Análise do conforto quanto à vibração atuante em caminhões de carga
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180624 |
Resumo: | O trabalho em questão visa inferir, mediante análise da exposição ocupacional, a vibração atuante em motoristas de caminhões de carga, averiguando o grau de conforto ao qual estão sujeitos. Para isso foram avaliados os níveis de vibração de corpo inteiro em caminhões de diferentes modelos e capacidades, submetidos a algumas velocidades e tipos de pavimento. A obtenção dos dados necessários à analise vibracional foi mediante a utilização do equipamento medidor e analisador de vibração portátil equipado com acelerômetros triaxiais. Com a amostragem representativa do tempo de exposição de uma jornada de trabalho com 8 horas, avaliou-se a exposição diária à vibração e comparou-se com os limites de exposição ocupacional indicados pela norma NR-15, tendo como metodologia para determinação dos valores relacionados à vibração de corpo humano, assim como conforto e saúde humana, aquela oriunda da ISO 2631. Por meio de análise comprovou-se a existência da influência do tipo de pavimento, velocidade e categoria dos veículos na vibração interna dos mesmos. Verifica-se, então, que o grau de conforto é mais elevado para veículos com sistemas pneumáticos de suspensão, e relativo as condições de trabalho nota-se o mesmo para velocidades mais baixas e pavimentos com menor irregularidade longitudinal. No que se refere a exposição humana à vibração, os veículos com as respectivas situações de trabalho apresentaram cenário em que os limites de exposição permitidos pela norma são ultrapassados. |
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Picoral Filho, José GilbertoRaggio Quintas, Juan PabloFedatto Neto, Mário2018-07-26T02:30:28Z2018http://hdl.handle.net/10183/180624001072475O trabalho em questão visa inferir, mediante análise da exposição ocupacional, a vibração atuante em motoristas de caminhões de carga, averiguando o grau de conforto ao qual estão sujeitos. Para isso foram avaliados os níveis de vibração de corpo inteiro em caminhões de diferentes modelos e capacidades, submetidos a algumas velocidades e tipos de pavimento. A obtenção dos dados necessários à analise vibracional foi mediante a utilização do equipamento medidor e analisador de vibração portátil equipado com acelerômetros triaxiais. Com a amostragem representativa do tempo de exposição de uma jornada de trabalho com 8 horas, avaliou-se a exposição diária à vibração e comparou-se com os limites de exposição ocupacional indicados pela norma NR-15, tendo como metodologia para determinação dos valores relacionados à vibração de corpo humano, assim como conforto e saúde humana, aquela oriunda da ISO 2631. Por meio de análise comprovou-se a existência da influência do tipo de pavimento, velocidade e categoria dos veículos na vibração interna dos mesmos. Verifica-se, então, que o grau de conforto é mais elevado para veículos com sistemas pneumáticos de suspensão, e relativo as condições de trabalho nota-se o mesmo para velocidades mais baixas e pavimentos com menor irregularidade longitudinal. No que se refere a exposição humana à vibração, os veículos com as respectivas situações de trabalho apresentaram cenário em que os limites de exposição permitidos pela norma são ultrapassados.The work in question aims to infer, through analysis of occupational exposure, the vibration acting on truck drivers, analyzing the degree of comfort to which they are subject. In order to do so, we evaluated the levels of whole body vibration in trucks of different models and capacities, submitted to some speeds and types of pavement. The necessary data for the vibrational analysis was obtained through the use of portable vibration measuring equipment and analyzer equipped with tri-axial accelerometers. With representative sampling of the exposure time of an 8-hour working day, the daily exposure to vibration was evaluated and compared to the occupational exposure limits indicated by the NR-15 standard, with methodology for determining the values related to whole body vibration, as well as comfort and human health, that originated from ISO 2631. By means of analysis, the existence of influence of pavement type, speed and category of the vehicles in the internal vibration of the themselves. It can be seen that the degree of comfort is higher for vehicles with pneumatic suspension systems, and for working conditions the same is observed for lower speeds and pavements with less longitudinal irregularity. Regarding human exposure to vibration, vehicles with their working situations presented a scenario in which the limits of exposure allowed by the standard are exceeded.application/pdfporEngenharia mecânicaWhole body vibrationTrucksISO 2631NR-15Análise do conforto quanto à vibração atuante em caminhões de cargaAnalysis of the comfort regarding the vibration on munk trucks info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2018Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001072475.pdfTexto completoapplication/pdf1438425http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180624/1/001072475.pdf08c4ba79872656282fc20308703e7b16MD51TEXT001072475.pdf.txt001072475.pdf.txtExtracted Texttext/plain67795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180624/2/001072475.pdf.txt7267bf78c0058388f280fb818bbcb854MD52THUMBNAIL001072475.pdf.jpg001072475.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1150http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180624/3/001072475.pdf.jpg7b17392b5e9fd5fbc1bdef1cd05defa8MD5310183/1806242018-10-05 07:31:34.112oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180624Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:31:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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