprendizagem do conteúdo notação científica no Ensino Fundamental, atingiu um resultado satisfatório.The present work aims to make a contextual approach in teaching and learning of scientific content rating, aimed at students from 8th grade on. To enter the contents scientific notation to students in the 8th grade of elementary school used a video sensitizer, called "The Vastness of Micro and Macro Cosmos", with information justifying the use of a numerical representation simple, with few digits when referring the numerical values too large or too small to represent situations involving scientific greatness. The didactic sequence proposal, which included the use of digital media, was applied to a group of eight students from the Municipal Center for Teaching Erico Verissimo - Drive Elementary School in the town of Sapiranga. Practice held, which developed over 8 hours of lessons divided into 4 times, it was observed that the use of digital media technologies and maintained students' interest and dynamism in the classroom. The students made use of resources with the ability and willingness to seek development of the knowledge. We conclude that the proposed objective, learning about teaching scientific notation of content in elementary school, reached a satisfactory result.application/pdfpornotação científicaEnsino fundamentalMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaNotação científica : uma abordagem contextualizadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783852.pdf000783852.pdfTexto completoapplication/pdf807713http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31581/1/000783852.pdfc29f4752361a1d15815a3fa0333908afMD51TEXT000783852.pdf.txt000783852.pdf.txtExtracted Texttext/plain64000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31581/2/000783852.pdf.txt44ebcae7582a9c1569d93adc969f0b82MD52THUMBNAIL000783852.pdf.jpg000783852.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1132http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31581/3/000783852.pdf.jpgccdf6a88cf12c79022e5a377ac0258acMD5310183/315812018-10-22 09:15:01.763oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31581Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:15:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Notação científica : uma abordagem contextualizada
title Notação científica : uma abordagem contextualizada
spellingShingle Notação científica : uma abordagem contextualizada
Naissinger, Marli Almeida
notação científica
Ensino fundamental
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
title_short Notação científica : uma abordagem contextualizada
title_full Notação científica : uma abordagem contextualizada
title_fullStr Notação científica : uma abordagem contextualizada
title_full_unstemmed Notação científica : uma abordagem contextualizada
title_sort Notação científica : uma abordagem contextualizada
author Naissinger, Marli Almeida
author_facet Naissinger, Marli Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Naissinger, Marli Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Varriale, Maria Cristina
contributor_str_mv Varriale, Maria Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv notação científica
Ensino fundamental
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
topic notação científica
Ensino fundamental
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
description O presente trabalho tem o objetivo de fazer uma abordagem contextualizada no ensino aprendizagem do conteúdo notação cientifica, voltado a alunos da 8ª série do Ensino Fundamental. Para introduzir o conteúdo notação científica aos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental foi usado um vídeo sensibilizador, denominado “A Imensidão do Micro e do Macro cosmo”, cujas informações justificam o uso de uma representação numérica simples e com poucos algarismos, quando nos referimos aos valores numéricos muito grandes ou muito pequenos para representar situações envolvendo grandezas científicas. A sequência didática proposta, a qual incluía o uso de mídias digitais, foi aplicada a um grupo de oito alunos do Centro Municipal de Ensino Érico Veríssimo – Unidade de Ensino Fundamental, na cidade de Sapiranga. Da prática realizada, que se desenvolveu ao longo de 8 horas-aula, divididas em 4 momentos, foi possível observar que o uso de tecnologias e mídias digitais mantiveram o interesse dos alunos e o dinamismo nas aulas. Os alunos fizeram uso dos recursos com habilidade e disposição em buscar aprimorar o conhecimento. Concluímos que o objetivo proposto, sobre o ensino aprendizagem do conteúdo notação científica no Ensino Fundamental, atingiu um resultado satisfatório.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-02T06:02:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31581
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000783852
url http://hdl.handle.net/10183/31581
identifier_str_mv 000783852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31581/1/000783852.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31581/2/000783852.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31581/3/000783852.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c29f4752361a1d15815a3fa0333908af
44ebcae7582a9c1569d93adc969f0b82
ccdf6a88cf12c79022e5a377ac0258ac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224412975857664