Televisão : aliada ou adversária da educação escolar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mancuso, Andréa de Moura
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95910
Resumo: Este trabalho é o resultado da investigação da relação da televisão com a educação escolar, buscando identificar e discutir aspectos positivos e negativos desta relação. Os autores que embasam a fundamentação teórica são Moran (2000), Morin (2002), Baccega (2003), Freire (1996) e Carneiro (2005) entre outros. A pesquisa é um estudo de caso de alunos de uma turma do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola pública da zona sul de Porto Alegre. Foram utilizados como instrumentos entrevista e observações. As análises indicam que os alunos não relacionam os assuntos trabalhados na escola com os que assistem na TV, apesar de acreditarem que também aprendem com a TV. Acham ser possível juntar os assuntos, porém ignoram que a televisão seja um recurso a ser utilizado em sala de aula. Portanto torna-se urgente que se discuta a TV e a escola, e suas propostas. É necessário que os professores se atualizem e explorem as mídias e tecnologias tornando o ambiente de sala de aula mais estimulante, criativo, dinâmico e oportunize que o aluno seja autor de sua aprendizagem.
id UFRGS-2_e78f29e0503178aab488a7ca77ec78b7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95910
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mancuso, Andréa de MouraReategui, Eliseo Berni2014-06-03T02:03:30Z2012http://hdl.handle.net/10183/95910000911670Este trabalho é o resultado da investigação da relação da televisão com a educação escolar, buscando identificar e discutir aspectos positivos e negativos desta relação. Os autores que embasam a fundamentação teórica são Moran (2000), Morin (2002), Baccega (2003), Freire (1996) e Carneiro (2005) entre outros. A pesquisa é um estudo de caso de alunos de uma turma do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola pública da zona sul de Porto Alegre. Foram utilizados como instrumentos entrevista e observações. As análises indicam que os alunos não relacionam os assuntos trabalhados na escola com os que assistem na TV, apesar de acreditarem que também aprendem com a TV. Acham ser possível juntar os assuntos, porém ignoram que a televisão seja um recurso a ser utilizado em sala de aula. Portanto torna-se urgente que se discuta a TV e a escola, e suas propostas. É necessário que os professores se atualizem e explorem as mídias e tecnologias tornando o ambiente de sala de aula mais estimulante, criativo, dinâmico e oportunize que o aluno seja autor de sua aprendizagem.This work is the result of the investigation of the relationship of television with schooling, seeking to identify and discuss positive and negative aspects of this relationship. The authors that support the theoretical are Moran (2000), Morin (2002), Baccega (2003), Freire (1996) and Carneiro (2005) among others. The research is a case study of students in a class of third year of elementary school in a public school in the southern area of Porto Alegre. The instruments were interview and observation. Analysis indicates that students do not relate the subjects dealt in school with they watch on TV, although they also believe in learn from TV. They think is possible to join both to learn, but ignore that television could be a resource to be used in classroom. Therefore it is urgent to discuss the relation between TV and school, and their proposals. It is necessary for teachers to upgrade and explore media and technology making classroom environment more stimulating, creative, and dynamic to oportunize to students being the authors of their learning.application/pdfporTelevisão educativa (Comunicação)TelevisionSchoolLearningTelevisão : aliada ou adversária da educação escolar?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911670.pdf000911670.pdfTexto completoapplication/pdf207182http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95910/1/000911670.pdfcc5f421d2c09d2c350dbcaba4bf9b051MD51TEXT000911670.pdf.txt000911670.pdf.txtExtracted Texttext/plain52307http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95910/2/000911670.pdf.txtebfdb3f7013642eabd8da6b411562335MD52THUMBNAIL000911670.pdf.jpg000911670.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95910/3/000911670.pdf.jpg14dcf8942a4d9ebb539ad9afc760c501MD5310183/959102018-10-16 07:58:21.523oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95910Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T10:58:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Televisão : aliada ou adversária da educação escolar?
title Televisão : aliada ou adversária da educação escolar?
spellingShingle Televisão : aliada ou adversária da educação escolar?
Mancuso, Andréa de Moura
Televisão educativa (Comunicação)
Television
School
Learning
title_short Televisão : aliada ou adversária da educação escolar?
title_full Televisão : aliada ou adversária da educação escolar?
title_fullStr Televisão : aliada ou adversária da educação escolar?
title_full_unstemmed Televisão : aliada ou adversária da educação escolar?
title_sort Televisão : aliada ou adversária da educação escolar?
author Mancuso, Andréa de Moura
author_facet Mancuso, Andréa de Moura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mancuso, Andréa de Moura
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reategui, Eliseo Berni
contributor_str_mv Reategui, Eliseo Berni
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão educativa (Comunicação)
topic Televisão educativa (Comunicação)
Television
School
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Television
School
Learning
description Este trabalho é o resultado da investigação da relação da televisão com a educação escolar, buscando identificar e discutir aspectos positivos e negativos desta relação. Os autores que embasam a fundamentação teórica são Moran (2000), Morin (2002), Baccega (2003), Freire (1996) e Carneiro (2005) entre outros. A pesquisa é um estudo de caso de alunos de uma turma do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola pública da zona sul de Porto Alegre. Foram utilizados como instrumentos entrevista e observações. As análises indicam que os alunos não relacionam os assuntos trabalhados na escola com os que assistem na TV, apesar de acreditarem que também aprendem com a TV. Acham ser possível juntar os assuntos, porém ignoram que a televisão seja um recurso a ser utilizado em sala de aula. Portanto torna-se urgente que se discuta a TV e a escola, e suas propostas. É necessário que os professores se atualizem e explorem as mídias e tecnologias tornando o ambiente de sala de aula mais estimulante, criativo, dinâmico e oportunize que o aluno seja autor de sua aprendizagem.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-03T02:03:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95910
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911670
url http://hdl.handle.net/10183/95910
identifier_str_mv 000911670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95910/1/000911670.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95910/2/000911670.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95910/3/000911670.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cc5f421d2c09d2c350dbcaba4bf9b051
ebfdb3f7013642eabd8da6b411562335
14dcf8942a4d9ebb539ad9afc760c501
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224465765367808