Tensão entre cristianismo e arte em Ventura Profana : uma abordagem teológica indecente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Gilberto Alves Junior
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222955
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso analisa a obra de Ventura Profana para de bater nela uma tensão entre cristianismo e arte. A bricolagem foi utilizada como mé todo de pesquisa, com inspiração na noção de gambiarra. Também foi realizada uma análise crítica de entrevistas, que de certa forma correspondem à própria obra perfor mática da artista. Tendo como ponto de partida e prioridade o olhar/escuta da obra, optei por elaborar uma abordagem interdisciplinar articulando referenciais teórico-me todológicos da História e Crítica de Arte, Psicanálise, Antropologia e Teologia – com ênfase para a Teologia da Libertação, a Teologia Negra de James H. Cone e a Teo logia Indecente de Marcella Althaus-Reid, além do perspectivismo ameríndio de Vivei ros de Castro e a noção de Levantes de Georges Didi-Huberman e Judith Butler. Esta abordagem foi aplicada na análise do videoclipe da música Eu não vou morrer, em diálogo com outras obras da artista, em particular a série de colagens Sonda. Sem pretensão de univocidade, foi possível concluir que no trabalho da artista a aparente tensão entre cristianismo e arte, na realidade, trata de tensões entre formas diferentes de cristianismo que fazem uso da arte para apresentar suas posições divergentes. Assim, busco trazer uma contribuição para a fortuna crítica de Ventura Profana, apro ximando a partir de seu trabalho referenciais teórico-metodológicos incomuns à His tória da Arte em uma abordagem teológica indecente.
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spelling Leal, Gilberto Alves JuniorVeras, Eduardo Ferreira2021-06-29T04:20:28Z2021http://hdl.handle.net/10183/222955001127397Este trabalho de conclusão de curso analisa a obra de Ventura Profana para de bater nela uma tensão entre cristianismo e arte. A bricolagem foi utilizada como mé todo de pesquisa, com inspiração na noção de gambiarra. Também foi realizada uma análise crítica de entrevistas, que de certa forma correspondem à própria obra perfor mática da artista. Tendo como ponto de partida e prioridade o olhar/escuta da obra, optei por elaborar uma abordagem interdisciplinar articulando referenciais teórico-me todológicos da História e Crítica de Arte, Psicanálise, Antropologia e Teologia – com ênfase para a Teologia da Libertação, a Teologia Negra de James H. Cone e a Teo logia Indecente de Marcella Althaus-Reid, além do perspectivismo ameríndio de Vivei ros de Castro e a noção de Levantes de Georges Didi-Huberman e Judith Butler. Esta abordagem foi aplicada na análise do videoclipe da música Eu não vou morrer, em diálogo com outras obras da artista, em particular a série de colagens Sonda. Sem pretensão de univocidade, foi possível concluir que no trabalho da artista a aparente tensão entre cristianismo e arte, na realidade, trata de tensões entre formas diferentes de cristianismo que fazem uso da arte para apresentar suas posições divergentes. Assim, busco trazer uma contribuição para a fortuna crítica de Ventura Profana, apro ximando a partir de seu trabalho referenciais teórico-metodológicos incomuns à His tória da Arte em uma abordagem teológica indecente.This final term paper analyzes the work of Ventura Profana to debate in it a tension between Christianity and Art. Bricolage was used as a research method, with inspira tion on the notion of gambiarra. It was also employed critical analysis of interviews, which correspond to the artist's performances. With the sight/listening of the artwork as a starting point, I opted to elaborate an interdisciplinary approach articulating refer ences from Art History, Psychoanalysis, Anthropology, and Theology - with emphasis on the Latin American Theology of Liberation, James H. Cone's Black Theology of Liberation, and Marcella Althaus-Reid's Indecent Theology, in addition to Viveiros de Castro's Amerindian Perspectivism, and Didi-Huberman's and Judith Butler's notion of Uprisings. This approach was applied in the analysis of the video clip of the song Eu não vou morrer, in dialog with other artworks of the artist, in particular the Sonda col lage series. Without the pretension of univocity, it was concluded that in the work of the artist the apparent tension between Christianity and Art actually seems to be a tension between different forms of Christianity which make use of art to present its divergent positions. Hence, I seek to contribute to the critical fortune of Ventura Profana, bringing uncommon theoretical and methodological references together in a theological indecent approach to Art History.application/pdfporTeoria queerTeologia da libertaçãoArte contemporâneaHistória da arteVentura ProfanaQueer theoryTheology of liberationContemporary artArt historyTensão entre cristianismo e arte em Ventura Profana : uma abordagem teológica indecenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2021História da Arte: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127397.pdf.txt001127397.pdf.txtExtracted Texttext/plain358590http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222955/2/001127397.pdf.txt50fc82780eadea654fae5e47a829057dMD52ORIGINAL001127397.pdfTexto completoapplication/pdf3533905http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222955/1/001127397.pdffd96afb167652300e4316a41d3a3afc8MD5110183/2229552023-05-04 04:03:31.915866oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222955Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-04T07:03:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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