A ansiedade em situações escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/62113 |
Resumo: | Este trabalho teve como proposta articular os motivos da ansiedade da criança e do adolescente à dinâmica das situações escolares, uma vez que é fato que os conflitos internos nas diferentes fases de seu desenvolvimento interferem no comportamento e nas relações sociais e isso reflete no dia a dia do ambiente escolar. Sendo assim, é importante que haja um maior conhecimento e preparo do professor e da equipe escolar para lidar com aspectos relacionados ao desenvolvimento da criança e do adolescente. Para tratar de tal tema, o trabalho se embasou em noções teóricas a respeito da angústia propostas por autores como Freud e Anna Freud, relacionando-os com questões práticas do cotidiano escolar, ilustradas por pesquisas já publicadas e em relatos de minha própria experiência. |
id |
UFRGS-2_e7ec16cd521c88ecf74fa9d611d25528 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/62113 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bueno, Laura de OliveiraSordi, Regina Orgler2013-01-09T01:46:25Z2012http://hdl.handle.net/10183/62113000867504Este trabalho teve como proposta articular os motivos da ansiedade da criança e do adolescente à dinâmica das situações escolares, uma vez que é fato que os conflitos internos nas diferentes fases de seu desenvolvimento interferem no comportamento e nas relações sociais e isso reflete no dia a dia do ambiente escolar. Sendo assim, é importante que haja um maior conhecimento e preparo do professor e da equipe escolar para lidar com aspectos relacionados ao desenvolvimento da criança e do adolescente. Para tratar de tal tema, o trabalho se embasou em noções teóricas a respeito da angústia propostas por autores como Freud e Anna Freud, relacionando-os com questões práticas do cotidiano escolar, ilustradas por pesquisas já publicadas e em relatos de minha própria experiência.This work aimed at articulating the reasons of child and adolescent anxiety to the dynamic of school situations, since It is fact that the inner conflicts in the different stages of their development interfere in their behavior and social relationships and this reflects in the day by day of scholar routine. Thus, the knowledge and preparation of teachers and school staff is of great importance in the dealing with aspects related to child and adolescent development. To deal with the issue, this work was based on theoretical notions concerning anxiety proposed by authors such as Freud and Anna Freud, relating the ideas with practical matters of school environment and exemplified by researches and situations of my own experience.application/pdfporPsicologia escolarAnsiedadeDesenvolvimento infantilChild/adolescent developmentAnxietyLearningA ansiedade em situações escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em Psicologia Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000867504.pdf000867504.pdfTexto completoapplication/pdf209821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62113/1/000867504.pdf55a7e9e648ee59e3042a8c37324c679aMD51TEXT000867504.pdf.txt000867504.pdf.txtExtracted Texttext/plain70245http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62113/2/000867504.pdf.txtbe0bc7ede8209b8288857662028801f7MD52THUMBNAIL000867504.pdf.jpg000867504.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg897http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62113/3/000867504.pdf.jpg8d8300aff88ce9524ceb48ce6909d19fMD5310183/621132018-10-16 08:51:25.992oai:www.lume.ufrgs.br:10183/62113Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T11:51:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A ansiedade em situações escolares |
title |
A ansiedade em situações escolares |
spellingShingle |
A ansiedade em situações escolares Bueno, Laura de Oliveira Psicologia escolar Ansiedade Desenvolvimento infantil Child/adolescent development Anxiety Learning |
title_short |
A ansiedade em situações escolares |
title_full |
A ansiedade em situações escolares |
title_fullStr |
A ansiedade em situações escolares |
title_full_unstemmed |
A ansiedade em situações escolares |
title_sort |
A ansiedade em situações escolares |
author |
Bueno, Laura de Oliveira |
author_facet |
Bueno, Laura de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno, Laura de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sordi, Regina Orgler |
contributor_str_mv |
Sordi, Regina Orgler |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia escolar Ansiedade Desenvolvimento infantil |
topic |
Psicologia escolar Ansiedade Desenvolvimento infantil Child/adolescent development Anxiety Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Child/adolescent development Anxiety Learning |
description |
Este trabalho teve como proposta articular os motivos da ansiedade da criança e do adolescente à dinâmica das situações escolares, uma vez que é fato que os conflitos internos nas diferentes fases de seu desenvolvimento interferem no comportamento e nas relações sociais e isso reflete no dia a dia do ambiente escolar. Sendo assim, é importante que haja um maior conhecimento e preparo do professor e da equipe escolar para lidar com aspectos relacionados ao desenvolvimento da criança e do adolescente. Para tratar de tal tema, o trabalho se embasou em noções teóricas a respeito da angústia propostas por autores como Freud e Anna Freud, relacionando-os com questões práticas do cotidiano escolar, ilustradas por pesquisas já publicadas e em relatos de minha própria experiência. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-01-09T01:46:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/62113 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000867504 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/62113 |
identifier_str_mv |
000867504 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62113/1/000867504.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62113/2/000867504.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62113/3/000867504.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
55a7e9e648ee59e3042a8c37324c679a be0bc7ede8209b8288857662028801f7 8d8300aff88ce9524ceb48ce6909d19f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447096363319296 |