Subjective well-being in socially vulnerable children and adolescents

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Poletto, Michele
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Koller, Silvia Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98873
Resumo: O afeto positivo e negativo e a satisfação de vida têm sido concebidos como componentes do bem-estar subjetivo. O presente estudo visou a investigar o bem-estar subjetivo em crianças e adolescentes que frequentavam a escola e viviam com a família em comparação com aqueles que viviam em instituições de acolhimento. Participaram do estudo 297 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, com idades entre sete e 16 anos (M= 11,22 anos; DP= 2,13), 155 eram do sexo masculino (52,2%) e 142 do sexo feminino (47,8%). Os instrumentos utilizados foram uma entrevista estruturada, as escalas de afeto positivo e negativo e multidimensional de satisfação de vida. Os resultados confirmaram que em relação aos contextos de desenvolvimento, as crianças institucionalizadas experienciam mais afeto negativo. No entanto, as crianças institucionalizadas não se diferenciaram das crianças que vivem com a família em relação ao nível de satisfação de vida e de afeto positivo.
id UFRGS-2_e9693b7b1ea2a23c59bce8c88efe7639
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98873
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Poletto, MicheleKoller, Silvia Helena2014-07-29T02:04:53Z20110102-7972http://hdl.handle.net/10183/98873000792510O afeto positivo e negativo e a satisfação de vida têm sido concebidos como componentes do bem-estar subjetivo. O presente estudo visou a investigar o bem-estar subjetivo em crianças e adolescentes que frequentavam a escola e viviam com a família em comparação com aqueles que viviam em instituições de acolhimento. Participaram do estudo 297 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, com idades entre sete e 16 anos (M= 11,22 anos; DP= 2,13), 155 eram do sexo masculino (52,2%) e 142 do sexo feminino (47,8%). Os instrumentos utilizados foram uma entrevista estruturada, as escalas de afeto positivo e negativo e multidimensional de satisfação de vida. Os resultados confirmaram que em relação aos contextos de desenvolvimento, as crianças institucionalizadas experienciam mais afeto negativo. No entanto, as crianças institucionalizadas não se diferenciaram das crianças que vivem com a família em relação ao nível de satisfação de vida e de afeto positivo.Subjective well-being has been defined as an association among positive affect, negative affect, and life satisfaction. This study aimed to investigate the subjective well-being of children and adolescents attending school and living with their families as compared to those living in youth offenders institutions. Two hundred ninety-seven children and adolescents in situations of social vulnerability aged between seven and sixteen years old (M = 11.22 years, SD = 2.13), 155 male (52.2%) and 142 female (47.8%) participated in the study. The instruments were a structured interview, a positive and negative affect scale, and a multidimensional life satisfaction scale. The results confirmed that institutionalized children/adolescents experienced more negative affect regarding development contexts. However, institutionalized children/ adolescents did not differ from those living with their families in terms of life satisfaction and positive affect.application/pdfengPsicologia : reflexão e crítica. Vol. 24, n.3 (jul./set. 2011), p. 476-484.VulnerabilidadeCriançaAdolescenteBem-estarMenores institucionalizadosSatisfação com a vidaFamíliaSubjective well-beingChildren and adolescentsPositive affectNegative affectLife satisfactionSubjective well-being in socially vulnerable children and adolescentsBem-estar subjetivo em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000792510.pdf000792510.pdfTexto completo (inglês)application/pdf174739http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98873/1/000792510.pdf8e1c81bb717811c25065973460fb7fb2MD51TEXT000792510.pdf.txt000792510.pdf.txtExtracted Texttext/plain50863http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98873/2/000792510.pdf.txt647b6bc6856fa9e5f39da9c99caddd8dMD52THUMBNAIL000792510.pdf.jpg000792510.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98873/3/000792510.pdf.jpg611512518821c7af7fb60740b377fdc2MD5310183/988732021-07-09 04:40:03.121076oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98873Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-07-09T07:40:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Subjective well-being in socially vulnerable children and adolescents
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Bem-estar subjetivo em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social
title Subjective well-being in socially vulnerable children and adolescents
spellingShingle Subjective well-being in socially vulnerable children and adolescents
Poletto, Michele
Vulnerabilidade
Criança
Adolescente
Bem-estar
Menores institucionalizados
Satisfação com a vida
Família
Subjective well-being
Children and adolescents
Positive affect
Negative affect
Life satisfaction
title_short Subjective well-being in socially vulnerable children and adolescents
title_full Subjective well-being in socially vulnerable children and adolescents
title_fullStr Subjective well-being in socially vulnerable children and adolescents
title_full_unstemmed Subjective well-being in socially vulnerable children and adolescents
title_sort Subjective well-being in socially vulnerable children and adolescents
author Poletto, Michele
author_facet Poletto, Michele
Koller, Silvia Helena
author_role author
author2 Koller, Silvia Helena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Poletto, Michele
Koller, Silvia Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Vulnerabilidade
Criança
Adolescente
Bem-estar
Menores institucionalizados
Satisfação com a vida
Família
topic Vulnerabilidade
Criança
Adolescente
Bem-estar
Menores institucionalizados
Satisfação com a vida
Família
Subjective well-being
Children and adolescents
Positive affect
Negative affect
Life satisfaction
dc.subject.eng.fl_str_mv Subjective well-being
Children and adolescents
Positive affect
Negative affect
Life satisfaction
description O afeto positivo e negativo e a satisfação de vida têm sido concebidos como componentes do bem-estar subjetivo. O presente estudo visou a investigar o bem-estar subjetivo em crianças e adolescentes que frequentavam a escola e viviam com a família em comparação com aqueles que viviam em instituições de acolhimento. Participaram do estudo 297 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, com idades entre sete e 16 anos (M= 11,22 anos; DP= 2,13), 155 eram do sexo masculino (52,2%) e 142 do sexo feminino (47,8%). Os instrumentos utilizados foram uma entrevista estruturada, as escalas de afeto positivo e negativo e multidimensional de satisfação de vida. Os resultados confirmaram que em relação aos contextos de desenvolvimento, as crianças institucionalizadas experienciam mais afeto negativo. No entanto, as crianças institucionalizadas não se diferenciaram das crianças que vivem com a família em relação ao nível de satisfação de vida e de afeto positivo.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-29T02:04:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98873
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-7972
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000792510
identifier_str_mv 0102-7972
000792510
url http://hdl.handle.net/10183/98873
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia : reflexão e crítica. Vol. 24, n.3 (jul./set. 2011), p. 476-484.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98873/1/000792510.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98873/2/000792510.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98873/3/000792510.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e1c81bb717811c25065973460fb7fb2
647b6bc6856fa9e5f39da9c99caddd8d
611512518821c7af7fb60740b377fdc2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224842606804992