Geofilosofia, educação e pedagogia do conceito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peters, Michael A.
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Silva, Tomaz Tadeu da, Corazza, Sandra Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/135322
Resumo: Desenvolvo, neste breve ensaio, as possíveis conexões entre a geofilosofia e a pedagogia do conceito, concebida como uma perspectiva crítica de filosofia da educação. A filosofia, nessa visão, é um construtivismo, que tem dois aspectos complementares: a criação de conceitos e o traçado de um plano. O plano de imanência é como o horizonte dos acontecimentos, enquanto o conceito é o evento. A filosofia é, de forma singular, uma prática de criação de conceito, e a pedagogia do conceito, de acordo com Deleuze e Guattari, “teria que analisar as condições de criação como fatores de momentos sempre singulares” (Deleuze e Guattari, 1997c, p. 12).
id UFRGS-2_e7f87b4d3afb061f5f8f3cb40eabd411
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135322
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Peters, Michael A.Silva, Tomaz Tadeu daCorazza, Sandra Mara2016-04-07T17:55:42Z20020100-3143http://hdl.handle.net/10183/135322000367478Desenvolvo, neste breve ensaio, as possíveis conexões entre a geofilosofia e a pedagogia do conceito, concebida como uma perspectiva crítica de filosofia da educação. A filosofia, nessa visão, é um construtivismo, que tem dois aspectos complementares: a criação de conceitos e o traçado de um plano. O plano de imanência é como o horizonte dos acontecimentos, enquanto o conceito é o evento. A filosofia é, de forma singular, uma prática de criação de conceito, e a pedagogia do conceito, de acordo com Deleuze e Guattari, “teria que analisar as condições de criação como fatores de momentos sempre singulares” (Deleuze e Guattari, 1997c, p. 12).This short paper elaborates the possible connections between geophilosophy and the pedagogy of the concept as a critical approach to philosophy of education. Philosophy, in this view, is a constructivism, which has two complementary aspects: the creation of concepts and the laying out of a plane. The plane of immanence is like the horizon of events, where the concept is the event. Philosophy is uniquely a practice of concept creation, and the pedagogy of the concept, according to Deleuze and Guattari, “would have to analyze the conditions of creation as factors of always singular moments” (Deleuze e Guattari, 1997c, p. 12).application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 27, n. 2 (jul./dez. 2002), p. 77-87GeofilosofiaFilosofia da educaçãoDeleuze, Gilles, 1925-1995Guattari, Felix, 1930-1992GeophilosophyDeleuzeGuattariPedagogy of the conceptGeofilosofia, educação e pedagogia do conceitoGeophilosophy, education and the pedagogy of the concept info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000367478.pdf000367478.pdfResumoapplication/pdf49995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135322/1/000367478.pdf6b17230d48dc8db88f4335cab2b8c0c5MD51TEXT000367478.pdf.txt000367478.pdf.txtExtracted Texttext/plain1680http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135322/2/000367478.pdf.txt51c867b1d2882ce7eaccd748f36513b8MD52THUMBNAIL000367478.pdf.jpg000367478.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1250http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135322/3/000367478.pdf.jpgcf92730ed006fb08974db92c0d1c1347MD5310183/1353222023-04-27 03:30:56.561357oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135322Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-27T06:30:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geofilosofia, educação e pedagogia do conceito
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Geophilosophy, education and the pedagogy of the concept
title Geofilosofia, educação e pedagogia do conceito
spellingShingle Geofilosofia, educação e pedagogia do conceito
Peters, Michael A.
Geofilosofia
Filosofia da educação
Deleuze, Gilles, 1925-1995
Guattari, Felix, 1930-1992
Geophilosophy
Deleuze
Guattari
Pedagogy of the concept
title_short Geofilosofia, educação e pedagogia do conceito
title_full Geofilosofia, educação e pedagogia do conceito
title_fullStr Geofilosofia, educação e pedagogia do conceito
title_full_unstemmed Geofilosofia, educação e pedagogia do conceito
title_sort Geofilosofia, educação e pedagogia do conceito
author Peters, Michael A.
author_facet Peters, Michael A.
Silva, Tomaz Tadeu da
Corazza, Sandra Mara
author_role author
author2 Silva, Tomaz Tadeu da
Corazza, Sandra Mara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peters, Michael A.
Silva, Tomaz Tadeu da
Corazza, Sandra Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Geofilosofia
Filosofia da educação
Deleuze, Gilles, 1925-1995
Guattari, Felix, 1930-1992
topic Geofilosofia
Filosofia da educação
Deleuze, Gilles, 1925-1995
Guattari, Felix, 1930-1992
Geophilosophy
Deleuze
Guattari
Pedagogy of the concept
dc.subject.eng.fl_str_mv Geophilosophy
Deleuze
Guattari
Pedagogy of the concept
description Desenvolvo, neste breve ensaio, as possíveis conexões entre a geofilosofia e a pedagogia do conceito, concebida como uma perspectiva crítica de filosofia da educação. A filosofia, nessa visão, é um construtivismo, que tem dois aspectos complementares: a criação de conceitos e o traçado de um plano. O plano de imanência é como o horizonte dos acontecimentos, enquanto o conceito é o evento. A filosofia é, de forma singular, uma prática de criação de conceito, e a pedagogia do conceito, de acordo com Deleuze e Guattari, “teria que analisar as condições de criação como fatores de momentos sempre singulares” (Deleuze e Guattari, 1997c, p. 12).
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-07T17:55:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/135322
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000367478
identifier_str_mv 0100-3143
000367478
url http://hdl.handle.net/10183/135322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 27, n. 2 (jul./dez. 2002), p. 77-87
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135322/1/000367478.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135322/2/000367478.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135322/3/000367478.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6b17230d48dc8db88f4335cab2b8c0c5
51c867b1d2882ce7eaccd748f36513b8
cf92730ed006fb08974db92c0d1c1347
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447608791924736