Em cartaz : as representações dos museus em Pantera Negra e Bacurau
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253762 |
Resumo: | O presente trabalho buscou analisar no âmbito da Museologia duas representações de museus no cinema, a partir dos filmes Pantera Negra (EUA, 2018) e Bacurau (BRA, 2019), produções contemporâneas e que fazem parte do que se define como cultura pop. Inicialmente, apresenta-se o conceito de cultura pop e representação em constante diálogo com o mundo cinematográfico. Em um segundo momento a monografia dedica-se a apresentar e analisar as duas obras destacando a relevância de cada uma em seus respectivos nichos, além de seus prêmios, sinopse e particularidades. Em seguida, a pesquisa chega em seu objetivo principal, e observa os diferentes museus representados pelos longas, sendo um atribuído ao Lugar Colonial e outro ao Lugar Decolonial. O trabalho encerra refletindo acerca da estética cultural do Afrofuturismo, presente em ambos os filmes, bem como problematiza determinados aspectos no campo dos museus em diálogo com as reflexões decoloniais presentes na Nova Museologia. Por meio de uma reflexão fílmica e conceitual, busca-se contribuir para o debate sobre a importância da representação das diferentes faces e fases dos museus no mundo contemporâneo. |
id |
UFRGS-2_e94367920a2dbfee59a70ac3f6fd5c7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253762 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Abreu, Bruna Patrícia Martin deAquino, Vanessa Barrozo Teixeira2023-01-17T05:04:52Z2022http://hdl.handle.net/10183/253762001157183O presente trabalho buscou analisar no âmbito da Museologia duas representações de museus no cinema, a partir dos filmes Pantera Negra (EUA, 2018) e Bacurau (BRA, 2019), produções contemporâneas e que fazem parte do que se define como cultura pop. Inicialmente, apresenta-se o conceito de cultura pop e representação em constante diálogo com o mundo cinematográfico. Em um segundo momento a monografia dedica-se a apresentar e analisar as duas obras destacando a relevância de cada uma em seus respectivos nichos, além de seus prêmios, sinopse e particularidades. Em seguida, a pesquisa chega em seu objetivo principal, e observa os diferentes museus representados pelos longas, sendo um atribuído ao Lugar Colonial e outro ao Lugar Decolonial. O trabalho encerra refletindo acerca da estética cultural do Afrofuturismo, presente em ambos os filmes, bem como problematiza determinados aspectos no campo dos museus em diálogo com as reflexões decoloniais presentes na Nova Museologia. Por meio de uma reflexão fílmica e conceitual, busca-se contribuir para o debate sobre a importância da representação das diferentes faces e fases dos museus no mundo contemporâneo.The present work sought to analyze within the scope of Museology two representations of museums in cinema, from the movies Black Panther (USA, 2018) and Bacurau (BRA,2019) contemporary productions that are part of what is defined as pop culture. Initially, it is presented the concept of pop culture and representation in constant dialogue with the cinematographic world. In a second moment, the monograph is dedicated to presenting and analyzing the two works, highlighting the relevance of each one in their respective niches, in addition to their awards, synopsis and particularities. Then, the research reaches its main objective, and observes the different museums represented by the feature films, one attributed to the Colonial Place, and the other to the Decolonial Place. The research ends by reflecting on the cultural aesthetics of Afrofuturism, present in both films, as well as problematizing certain aspects in the field of museums in dialogue with the decolonial reflections present in the New Museology. Through a filmic and conceptual reflection, the goal is to contribute to the debate on the importance of representing the different faces and phases of museums in the contemporary world.application/pdfporCultura popularMuseologia socialAnálise de conteúdoPop cultureNew museologyAfrofuturismBlack pantherBacurauEm cartaz : as representações dos museus em Pantera Negra e Bacurauinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Museologia: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001157183.pdf.txt001157183.pdf.txtExtracted Texttext/plain166855http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253762/2/001157183.pdf.txtcfea291114b43c71512efbe2aab348a4MD52ORIGINAL001157183.pdfTexto completoapplication/pdf1664099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253762/1/001157183.pdfecb1be48390648ee13189c8feda93412MD5110183/2537622023-01-18 06:02:00.577873oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253762Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-18T08:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Em cartaz : as representações dos museus em Pantera Negra e Bacurau |
title |
Em cartaz : as representações dos museus em Pantera Negra e Bacurau |
spellingShingle |
Em cartaz : as representações dos museus em Pantera Negra e Bacurau Abreu, Bruna Patrícia Martin de Cultura popular Museologia social Análise de conteúdo Pop culture New museology Afrofuturism Black panther Bacurau |
title_short |
Em cartaz : as representações dos museus em Pantera Negra e Bacurau |
title_full |
Em cartaz : as representações dos museus em Pantera Negra e Bacurau |
title_fullStr |
Em cartaz : as representações dos museus em Pantera Negra e Bacurau |
title_full_unstemmed |
Em cartaz : as representações dos museus em Pantera Negra e Bacurau |
title_sort |
Em cartaz : as representações dos museus em Pantera Negra e Bacurau |
author |
Abreu, Bruna Patrícia Martin de |
author_facet |
Abreu, Bruna Patrícia Martin de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Bruna Patrícia Martin de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aquino, Vanessa Barrozo Teixeira |
contributor_str_mv |
Aquino, Vanessa Barrozo Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura popular Museologia social Análise de conteúdo |
topic |
Cultura popular Museologia social Análise de conteúdo Pop culture New museology Afrofuturism Black panther Bacurau |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pop culture New museology Afrofuturism Black panther Bacurau |
description |
O presente trabalho buscou analisar no âmbito da Museologia duas representações de museus no cinema, a partir dos filmes Pantera Negra (EUA, 2018) e Bacurau (BRA, 2019), produções contemporâneas e que fazem parte do que se define como cultura pop. Inicialmente, apresenta-se o conceito de cultura pop e representação em constante diálogo com o mundo cinematográfico. Em um segundo momento a monografia dedica-se a apresentar e analisar as duas obras destacando a relevância de cada uma em seus respectivos nichos, além de seus prêmios, sinopse e particularidades. Em seguida, a pesquisa chega em seu objetivo principal, e observa os diferentes museus representados pelos longas, sendo um atribuído ao Lugar Colonial e outro ao Lugar Decolonial. O trabalho encerra refletindo acerca da estética cultural do Afrofuturismo, presente em ambos os filmes, bem como problematiza determinados aspectos no campo dos museus em diálogo com as reflexões decoloniais presentes na Nova Museologia. Por meio de uma reflexão fílmica e conceitual, busca-se contribuir para o debate sobre a importância da representação das diferentes faces e fases dos museus no mundo contemporâneo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-17T05:04:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/253762 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001157183 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/253762 |
identifier_str_mv |
001157183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253762/2/001157183.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253762/1/001157183.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cfea291114b43c71512efbe2aab348a4 ecb1be48390648ee13189c8feda93412 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224649352151040 |