Televisão : aliada ou adversária da educação escolar?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95910 |
Resumo: | Este trabalho é o resultado da investigação da relação da televisão com a educação escolar, buscando identificar e discutir aspectos positivos e negativos desta relação. Os autores que embasam a fundamentação teórica são Moran (2000), Morin (2002), Baccega (2003), Freire (1996) e Carneiro (2005) entre outros. A pesquisa é um estudo de caso de alunos de uma turma do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola pública da zona sul de Porto Alegre. Foram utilizados como instrumentos entrevista e observações. As análises indicam que os alunos não relacionam os assuntos trabalhados na escola com os que assistem na TV, apesar de acreditarem que também aprendem com a TV. Acham ser possível juntar os assuntos, porém ignoram que a televisão seja um recurso a ser utilizado em sala de aula. Portanto torna-se urgente que se discuta a TV e a escola, e suas propostas. É necessário que os professores se atualizem e explorem as mídias e tecnologias tornando o ambiente de sala de aula mais estimulante, criativo, dinâmico e oportunize que o aluno seja autor de sua aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_e78f29e0503178aab488a7ca77ec78b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95910 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mancuso, Andréa de MouraReategui, Eliseo Berni2014-06-03T02:03:30Z2012http://hdl.handle.net/10183/95910000911670Este trabalho é o resultado da investigação da relação da televisão com a educação escolar, buscando identificar e discutir aspectos positivos e negativos desta relação. Os autores que embasam a fundamentação teórica são Moran (2000), Morin (2002), Baccega (2003), Freire (1996) e Carneiro (2005) entre outros. A pesquisa é um estudo de caso de alunos de uma turma do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola pública da zona sul de Porto Alegre. Foram utilizados como instrumentos entrevista e observações. As análises indicam que os alunos não relacionam os assuntos trabalhados na escola com os que assistem na TV, apesar de acreditarem que também aprendem com a TV. Acham ser possível juntar os assuntos, porém ignoram que a televisão seja um recurso a ser utilizado em sala de aula. Portanto torna-se urgente que se discuta a TV e a escola, e suas propostas. É necessário que os professores se atualizem e explorem as mídias e tecnologias tornando o ambiente de sala de aula mais estimulante, criativo, dinâmico e oportunize que o aluno seja autor de sua aprendizagem.This work is the result of the investigation of the relationship of television with schooling, seeking to identify and discuss positive and negative aspects of this relationship. The authors that support the theoretical are Moran (2000), Morin (2002), Baccega (2003), Freire (1996) and Carneiro (2005) among others. The research is a case study of students in a class of third year of elementary school in a public school in the southern area of Porto Alegre. The instruments were interview and observation. Analysis indicates that students do not relate the subjects dealt in school with they watch on TV, although they also believe in learn from TV. They think is possible to join both to learn, but ignore that television could be a resource to be used in classroom. Therefore it is urgent to discuss the relation between TV and school, and their proposals. It is necessary for teachers to upgrade and explore media and technology making classroom environment more stimulating, creative, and dynamic to oportunize to students being the authors of their learning.application/pdfporTelevisão educativa (Comunicação)TelevisionSchoolLearningTelevisão : aliada ou adversária da educação escolar?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911670.pdf000911670.pdfTexto completoapplication/pdf207182http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95910/1/000911670.pdfcc5f421d2c09d2c350dbcaba4bf9b051MD51TEXT000911670.pdf.txt000911670.pdf.txtExtracted Texttext/plain52307http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95910/2/000911670.pdf.txtebfdb3f7013642eabd8da6b411562335MD52THUMBNAIL000911670.pdf.jpg000911670.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95910/3/000911670.pdf.jpg14dcf8942a4d9ebb539ad9afc760c501MD5310183/959102018-10-16 07:58:21.523oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95910Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T10:58:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Televisão : aliada ou adversária da educação escolar? |
title |
Televisão : aliada ou adversária da educação escolar? |
spellingShingle |
Televisão : aliada ou adversária da educação escolar? Mancuso, Andréa de Moura Televisão educativa (Comunicação) Television School Learning |
title_short |
Televisão : aliada ou adversária da educação escolar? |
title_full |
Televisão : aliada ou adversária da educação escolar? |
title_fullStr |
Televisão : aliada ou adversária da educação escolar? |
title_full_unstemmed |
Televisão : aliada ou adversária da educação escolar? |
title_sort |
Televisão : aliada ou adversária da educação escolar? |
author |
Mancuso, Andréa de Moura |
author_facet |
Mancuso, Andréa de Moura |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mancuso, Andréa de Moura |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Reategui, Eliseo Berni |
contributor_str_mv |
Reategui, Eliseo Berni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Televisão educativa (Comunicação) |
topic |
Televisão educativa (Comunicação) Television School Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Television School Learning |
description |
Este trabalho é o resultado da investigação da relação da televisão com a educação escolar, buscando identificar e discutir aspectos positivos e negativos desta relação. Os autores que embasam a fundamentação teórica são Moran (2000), Morin (2002), Baccega (2003), Freire (1996) e Carneiro (2005) entre outros. A pesquisa é um estudo de caso de alunos de uma turma do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola pública da zona sul de Porto Alegre. Foram utilizados como instrumentos entrevista e observações. As análises indicam que os alunos não relacionam os assuntos trabalhados na escola com os que assistem na TV, apesar de acreditarem que também aprendem com a TV. Acham ser possível juntar os assuntos, porém ignoram que a televisão seja um recurso a ser utilizado em sala de aula. Portanto torna-se urgente que se discuta a TV e a escola, e suas propostas. É necessário que os professores se atualizem e explorem as mídias e tecnologias tornando o ambiente de sala de aula mais estimulante, criativo, dinâmico e oportunize que o aluno seja autor de sua aprendizagem. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-03T02:03:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95910 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000911670 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95910 |
identifier_str_mv |
000911670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95910/1/000911670.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95910/2/000911670.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95910/3/000911670.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cc5f421d2c09d2c350dbcaba4bf9b051 ebfdb3f7013642eabd8da6b411562335 14dcf8942a4d9ebb539ad9afc760c501 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224465765367808 |