Geofilosofia, educação e pedagogia do conceito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/135322 |
Resumo: | Desenvolvo, neste breve ensaio, as possíveis conexões entre a geofilosofia e a pedagogia do conceito, concebida como uma perspectiva crítica de filosofia da educação. A filosofia, nessa visão, é um construtivismo, que tem dois aspectos complementares: a criação de conceitos e o traçado de um plano. O plano de imanência é como o horizonte dos acontecimentos, enquanto o conceito é o evento. A filosofia é, de forma singular, uma prática de criação de conceito, e a pedagogia do conceito, de acordo com Deleuze e Guattari, “teria que analisar as condições de criação como fatores de momentos sempre singulares” (Deleuze e Guattari, 1997c, p. 12). |
id |
UFRGS-2_e7f87b4d3afb061f5f8f3cb40eabd411 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135322 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Peters, Michael A.Silva, Tomaz Tadeu daCorazza, Sandra Mara2016-04-07T17:55:42Z20020100-3143http://hdl.handle.net/10183/135322000367478Desenvolvo, neste breve ensaio, as possíveis conexões entre a geofilosofia e a pedagogia do conceito, concebida como uma perspectiva crítica de filosofia da educação. A filosofia, nessa visão, é um construtivismo, que tem dois aspectos complementares: a criação de conceitos e o traçado de um plano. O plano de imanência é como o horizonte dos acontecimentos, enquanto o conceito é o evento. A filosofia é, de forma singular, uma prática de criação de conceito, e a pedagogia do conceito, de acordo com Deleuze e Guattari, “teria que analisar as condições de criação como fatores de momentos sempre singulares” (Deleuze e Guattari, 1997c, p. 12).This short paper elaborates the possible connections between geophilosophy and the pedagogy of the concept as a critical approach to philosophy of education. Philosophy, in this view, is a constructivism, which has two complementary aspects: the creation of concepts and the laying out of a plane. The plane of immanence is like the horizon of events, where the concept is the event. Philosophy is uniquely a practice of concept creation, and the pedagogy of the concept, according to Deleuze and Guattari, “would have to analyze the conditions of creation as factors of always singular moments” (Deleuze e Guattari, 1997c, p. 12).application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 27, n. 2 (jul./dez. 2002), p. 77-87GeofilosofiaFilosofia da educaçãoDeleuze, Gilles, 1925-1995Guattari, Felix, 1930-1992GeophilosophyDeleuzeGuattariPedagogy of the conceptGeofilosofia, educação e pedagogia do conceitoGeophilosophy, education and the pedagogy of the concept info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000367478.pdf000367478.pdfResumoapplication/pdf49995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135322/1/000367478.pdf6b17230d48dc8db88f4335cab2b8c0c5MD51TEXT000367478.pdf.txt000367478.pdf.txtExtracted Texttext/plain1680http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135322/2/000367478.pdf.txt51c867b1d2882ce7eaccd748f36513b8MD52THUMBNAIL000367478.pdf.jpg000367478.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1250http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135322/3/000367478.pdf.jpgcf92730ed006fb08974db92c0d1c1347MD5310183/1353222023-04-27 03:30:56.561357oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135322Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-27T06:30:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Geofilosofia, educação e pedagogia do conceito |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Geophilosophy, education and the pedagogy of the concept |
title |
Geofilosofia, educação e pedagogia do conceito |
spellingShingle |
Geofilosofia, educação e pedagogia do conceito Peters, Michael A. Geofilosofia Filosofia da educação Deleuze, Gilles, 1925-1995 Guattari, Felix, 1930-1992 Geophilosophy Deleuze Guattari Pedagogy of the concept |
title_short |
Geofilosofia, educação e pedagogia do conceito |
title_full |
Geofilosofia, educação e pedagogia do conceito |
title_fullStr |
Geofilosofia, educação e pedagogia do conceito |
title_full_unstemmed |
Geofilosofia, educação e pedagogia do conceito |
title_sort |
Geofilosofia, educação e pedagogia do conceito |
author |
Peters, Michael A. |
author_facet |
Peters, Michael A. Silva, Tomaz Tadeu da Corazza, Sandra Mara |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Tomaz Tadeu da Corazza, Sandra Mara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peters, Michael A. Silva, Tomaz Tadeu da Corazza, Sandra Mara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geofilosofia Filosofia da educação Deleuze, Gilles, 1925-1995 Guattari, Felix, 1930-1992 |
topic |
Geofilosofia Filosofia da educação Deleuze, Gilles, 1925-1995 Guattari, Felix, 1930-1992 Geophilosophy Deleuze Guattari Pedagogy of the concept |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Geophilosophy Deleuze Guattari Pedagogy of the concept |
description |
Desenvolvo, neste breve ensaio, as possíveis conexões entre a geofilosofia e a pedagogia do conceito, concebida como uma perspectiva crítica de filosofia da educação. A filosofia, nessa visão, é um construtivismo, que tem dois aspectos complementares: a criação de conceitos e o traçado de um plano. O plano de imanência é como o horizonte dos acontecimentos, enquanto o conceito é o evento. A filosofia é, de forma singular, uma prática de criação de conceito, e a pedagogia do conceito, de acordo com Deleuze e Guattari, “teria que analisar as condições de criação como fatores de momentos sempre singulares” (Deleuze e Guattari, 1997c, p. 12). |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-07T17:55:42Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/135322 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000367478 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000367478 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/135322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 27, n. 2 (jul./dez. 2002), p. 77-87 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135322/1/000367478.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135322/2/000367478.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135322/3/000367478.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6b17230d48dc8db88f4335cab2b8c0c5 51c867b1d2882ce7eaccd748f36513b8 cf92730ed006fb08974db92c0d1c1347 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447608791924736 |