Educação corporativa inclusiva : um estudo sobre possibilidades de desenvolvimento para pessoas com deficiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255081 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo compreender e analisar a visão de colaboradores com deficiência, lotados na sede da organização Alfa no estado do Rio Grande do Sul, em relação a possibilidades de desenvolvimento e inclusão dentro da organização. Ao realizar uma busca por materiais bibliográficos o estudo foi contemplado a partir da realização de uma análise quantitativa com os dados numéricos e informações pessoais como escolaridade, idade, nível de cargo e deficiência do colaborador. Após o mapeamento em questão, o estudo teve continuidade por meio de entrevistas semiestruturadas no formato online com diferentes funcionários da Alfa, onde o objetivo foi de receber as diferentes percepções sendo positivas ou negativas sobre as possibilidades de desenvolvimento de acordo com o acesso aos materiais e conteúdos disponibilizados em uma plataforma de ensino interno. Constatou-se que os colaboradores percebem que possuem visibilidade na empresa, além de manifestarem satisfação no tratamento igualitário a partir das ações realizadas internamente e externamente. No entanto, ficou evidenciado que, apesar de já terem muitas ações inclusivas e disponibilizarem materiais e equipamentos de acordo com a necessidade do colaborador, há um longo caminho para a busca de acesso igualitário a conteúdos e treinamentos digitais e físicos. |
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Linhares, NatashaRodrigues, Maria Beatriz2023-02-25T03:26:49Z2022http://hdl.handle.net/10183/255081001161171O presente trabalho tem como objetivo compreender e analisar a visão de colaboradores com deficiência, lotados na sede da organização Alfa no estado do Rio Grande do Sul, em relação a possibilidades de desenvolvimento e inclusão dentro da organização. Ao realizar uma busca por materiais bibliográficos o estudo foi contemplado a partir da realização de uma análise quantitativa com os dados numéricos e informações pessoais como escolaridade, idade, nível de cargo e deficiência do colaborador. Após o mapeamento em questão, o estudo teve continuidade por meio de entrevistas semiestruturadas no formato online com diferentes funcionários da Alfa, onde o objetivo foi de receber as diferentes percepções sendo positivas ou negativas sobre as possibilidades de desenvolvimento de acordo com o acesso aos materiais e conteúdos disponibilizados em uma plataforma de ensino interno. Constatou-se que os colaboradores percebem que possuem visibilidade na empresa, além de manifestarem satisfação no tratamento igualitário a partir das ações realizadas internamente e externamente. No entanto, ficou evidenciado que, apesar de já terem muitas ações inclusivas e disponibilizarem materiais e equipamentos de acordo com a necessidade do colaborador, há um longo caminho para a busca de acesso igualitário a conteúdos e treinamentos digitais e físicos.The present work aims to understand and analyze the vision of employees with disabilities, drawn at the headquarters of the Alfa organization in the state of Rio Grande do Sul, in relation to the possibilities of development and inclusion of the organization. When carrying out a study by bibliographic materials and contemplated from the realization of an individualized analysis with numerical data, such as education, load level and employee disability. After the development of access to the medium of studies with different online resources, where the study was proposed for the development of changes or changes on the possibilities of materials with different content agreements made available on an internal teaching platform. It was found that employees perceive that they have visibility in the company, in addition to obtaining satisfaction in the equal treatment from the actions carried out internally and externally. However, it was evident that, despite already having different materials and available, even according to the need of the employee, there is a long way to search for access to daily and visible content and training.application/pdfporMercado de trabalhoInclusão socialPessoas com deficiênciaTecnologia assistivaGestão de pessoasLabor inclusionAccessibilityDeveloping peopleAssistive technologiesDisabled peopleEducação corporativa inclusiva : um estudo sobre possibilidades de desenvolvimento para pessoas com deficiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2021/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001161171.pdf.txt001161171.pdf.txtExtracted Texttext/plain134026http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255081/2/001161171.pdf.txt7717c47a7555b19cd21092900b4a4ea2MD52ORIGINAL001161171.pdfTexto completoapplication/pdf845094http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255081/1/001161171.pdfa143e2f62fe50f87763acd269fd81245MD5110183/2550812023-02-26 03:20:11.261188oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255081Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-26T06:20:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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