O bilhete orientador : um gênero discursivo em favor da avaliação de textos na aula de línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mangabeira, Andréa Burgos de Azevedo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Costa, Éverton Vargas da, Simões, Luciene Juliano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/187363
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir o papel do bilhete orientador da reescrita em atividades pedagógicas escritas realizadas na sala de aula de línguas. Analisam-se aqui duas experiências envolvendo reescrita, que, apesar de estarem inseridas em contextos de ensino diferentes, apontam em uma mesma direção, já que tomam a atividade pedagógica escrita como um processo de interlocução que se estabelece entre professor e aluno. Discute-se ainda a interlocução que deve existir entre o enunciado e critérios de avaliação da tarefa pedagógica, e o bilhete orientador da reescrita, uma vez que esse último, por conta de seu caráter pedagógico e avaliativo, precisa também enunciar com clareza uma nova tarefa pedagógica para o aluno: a reescrita do seu texto.
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spelling Mangabeira, Andréa Burgos de AzevedoCosta, Éverton Vargas daSimões, Luciene Juliano2018-12-22T04:07:20Z20110104-1886http://hdl.handle.net/10183/187363000823056Este trabalho tem como objetivo discutir o papel do bilhete orientador da reescrita em atividades pedagógicas escritas realizadas na sala de aula de línguas. Analisam-se aqui duas experiências envolvendo reescrita, que, apesar de estarem inseridas em contextos de ensino diferentes, apontam em uma mesma direção, já que tomam a atividade pedagógica escrita como um processo de interlocução que se estabelece entre professor e aluno. Discute-se ainda a interlocução que deve existir entre o enunciado e critérios de avaliação da tarefa pedagógica, e o bilhete orientador da reescrita, uma vez que esse último, por conta de seu caráter pedagógico e avaliativo, precisa também enunciar com clareza uma nova tarefa pedagógica para o aluno: a reescrita do seu texto.This paper aims to discuss the role of rewriting guiding notes in written pedagogical activities performed in language classrooms. Two experiences involving rewriting are here analyzed. Although they are inserted in different teaching contexts, they point out in the same direction, since they take the written pedagogical activity as an interlocution process that is established between teacher and student. It is also discussed the interlocution that must exist between the pedagogical task utterance and evaluation criteria, and the rewriting guiding note, once the least, due to its pedagogical and evaluative character, also needs to instruct clearly a new pedagogical task to the student: the text rewriting.application/pdfporCadernos do IL. Porto Alegre, RS. N. 42 (jun. 2011), p. 293-307Gênero discursivoReescritaAvaliaçãoSpeech genreRewritingEvaluationO bilhete orientador : um gênero discursivo em favor da avaliação de textos na aula de línguasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000823056.pdf.txt000823056.pdf.txtExtracted Texttext/plain43471http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187363/2/000823056.pdf.txt12b74da0dd0ffb883c07ccba88a33ed1MD52ORIGINAL000823056.pdfTexto completoapplication/pdf746054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187363/1/000823056.pdf67786ad89f18d801d9947215b9cffe31MD5110183/1873632018-12-23 04:05:32.323372oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187363Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-12-23T06:05:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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