A percepção de jovens aprendizes de segunda língua em relação à prática de revisão por pares em produção escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolzan, Daniele Blos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pupp Spinassé, Karen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141319
Resumo: Este artigo apresenta dados de uma pesquisa que propôs a prática de revisão por pares de produção escrita em inglês a um 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola com currículo bilíngue no sul do Brasil. A pesquisa investiga a atividade colaborativa em que os alunos se engajam quando revisam as produções de seus pares e o efeito que essas revisões tiveram na reescrita dos textos. O recorte apresentado neste artigo analisa as expectativas dos aprendizes antes, bem como sua avaliação depois da prática de revisão por pares. Os dados foram obtidos através de questionários e entrevistas, e o método utilizado foi o misto (análise qualitativa e quantitativa). Os resultados mostram a abertura dos participantes a essa prática pedagógica e ao trabalho colaborativo, e demonstram o seu otimismo em relação à possibilidade de melhoria dos seus textos após a revisão do colega. Os dados também trazem contribuições em relação ao papel do professor e ao uso da segunda língua na revisão por pares.
id UFRGS-2_e8127daac690fc74c292f9d2a38614a1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141319
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bolzan, Daniele BlosPupp Spinassé, Karen2016-05-19T02:09:43Z20160101-4846http://hdl.handle.net/10183/141319000991288Este artigo apresenta dados de uma pesquisa que propôs a prática de revisão por pares de produção escrita em inglês a um 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola com currículo bilíngue no sul do Brasil. A pesquisa investiga a atividade colaborativa em que os alunos se engajam quando revisam as produções de seus pares e o efeito que essas revisões tiveram na reescrita dos textos. O recorte apresentado neste artigo analisa as expectativas dos aprendizes antes, bem como sua avaliação depois da prática de revisão por pares. Os dados foram obtidos através de questionários e entrevistas, e o método utilizado foi o misto (análise qualitativa e quantitativa). Os resultados mostram a abertura dos participantes a essa prática pedagógica e ao trabalho colaborativo, e demonstram o seu otimismo em relação à possibilidade de melhoria dos seus textos após a revisão do colega. Os dados também trazem contribuições em relação ao papel do professor e ao uso da segunda língua na revisão por pares.his paper presents data from a study that proposed peer review in ESL writing to an 8th year elementary class in a Bilingual School in the South of Brazil. his research aims at analyzing the collaborative activity students engaged in while reviewing each other’s texts, highlighting the efects these reviews had in the inal versions of the texts. his paper discusses learners’ expectations before doing peer review in their writing class and their evaluation ater. Data were collected through questionnaires and interviews and were analyzed through the mixed methods approach (qualitative and quantitative). Results show that students were receptive to peer review and to collaborative work and showed optimism regarding the possibility of having better versions of their texts ater the peers’ feedback. Data also help us understand more about the teacher’s role and the use of second language in peer review.application/pdfporIlha do desterro : a journal of language and literature. Florianópolis, SC. Vol. 69, n. 1 (jan./abr. 2016), p. [95]-110Revisão por paresLíngua inglesaAquisição da linguagem (segunda língua)Produção de textosPeer ReviewCollaborative ActivityWritingA percepção de jovens aprendizes de segunda língua em relação à prática de revisão por pares em produção escritaThe way second language young learners view peer review in writing info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991288.pdf000991288.pdfTexto completoapplication/pdf341312http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141319/1/000991288.pdf553f9310ca059e073909ab2a6d8b2aa5MD51TEXT000991288.pdf.txt000991288.pdf.txtExtracted Texttext/plain66207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141319/2/000991288.pdf.txtf42b5be08d212a96901fa626c9f2aa06MD52THUMBNAIL000991288.pdf.jpg000991288.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1730http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141319/3/000991288.pdf.jpg567a453deedc381ec758c3ad2abaf08fMD5310183/1413192023-10-11 03:36:34.488182oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141319Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-11T06:36:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A percepção de jovens aprendizes de segunda língua em relação à prática de revisão por pares em produção escrita
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The way second language young learners view peer review in writing
title A percepção de jovens aprendizes de segunda língua em relação à prática de revisão por pares em produção escrita
spellingShingle A percepção de jovens aprendizes de segunda língua em relação à prática de revisão por pares em produção escrita
Bolzan, Daniele Blos
Revisão por pares
Língua inglesa
Aquisição da linguagem (segunda língua)
Produção de textos
Peer Review
Collaborative Activity
Writing
title_short A percepção de jovens aprendizes de segunda língua em relação à prática de revisão por pares em produção escrita
title_full A percepção de jovens aprendizes de segunda língua em relação à prática de revisão por pares em produção escrita
title_fullStr A percepção de jovens aprendizes de segunda língua em relação à prática de revisão por pares em produção escrita
title_full_unstemmed A percepção de jovens aprendizes de segunda língua em relação à prática de revisão por pares em produção escrita
title_sort A percepção de jovens aprendizes de segunda língua em relação à prática de revisão por pares em produção escrita
author Bolzan, Daniele Blos
author_facet Bolzan, Daniele Blos
Pupp Spinassé, Karen
author_role author
author2 Pupp Spinassé, Karen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolzan, Daniele Blos
Pupp Spinassé, Karen
dc.subject.por.fl_str_mv Revisão por pares
Língua inglesa
Aquisição da linguagem (segunda língua)
Produção de textos
topic Revisão por pares
Língua inglesa
Aquisição da linguagem (segunda língua)
Produção de textos
Peer Review
Collaborative Activity
Writing
dc.subject.eng.fl_str_mv Peer Review
Collaborative Activity
Writing
description Este artigo apresenta dados de uma pesquisa que propôs a prática de revisão por pares de produção escrita em inglês a um 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola com currículo bilíngue no sul do Brasil. A pesquisa investiga a atividade colaborativa em que os alunos se engajam quando revisam as produções de seus pares e o efeito que essas revisões tiveram na reescrita dos textos. O recorte apresentado neste artigo analisa as expectativas dos aprendizes antes, bem como sua avaliação depois da prática de revisão por pares. Os dados foram obtidos através de questionários e entrevistas, e o método utilizado foi o misto (análise qualitativa e quantitativa). Os resultados mostram a abertura dos participantes a essa prática pedagógica e ao trabalho colaborativo, e demonstram o seu otimismo em relação à possibilidade de melhoria dos seus textos após a revisão do colega. Os dados também trazem contribuições em relação ao papel do professor e ao uso da segunda língua na revisão por pares.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-19T02:09:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141319
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-4846
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000991288
identifier_str_mv 0101-4846
000991288
url http://hdl.handle.net/10183/141319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ilha do desterro : a journal of language and literature. Florianópolis, SC. Vol. 69, n. 1 (jan./abr. 2016), p. [95]-110
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141319/1/000991288.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141319/2/000991288.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141319/3/000991288.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 553f9310ca059e073909ab2a6d8b2aa5
f42b5be08d212a96901fa626c9f2aa06
567a453deedc381ec758c3ad2abaf08f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224900198793216