Análise do conforto quanto à vibração atuante em caminhões de carga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Picoral Filho, José Gilberto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180624
Resumo: O trabalho em questão visa inferir, mediante análise da exposição ocupacional, a vibração atuante em motoristas de caminhões de carga, averiguando o grau de conforto ao qual estão sujeitos. Para isso foram avaliados os níveis de vibração de corpo inteiro em caminhões de diferentes modelos e capacidades, submetidos a algumas velocidades e tipos de pavimento. A obtenção dos dados necessários à analise vibracional foi mediante a utilização do equipamento medidor e analisador de vibração portátil equipado com acelerômetros triaxiais. Com a amostragem representativa do tempo de exposição de uma jornada de trabalho com 8 horas, avaliou-se a exposição diária à vibração e comparou-se com os limites de exposição ocupacional indicados pela norma NR-15, tendo como metodologia para determinação dos valores relacionados à vibração de corpo humano, assim como conforto e saúde humana, aquela oriunda da ISO 2631. Por meio de análise comprovou-se a existência da influência do tipo de pavimento, velocidade e categoria dos veículos na vibração interna dos mesmos. Verifica-se, então, que o grau de conforto é mais elevado para veículos com sistemas pneumáticos de suspensão, e relativo as condições de trabalho nota-se o mesmo para velocidades mais baixas e pavimentos com menor irregularidade longitudinal. No que se refere a exposição humana à vibração, os veículos com as respectivas situações de trabalho apresentaram cenário em que os limites de exposição permitidos pela norma são ultrapassados.
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