A percepção de jovens aprendizes de segunda língua em relação à prática de revisão por pares em produção escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141319 |
Resumo: | Este artigo apresenta dados de uma pesquisa que propôs a prática de revisão por pares de produção escrita em inglês a um 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola com currículo bilíngue no sul do Brasil. A pesquisa investiga a atividade colaborativa em que os alunos se engajam quando revisam as produções de seus pares e o efeito que essas revisões tiveram na reescrita dos textos. O recorte apresentado neste artigo analisa as expectativas dos aprendizes antes, bem como sua avaliação depois da prática de revisão por pares. Os dados foram obtidos através de questionários e entrevistas, e o método utilizado foi o misto (análise qualitativa e quantitativa). Os resultados mostram a abertura dos participantes a essa prática pedagógica e ao trabalho colaborativo, e demonstram o seu otimismo em relação à possibilidade de melhoria dos seus textos após a revisão do colega. Os dados também trazem contribuições em relação ao papel do professor e ao uso da segunda língua na revisão por pares. |
id |
UFRGS-2_e8127daac690fc74c292f9d2a38614a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141319 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bolzan, Daniele BlosPupp Spinassé, Karen2016-05-19T02:09:43Z20160101-4846http://hdl.handle.net/10183/141319000991288Este artigo apresenta dados de uma pesquisa que propôs a prática de revisão por pares de produção escrita em inglês a um 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola com currículo bilíngue no sul do Brasil. A pesquisa investiga a atividade colaborativa em que os alunos se engajam quando revisam as produções de seus pares e o efeito que essas revisões tiveram na reescrita dos textos. O recorte apresentado neste artigo analisa as expectativas dos aprendizes antes, bem como sua avaliação depois da prática de revisão por pares. Os dados foram obtidos através de questionários e entrevistas, e o método utilizado foi o misto (análise qualitativa e quantitativa). Os resultados mostram a abertura dos participantes a essa prática pedagógica e ao trabalho colaborativo, e demonstram o seu otimismo em relação à possibilidade de melhoria dos seus textos após a revisão do colega. Os dados também trazem contribuições em relação ao papel do professor e ao uso da segunda língua na revisão por pares.his paper presents data from a study that proposed peer review in ESL writing to an 8th year elementary class in a Bilingual School in the South of Brazil. his research aims at analyzing the collaborative activity students engaged in while reviewing each other’s texts, highlighting the efects these reviews had in the inal versions of the texts. his paper discusses learners’ expectations before doing peer review in their writing class and their evaluation ater. Data were collected through questionnaires and interviews and were analyzed through the mixed methods approach (qualitative and quantitative). Results show that students were receptive to peer review and to collaborative work and showed optimism regarding the possibility of having better versions of their texts ater the peers’ feedback. Data also help us understand more about the teacher’s role and the use of second language in peer review.application/pdfporIlha do desterro : a journal of language and literature. Florianópolis, SC. Vol. 69, n. 1 (jan./abr. 2016), p. [95]-110Revisão por paresLíngua inglesaAquisição da linguagem (segunda língua)Produção de textosPeer ReviewCollaborative ActivityWritingA percepção de jovens aprendizes de segunda língua em relação à prática de revisão por pares em produção escritaThe way second language young learners view peer review in writing info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991288.pdf000991288.pdfTexto completoapplication/pdf341312http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141319/1/000991288.pdf553f9310ca059e073909ab2a6d8b2aa5MD51TEXT000991288.pdf.txt000991288.pdf.txtExtracted Texttext/plain66207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141319/2/000991288.pdf.txtf42b5be08d212a96901fa626c9f2aa06MD52THUMBNAIL000991288.pdf.jpg000991288.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1730http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141319/3/000991288.pdf.jpg567a453deedc381ec758c3ad2abaf08fMD5310183/1413192023-10-11 03:36:34.488182oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141319Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-11T06:36:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A percepção de jovens aprendizes de segunda língua em relação à prática de revisão por pares em produção escrita |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The way second language young learners view peer review in writing |
title |
A percepção de jovens aprendizes de segunda língua em relação à prática de revisão por pares em produção escrita |
spellingShingle |
A percepção de jovens aprendizes de segunda língua em relação à prática de revisão por pares em produção escrita Bolzan, Daniele Blos Revisão por pares Língua inglesa Aquisição da linguagem (segunda língua) Produção de textos Peer Review Collaborative Activity Writing |
title_short |
A percepção de jovens aprendizes de segunda língua em relação à prática de revisão por pares em produção escrita |
title_full |
A percepção de jovens aprendizes de segunda língua em relação à prática de revisão por pares em produção escrita |
title_fullStr |
A percepção de jovens aprendizes de segunda língua em relação à prática de revisão por pares em produção escrita |
title_full_unstemmed |
A percepção de jovens aprendizes de segunda língua em relação à prática de revisão por pares em produção escrita |
title_sort |
A percepção de jovens aprendizes de segunda língua em relação à prática de revisão por pares em produção escrita |
author |
Bolzan, Daniele Blos |
author_facet |
Bolzan, Daniele Blos Pupp Spinassé, Karen |
author_role |
author |
author2 |
Pupp Spinassé, Karen |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bolzan, Daniele Blos Pupp Spinassé, Karen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Revisão por pares Língua inglesa Aquisição da linguagem (segunda língua) Produção de textos |
topic |
Revisão por pares Língua inglesa Aquisição da linguagem (segunda língua) Produção de textos Peer Review Collaborative Activity Writing |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Peer Review Collaborative Activity Writing |
description |
Este artigo apresenta dados de uma pesquisa que propôs a prática de revisão por pares de produção escrita em inglês a um 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola com currículo bilíngue no sul do Brasil. A pesquisa investiga a atividade colaborativa em que os alunos se engajam quando revisam as produções de seus pares e o efeito que essas revisões tiveram na reescrita dos textos. O recorte apresentado neste artigo analisa as expectativas dos aprendizes antes, bem como sua avaliação depois da prática de revisão por pares. Os dados foram obtidos através de questionários e entrevistas, e o método utilizado foi o misto (análise qualitativa e quantitativa). Os resultados mostram a abertura dos participantes a essa prática pedagógica e ao trabalho colaborativo, e demonstram o seu otimismo em relação à possibilidade de melhoria dos seus textos após a revisão do colega. Os dados também trazem contribuições em relação ao papel do professor e ao uso da segunda língua na revisão por pares. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-19T02:09:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141319 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0101-4846 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000991288 |
identifier_str_mv |
0101-4846 000991288 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ilha do desterro : a journal of language and literature. Florianópolis, SC. Vol. 69, n. 1 (jan./abr. 2016), p. [95]-110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141319/1/000991288.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141319/2/000991288.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141319/3/000991288.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
553f9310ca059e073909ab2a6d8b2aa5 f42b5be08d212a96901fa626c9f2aa06 567a453deedc381ec758c3ad2abaf08f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224900198793216 |