Educação corporativa inclusiva : um estudo sobre possibilidades de desenvolvimento para pessoas com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Linhares, Natasha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255081
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender e analisar a visão de colaboradores com deficiência, lotados na sede da organização Alfa no estado do Rio Grande do Sul, em relação a possibilidades de desenvolvimento e inclusão dentro da organização. Ao realizar uma busca por materiais bibliográficos o estudo foi contemplado a partir da realização de uma análise quantitativa com os dados numéricos e informações pessoais como escolaridade, idade, nível de cargo e deficiência do colaborador. Após o mapeamento em questão, o estudo teve continuidade por meio de entrevistas semiestruturadas no formato online com diferentes funcionários da Alfa, onde o objetivo foi de receber as diferentes percepções sendo positivas ou negativas sobre as possibilidades de desenvolvimento de acordo com o acesso aos materiais e conteúdos disponibilizados em uma plataforma de ensino interno. Constatou-se que os colaboradores percebem que possuem visibilidade na empresa, além de manifestarem satisfação no tratamento igualitário a partir das ações realizadas internamente e externamente. No entanto, ficou evidenciado que, apesar de já terem muitas ações inclusivas e disponibilizarem materiais e equipamentos de acordo com a necessidade do colaborador, há um longo caminho para a busca de acesso igualitário a conteúdos e treinamentos digitais e físicos.
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