A reestruturação do trabalho em uma agência da Caixa Econômica Federal no contexto da pandemia de Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sperotto, Lucas Escher
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/266011
Resumo: O estudo tem como tema a percepção dos colaboradores da Caixa – agência Santo Augusto – RS sobre a reestruturação produtiva implantada durante a pandemia de COVID-19. Sua importância justifica-se pelo aumento de clientes, em função dos benefícios sociais oriundos nesse período, e as novas demandas que os trabalhadores da mesma precisaram atender promovendo a transformação digital em definitivo, bem como, o fechamento de agências, alteração do horário de trabalho, trabalho remoto, atividades a partir de agendamento antecipando projetos de remotização. O objetivo geral é o de analisar as percepções dos trabalhadores de uma agência bancária sobre a reestruturação produtiva implantada durante a pandemia COVID-19. Tendo como específicos: Conhecer as reestruturações produtivas ocorridas nas agências da Caixa Econômica Federal desde sua implantação; Analisar a percepção dos trabalhadores bancários sobre e o processo de reestruturação no período Covid-19; e, por fim, compreender esse processo na organização em termos de mobilização coletiva. Concluiu-se que apesar das limitações em função do tamanho e localização da agência, a aceleração dos processos tanto em função da reestruturação produtiva, da virtualização dos processos, bem como da COVID-19, intensificou as demandas, sem proporcionar as condições necessárias, trouxe diferentes sentimentos aos seus trabalhadores, passíveis de causar doenças e intensificou as demandas. Nesse contexto, a organização sindical enfrenta o desafio de apresentar-se como ativa, conquistando a efetiva participação de seus trabalhadores, constituindo-se com único e eficaz meio de discussão e garantia de direitos coletivos.
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