Cuidando de quem cuida : desenvolvendo lideranças humanizadas na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157159 |
Resumo: | Este artigo consiste em uma análise dos resultados da Pesquisa de Clima Organizacional de cinco escolas de uma Rede Confessional do Rio Grande do Sul. Para isto foi utilizado a metodologia qualitativa que permitiu fazer um levantamento de hipóteses. Foram 347 colaboradores que contribuíram com a realização desta pesquisa, assim abrangendo 98% do quadro funcional, o qual obteve o resultado de que há necessidade de explorar os processos de gestão ao que se refere a educação continuada e a utilização do modelo de Humanização no contexto escolar, enfatizando as relações interpessoais como facilitador nas práticas educacionais. Assim como, desenvolver e capacitar as lideranças, a fim de garantir a otimização dos processos e seu alinhamento com a Humanização como ferramenta de gestão em prol à padronização, qualidade do ensino e visibilidade da escola, podendo utilizar este modelo como diferencial de ensino e eficiência escolar. |
id |
UFRGS-2_e9524ae30b7c9352c09e124e280c7c73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157159 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Teixeira, GreiceSoares, Rosângela de Fátima Rodrigues2017-04-27T02:23:54Z2016http://hdl.handle.net/10183/157159001016265Este artigo consiste em uma análise dos resultados da Pesquisa de Clima Organizacional de cinco escolas de uma Rede Confessional do Rio Grande do Sul. Para isto foi utilizado a metodologia qualitativa que permitiu fazer um levantamento de hipóteses. Foram 347 colaboradores que contribuíram com a realização desta pesquisa, assim abrangendo 98% do quadro funcional, o qual obteve o resultado de que há necessidade de explorar os processos de gestão ao que se refere a educação continuada e a utilização do modelo de Humanização no contexto escolar, enfatizando as relações interpessoais como facilitador nas práticas educacionais. Assim como, desenvolver e capacitar as lideranças, a fim de garantir a otimização dos processos e seu alinhamento com a Humanização como ferramenta de gestão em prol à padronização, qualidade do ensino e visibilidade da escola, podendo utilizar este modelo como diferencial de ensino e eficiência escolar.This article consists at analysis of the results of the Organizational Climate Survey of five schools of a Confessional Network the Rio Grande do Sul state. For this purpose, a qualitative methodology was used to make a hypothesis survey. The total of 347 employees contributed for research, encompassing 98% of the staff, which resulted in the need to explore the management processes to which continuous education refers, and the use of the Humanization model in the context Emphasizing interpersonal relationships as facilitator in educational practices. As well as developing and empowering the leaderships, in order to guarantee the optimization of processes and their alignment with Humanization as a management tool in favor of standardization, quality of teaching and visibility of the school, being able to use this model as a differential of teaching and efficiency School.application/pdfporLiderançaEducação continuadaRelações interpessoaisContinuing educationHumanizationLeadershipInterpersonal relationsCuidando de quem cuida : desenvolvendo lideranças humanizadas na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2016Psicologia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001016265.pdf001016265.pdfTexto completoapplication/pdf361785http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157159/1/001016265.pdf81deb0460d1c14013e7c8e2873e330cbMD51TEXT001016265.pdf.txt001016265.pdf.txtExtracted Texttext/plain29358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157159/2/001016265.pdf.txt2d112bb0604ba757ec9c5f5c3f85bf00MD52THUMBNAIL001016265.pdf.jpg001016265.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1872http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157159/3/001016265.pdf.jpg9cd0320a1f01ee2a2854a9308e3907f0MD5310183/1571592018-10-29 08:44:58.847oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157159Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:44:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cuidando de quem cuida : desenvolvendo lideranças humanizadas na escola |
title |
Cuidando de quem cuida : desenvolvendo lideranças humanizadas na escola |
spellingShingle |
Cuidando de quem cuida : desenvolvendo lideranças humanizadas na escola Teixeira, Greice Liderança Educação continuada Relações interpessoais Continuing education Humanization Leadership Interpersonal relations |
title_short |
Cuidando de quem cuida : desenvolvendo lideranças humanizadas na escola |
title_full |
Cuidando de quem cuida : desenvolvendo lideranças humanizadas na escola |
title_fullStr |
Cuidando de quem cuida : desenvolvendo lideranças humanizadas na escola |
title_full_unstemmed |
Cuidando de quem cuida : desenvolvendo lideranças humanizadas na escola |
title_sort |
Cuidando de quem cuida : desenvolvendo lideranças humanizadas na escola |
author |
Teixeira, Greice |
author_facet |
Teixeira, Greice |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Greice |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues |
contributor_str_mv |
Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Liderança Educação continuada Relações interpessoais |
topic |
Liderança Educação continuada Relações interpessoais Continuing education Humanization Leadership Interpersonal relations |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Continuing education Humanization Leadership Interpersonal relations |
description |
Este artigo consiste em uma análise dos resultados da Pesquisa de Clima Organizacional de cinco escolas de uma Rede Confessional do Rio Grande do Sul. Para isto foi utilizado a metodologia qualitativa que permitiu fazer um levantamento de hipóteses. Foram 347 colaboradores que contribuíram com a realização desta pesquisa, assim abrangendo 98% do quadro funcional, o qual obteve o resultado de que há necessidade de explorar os processos de gestão ao que se refere a educação continuada e a utilização do modelo de Humanização no contexto escolar, enfatizando as relações interpessoais como facilitador nas práticas educacionais. Assim como, desenvolver e capacitar as lideranças, a fim de garantir a otimização dos processos e seu alinhamento com a Humanização como ferramenta de gestão em prol à padronização, qualidade do ensino e visibilidade da escola, podendo utilizar este modelo como diferencial de ensino e eficiência escolar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-04-27T02:23:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/157159 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001016265 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/157159 |
identifier_str_mv |
001016265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157159/1/001016265.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157159/2/001016265.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157159/3/001016265.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
81deb0460d1c14013e7c8e2873e330cb 2d112bb0604ba757ec9c5f5c3f85bf00 9cd0320a1f01ee2a2854a9308e3907f0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447193191972864 |