Cuidando de quem cuida : desenvolvendo lideranças humanizadas na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Greice
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157159
Resumo: Este artigo consiste em uma análise dos resultados da Pesquisa de Clima Organizacional de cinco escolas de uma Rede Confessional do Rio Grande do Sul. Para isto foi utilizado a metodologia qualitativa que permitiu fazer um levantamento de hipóteses. Foram 347 colaboradores que contribuíram com a realização desta pesquisa, assim abrangendo 98% do quadro funcional, o qual obteve o resultado de que há necessidade de explorar os processos de gestão ao que se refere a educação continuada e a utilização do modelo de Humanização no contexto escolar, enfatizando as relações interpessoais como facilitador nas práticas educacionais. Assim como, desenvolver e capacitar as lideranças, a fim de garantir a otimização dos processos e seu alinhamento com a Humanização como ferramenta de gestão em prol à padronização, qualidade do ensino e visibilidade da escola, podendo utilizar este modelo como diferencial de ensino e eficiência escolar.
id UFRGS-2_e9524ae30b7c9352c09e124e280c7c73
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157159
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Teixeira, GreiceSoares, Rosângela de Fátima Rodrigues2017-04-27T02:23:54Z2016http://hdl.handle.net/10183/157159001016265Este artigo consiste em uma análise dos resultados da Pesquisa de Clima Organizacional de cinco escolas de uma Rede Confessional do Rio Grande do Sul. Para isto foi utilizado a metodologia qualitativa que permitiu fazer um levantamento de hipóteses. Foram 347 colaboradores que contribuíram com a realização desta pesquisa, assim abrangendo 98% do quadro funcional, o qual obteve o resultado de que há necessidade de explorar os processos de gestão ao que se refere a educação continuada e a utilização do modelo de Humanização no contexto escolar, enfatizando as relações interpessoais como facilitador nas práticas educacionais. Assim como, desenvolver e capacitar as lideranças, a fim de garantir a otimização dos processos e seu alinhamento com a Humanização como ferramenta de gestão em prol à padronização, qualidade do ensino e visibilidade da escola, podendo utilizar este modelo como diferencial de ensino e eficiência escolar.This article consists at analysis of the results of the Organizational Climate Survey of five schools of a Confessional Network the Rio Grande do Sul state. For this purpose, a qualitative methodology was used to make a hypothesis survey. The total of 347 employees contributed for research, encompassing 98% of the staff, which resulted in the need to explore the management processes to which continuous education refers, and the use of the Humanization model in the context Emphasizing interpersonal relationships as facilitator in educational practices. As well as developing and empowering the leaderships, in order to guarantee the optimization of processes and their alignment with Humanization as a management tool in favor of standardization, quality of teaching and visibility of the school, being able to use this model as a differential of teaching and efficiency School.application/pdfporLiderançaEducação continuadaRelações interpessoaisContinuing educationHumanizationLeadershipInterpersonal relationsCuidando de quem cuida : desenvolvendo lideranças humanizadas na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2016Psicologia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001016265.pdf001016265.pdfTexto completoapplication/pdf361785http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157159/1/001016265.pdf81deb0460d1c14013e7c8e2873e330cbMD51TEXT001016265.pdf.txt001016265.pdf.txtExtracted Texttext/plain29358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157159/2/001016265.pdf.txt2d112bb0604ba757ec9c5f5c3f85bf00MD52THUMBNAIL001016265.pdf.jpg001016265.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1872http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157159/3/001016265.pdf.jpg9cd0320a1f01ee2a2854a9308e3907f0MD5310183/1571592018-10-29 08:44:58.847oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157159Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:44:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cuidando de quem cuida : desenvolvendo lideranças humanizadas na escola
title Cuidando de quem cuida : desenvolvendo lideranças humanizadas na escola
spellingShingle Cuidando de quem cuida : desenvolvendo lideranças humanizadas na escola
Teixeira, Greice
Liderança
Educação continuada
Relações interpessoais
Continuing education
Humanization
Leadership
Interpersonal relations
title_short Cuidando de quem cuida : desenvolvendo lideranças humanizadas na escola
title_full Cuidando de quem cuida : desenvolvendo lideranças humanizadas na escola
title_fullStr Cuidando de quem cuida : desenvolvendo lideranças humanizadas na escola
title_full_unstemmed Cuidando de quem cuida : desenvolvendo lideranças humanizadas na escola
title_sort Cuidando de quem cuida : desenvolvendo lideranças humanizadas na escola
author Teixeira, Greice
author_facet Teixeira, Greice
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Greice
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues
contributor_str_mv Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Educação continuada
Relações interpessoais
topic Liderança
Educação continuada
Relações interpessoais
Continuing education
Humanization
Leadership
Interpersonal relations
dc.subject.eng.fl_str_mv Continuing education
Humanization
Leadership
Interpersonal relations
description Este artigo consiste em uma análise dos resultados da Pesquisa de Clima Organizacional de cinco escolas de uma Rede Confessional do Rio Grande do Sul. Para isto foi utilizado a metodologia qualitativa que permitiu fazer um levantamento de hipóteses. Foram 347 colaboradores que contribuíram com a realização desta pesquisa, assim abrangendo 98% do quadro funcional, o qual obteve o resultado de que há necessidade de explorar os processos de gestão ao que se refere a educação continuada e a utilização do modelo de Humanização no contexto escolar, enfatizando as relações interpessoais como facilitador nas práticas educacionais. Assim como, desenvolver e capacitar as lideranças, a fim de garantir a otimização dos processos e seu alinhamento com a Humanização como ferramenta de gestão em prol à padronização, qualidade do ensino e visibilidade da escola, podendo utilizar este modelo como diferencial de ensino e eficiência escolar.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-27T02:23:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157159
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001016265
url http://hdl.handle.net/10183/157159
identifier_str_mv 001016265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157159/1/001016265.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157159/2/001016265.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157159/3/001016265.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 81deb0460d1c14013e7c8e2873e330cb
2d112bb0604ba757ec9c5f5c3f85bf00
9cd0320a1f01ee2a2854a9308e3907f0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224528311877632